Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

História da vida no Universo- Fácil para adolescentes!

Há tanta gente que acredita em Deus que não vamos poder decepcionar. Então... Deus existe. Mas veremos que podemos entender perfeitamente a história do nosso universo, de forma diferente mas não tanto... E é tão simples! Deus não anda por ai cuidando de cada grão de areia. Não!... Deus tem servidoras, todas femininas, chamadas leis da natureza! Vamos encontrar Deus e sua Obra.


Resultado de imagem para o nada
Disse-me um professor: - Eu não acredito em Deus, mas posso imaginar um. Vejamos se é igual ao vosso. Ele era muito engraçado e contava as coisas de forma engraçada para memorizarmos. Segundo meu professor, um Deus que é único e vive sozinho, vivendo fora de sua obra, tem que ser muito alegre, senão morre de tédio!

1. Os primórdios 

Resultado de imagem para o nada

Estava Deus pensativo e muito só em seu ambiente de escuridão, porque não havia luz. Deus não precisava de luz. Como sabemos Deus não pode ter umbigo, porque como Deus, Ele faz coisas, mas não foi feito por ninguém. Mas vivia no escuro. Deus é mais poderoso que tudo e qualquer coisa. Nem tem sexo, porque não precisa. Mas vivia no escuro. E tem muito tempo. E como tem muito tempo, é muito lento. E sentindo-se só, sem ter nada pra ler nem escrever, nem conversar, resolveu fazer um universo para sentir prazer e se divertir e "ver" alguma coisa. Porque vivia no escuro. E isso era muito aborrecido, triste e triste. Deus vivia num ambiente de possibilidades a que se pode chamar de "estado quântico" ou mesmo de "falso vácuo", um lugar onde não existe nada, mas onde qualquer coisa pode acontecer. E escuro, muito escuro, completamente escuro. Mas basta ter tempo para esperar que algo pode acontecer.  Então, cansado, Deus resolveu esperar e enquanto esperava saiu às escuras para se distrair por outros lugares do reino, longe, muito longe dali, porque a luz ainda não se tinha feito. não tendo com quem falar, e vivendo às escuras, não admira que Deus pudesse ser surdo, mudo e cego. Todo  mundo se preocupa com o que existia antes do Universo, do Big-Bang, mas ninguém se importa como Deus se movia nesse ambiente. Numa dessas vezes que Deus se afastou para estar no resto do seu reino, "pipocou" um pequeno volume quase como uma esfera, de um tamanho zilhões de vezes menor que a quinquagesimal parte de um grão de areia quebrado em mil vezes mil vezes a milionésima parte de um micro pedaço. Era extremamente quente, densa. Ali havia um potencial de matéria para fazer um universo. Bastava crescer. Isso foi há 13,7 bilhões de anos. Deus era ainda muito novo, engatinhava.  

2- Algo acontece 
13,7 bilhões de anos. 

Resultado de imagem para limites do universo

Certa vez que voltara para ver se acontecia algo, viu um ambiente diferente. Continuava tudo sem luz, escuro, mas havia uma fina película de "densidade" diferente separando o ambiente onde estava de um outro que agora aparecera. Era como uma parede plana, extremamente quente, mas que continuava a crescer a uma velocidade muito grande. Para Deus, 380.000 anos se haviam passado e daquele volume quase como uma esfera, de um tamanho zilhões de vezes menor que um grão de areia quebrado em mil pedaços, já existia uma esfera infinita de tal forma que suas "paredes" externas eram praticamente planas... Como crescera!... Tri-zilhões elevados a quaquilhões ao cubo... Mas continuava tudo escuro. Então Deus pensou que aquele volume todo esfriara, porque o "espaço" tinha aumentado e se tinha aumentado então o que havia lá dentro também aumentara senão a densidade do lado de fora seria maior que o de dentro e não teria crescido. E pensou Deus: - Cacilda!!!!! Isto não vai parar mais.. Criei uma máquina que não vai nunca parar de crescer. Se já houvesse luz, Deus teria visto que onde vivia, havia deuses espalhados por todo o lado porque cada povo tinha direito ao seu e todos estavam empenhados em construir universos para seus povos.    

3- E Faz-se a luz 
380.000 anos depois do inicio.

Resultado de imagem para universo ha 3000 mil anos surge a luz

Foi no instante seguinte que a luz se fez quando apareceram os primeiros átomos de hidrogênio que pipocavam mais e mais rapidamente que pipoca. O universo estava com uma temperatura de 10.000.000 de graus Celsius. Ao baterem uns nos outros, emitiam fótons de luz, criavam átomos de hélio. Em alguns lugares quase não havia átomos de hidrogênio, Noutros eram tantos que ao se juntarem começaram como que a "querer" voltar ao estado anterior do "falso vácuo", deformando o espaço-tempo, aquilo onde o universo se expandia e que ele mesmo ia criando enquanto crescia. Essa deformação do espaço que se podia chamar de gravidade, amarrava os átomos, eles se aglutinavam em esferas, a pressão aumentava, a temperatura ali voltava a subir, como no inicio, e formavam-se galaxias de estrelas que transformavam o hidrogênio em hélio, jogando fotos de luz para o espaço. Na medida em que as estrelas se fossem consumindo iriam produzir outros "materiais", outros tipos de átomos.  Deus agora tinha olhos e via, tinha ouvidos e ouvia, tinha boca e podia falar. Mas não tinha com quem! Se houvesse algum lugar para algumas coisas poderem viver e ter com quem se divertir... Mas gozado... O Universo aquela bola de paredes planas crescera tão rapidamente, que a luz não chegava ainda nos extremos do Universo. A luz caminhava numa  velocidade fixa, enorme, mas menor do que a velocidade de expansão do Universo.

4- As primeiras estrelas explodem 
13,4 bilhões de anos. 
Resultado de imagem para supernova


Deus andava por ali, olhando aquele Universo transparente, vendo-o crescer, e começou a ficar preocupado quando viu estrelas começarem a estourar por volta de 13,4 milhões de anos atrás. Antes de estourar elas já tinham formado 25 dos elementos mais pesados Essas estrelas -supernovas - ainda estouram nos dias de hoje. Nelas se formavam esses elementos, às custas de choques e fusões de átomos, mediante calor e pressão muito grandes, enormes. Mas quando estouram, elas formam átomos radioativos, ouro, cobre, zinco, selênio, os mais pesados, matéria que permite "construir" alguma coisa, suportar alguma coisa, ficar em pé como uma árvore, ficar úmida como um rio, qualquer coisa, ainda que essa coisa seja a vida. E ao explodir as supernovas criam novas estrelas mas agora, planetas, e todo tipo de "astros solares", meteoros e meteoritos. Deus estava deslumbrado. Se tivesse mãe, correria e diria: Olha mamãe... Olha o que eu fiz... (Mas esconderia que viu feito. Quem sabe Ele fez mesmo!.
Por todo  o universo começou a aparecer "sóis" rodeados de planetas contendo tudo o que se pode "fabricar" no universo. Ou quase tudo.

5- Nasce o nosso Sol.
4 bilhões e meio de anos atrás 

Resultado de imagem para o sistema solar nasce

Somente o sol contém 99% de todo o gás existente no sistema solar, que vai consumir em mais outro tempo semelhante. Para aparecer vida teria que ser nesse intervalo de tempo. A terra é o terceiro planeta a partir do Sol. A gravidade, ou melhor, a deformação no espaço-tempo provocada pela massa de materiais incandescentes se encarregou de arredondar o formato da Terra, do sol e dos demais planetas. É essa deformação que age como um molde para tornar tudo em esferas. Como todo rei terreno, o Rei do nosso Universo, ainda uma criança, assiste à formação e evolução do sistema solar. Quando o nosso planeta se forma, gira tão rápido que um dia dura apenas 6 horas. O tempo para Deus corre muito mais devagar que isso. Deve viver dentro de um buraco negro, onde a gravidade é tão forte que o tempo chega a parar. Impossível haver vida com uma temperatura dessas, os materiais todos derretidos feito lava. Os materiais mais leves boiam e formam uma crosta. Os mais pesados formam um núcleo de ferro e níquel, criam um campo magnético ao redor do planeta.
Se deus estivesse dentro do universo, meteria um dedo na lava e veria que estava muito quente, mas como vimos, o Universo surgiu no lugar onde Deus estava e não "dentro" de Deus. Deus ficou do lado de fora do Universo que criou. Um bloco planetário veio ao encontro do nosso planeta, por esses dias, bateu nele, projetou-se para o espaço e ficou rodando à sua volta, levando-lhe um pedaço: É a Lua, que demorou apenas um ano para se formar depois da batida. Mas para que serviria uma coisa dessas girando desenfreadamente em redor de um planeta?

6- Tempos do planeta esfriar 
4,4 bilhões de anos atrás

Resultado de imagem para formacao da Terra

A lua tem mantido nosso planeta firme em sua órbita, sem balançar, e tem absorvido impactos de meteoros, cometas e meteoritos, que de outra forma teriam caído por aqui. O campo magnético gerado pelo núcleo de ferro-níquel, também nos livra de muita "encrenca" inclusive de parte das emissões pesadas do sol. Foi pelo impacto que o planeta gira "inclinado" e proporciona as 4 estações do ano. Deus ficou pensando o que poderia acontecer com os outros deuses que queriam construir universos. Conseguiriam eles arranjar as coisas, sem usar as mãos, de forma que um pedaço de matéria planetária batesse num planeta dos deles, de forma a propiciar uma lua , as 4 estações, etc... Porque sem isso, não haveria vida. Ou haveria? E um dia, os dias passaram a durar 24 horas. Era o efeito da Lua que se afasta e um dia vai se afastar para o espaço. Se Deus quisesse poderia evitar isso, mas as "coisas" já foram feitas assim, e já sabemos que Deus não vai intervir. Temos que nos virar! Durante esse tempo todo o calor de materiais em fusão, vulcões,  a queda de meteoros e cometas que caíram, foram provocando o lançamento de gases na atmosfera, choveu, a superfície arrefeceu, havia oceanos no planeta.  

7- Aparece a vida
3,8 a 2,5 bilhões de anos atrás.

Resultado de imagem para primeira forma de vida na terra

No fundo dos oceanos 6 elementos simples incluindo carbono, oxigênio, hidrogênio, se juntam para formar o DNA e surgem as bactérias, os primeiros organismos vivos. Deus olhou admirado, curioso, para saber como aquilo tudo poderia evoluir. E tinha razão, porque era muito melhor ver como as leis da natureza conduziam o mundo do que fazer um pronto e acabado de supetão.  Eram os "desastres" e as novas condições do planeta que faziam a "evolução" uma adaptação das "coisas".  Sem os desastres, a vida não poderia  existir nem evoluir porque não tinha que se adaptar. Ou melhor, sempre havia espécies de DNA mais aptas para cada um dos cenários em que o ambiente acima da crosta terrestre se mostrava  ou alterava em função de temperatura, impactos de meteoros, movimentos de crostas terrestres, quantidade de raios solares... Mas a vida somente é possível se algo consegue extrair energia deste universo por si mesmo. Certos organismos a extraem de uma forma, outros de outra. A vida é uma luta por energia. Os casos de altruísmo não são raros. Olhando para isto, Deus não se comoveu e nunca alterou as condições deste planeta para que vida não lute contra outra vida. Mas Deus não é mau. Deus não é ruim. Simplesmente ficou do lado de fora de sua obra, como é da natureza deste universo. O professor disse que não existia, mas que poderia existir. A energia vem quase toda do sol. E assim foi até 2,5 bilhões de anos atrás quando as bactérias foram jogando oxigênio na atmosfera e depositando ferro oxidado no fundo dos mares em imensas jazidas. Quando todo o ferro a oxidar acabou, as bactérias que evoluíram, e se adaptaram a esta falta de ferro para oxidar, mudaram seu padrão e forma de vida. Na verdade, surgiu a era do oxigênio com a atmosfera e os oceanos cheios dele, um mundo totalmente deferente que fora mudando dia a dia, sem se perceber. Viver no oxigênio era cerca de 20 vezes mais eficiente que antes. O mundo busca a eficiência. Devemos ficar atentos, porque agora estamos sentindo. Os profetas agora são os cientistas!

8- A evolução no oxigênio.
550 milhões de anos atrás.
A explosão do Cambriano  

Resultado de imagem para a explosao do cambriano

Agora o planeta é sobretudo azul.  A luz continua buscando chegar nos limites do Universo em expansão, mas sabe-se que será uma luta inglória porque o Universo continua a se expandir. Para falar verdade, Deus nem vê a luz que se fez, porque está do ado de fora do Universo onde a luz ainda não chegou. Continua ao que parece ainda cego, surdo e mudo, porque é a impressão que nos dá. Deus é imenso, poderoso, mas tal como nós, nosso universo é apenas uma obra, muito pequenino para Deus. Mas há quem viva às suas custas. Uma das adaptações da vida para ter energia disponível sem muito esforço. Uns predadores que recebem dízimos de energia dos outros, os fiéis.
Lá longe, pra lá dos limites do Universo Deus se pergunta se um dia poderia ver os seres que vivem no seu universo e ajudá-los a viver. O oxigênio agora chega a 13% do total da atmosfera terrestre. A vida enlouquece e explode numa infinidade de espécies. Aparecem os peixes ósseos, dos quais descendemos. Formou-se a camada de ozônio que nos protege, e a toda a vida, dos raios do sol. As algas marinhas ganharam o solo do planeta e se espalham pela sua superfície sempre evoluindo. Aparecem as árvores.

9- A vida  animal sai dos mares para a superfície do planeta.
400 milhões de anos atrás. 

Resultado de imagem para os primeiros anfibios
 
Surgem os anfíbios dos quais descendemos. Nenhum deles tinha noção do futuro quando começaram a palmilhar o planeta. Mas agora nós temos. Porque sustentar sacerdotes e quem não quer mas pode trabalhar? Alguns anfíbios evoluíram para répteis, e sexualmente, gerando ovos com casca. Os ovos continuavam gelatinosos e úmidos, mas poderiam ser agora gerados no interior, em terra, onde ficariam a salvo de predadores. Algumas especies de vida largavam a "beira d'água oceânica". Havia rios no continente. 

10- Reciclagem natural
- O carvã
300 milhões de anos atrás

Resultado de imagem para os primeiros repteis e ovos com casca

No tempo das bactérias, antes do mundo ter tanto oxigênio disponível, elas depositaram ferro no fundo dos oceanos e libertaram oxigênio. Agora a vida vegetal terrestre caía morta nos pântanos, e ia-se cozinhando dia após dia, soterrando-se, criando resíduos de carbono, o carvão. Alguns anfíbios evoluíram para répteis, e sexualmente, gerando ovos com casca. Os ovos continuavam gelatinosos e úmidos, mas poderiam ser agora gerados no interior, em terra, onde ficariam a salvo de predadores. Algumas espécies de vida largavam a "beira d'água oceânica". Havia rios no continente por onde a vida se espalhava.

10- Extinção do Permiano
- O mundo tem que evoluir, "passar borrachas" no que foi feito. 
250 milhões de anos atrás

Resultado de imagem para extincao do permiano

Parece por vezes que a natureza "sente" que algo não vai bem por esse caminho e que precisa mudar... Foram tantas as emanações de gases de vulcões, por efeito estufa, que a atmosfera se encheu de gases nocivos, a luz do sol não chegava quase na superfície, quase todas as espécies se extinguiram. Mais de 70%... Se Deus visse aquilo, ficaria muito triste e choraria, mas não podia ver. Estava muito longe, pra lá dos limites do Universo onde a luz não havia chegado então, nem hoje, nem nunca ha-de chegar porque o Universo se expandiu e expande rápido demais para a velocidade da Luz...  

11- Extinções 
- O mundo tem que evoluir, "passar borrachas" no que foi feito. 

250 milhões de anos atrás

Resultado de imagem para surgem os continentes

Nos últimos 500 milhões de anos foram cinco extinções. Cinco vezes a natureza passou a borracha como que arrependida do que tinha feito. Se fosse deus, dirianos que Deus abusou e foi muito malvado, muito mais do que quando afogou todo mundo no diluvio, mas Deus era muito novo ainda e deve ter sido uma brincadeira dele. Aparecem os dinossauros, os maiores seres vivos de toda a historia do planeta, que reinaram por cerca de 160 milhões de anos. Nos últimos milhares de anos conviviam com alguns mamíferos, diminutos, impossibilitados de crescer porque os demais predadores os comiam. A natureza genética desses "ratos mamíferos" parecia saber que não podiam crescer... Quando pudessem... Um dia... Mas os continentes que estavam reunidos num só, a Pangeia, separaram-se, nascem os oceanos Atlântico e Pacifico.    

12- Caminho livre 
- Morrem os dinossauros. 


65 milhões de anos atrás

Imagem relacionada

Cai um meteoro no planeta. Os dinossauros se extinguem por muitos fatores, como onda de choque, calor, incêndios florestais (tinham aparecido as primeiras espécies de madeiras de lei), inverno nuclear,  falta de luz do sol por causa de poeira, falta de alimentação... Não sobrou nada que pesasse mais de 20 quilos. Deus evidentemente não andava no meio do mato com uma balança para ver quem poderia viver com pouco alimento e quem não podia, mas a natureza tinha. Quem pudessem o que pudesse que se alimentasse do que existisse. Quando a poeira assentou, com a calmaria, apareceram os primeiros primatas, os olhos postados na frente da cabeça para permitir a percepção das três dimensões. Estava aberto o caminho para alguns desses mamíferos começarem a ter a percepção de uma quarta dimensão: O tempo! Somente há 102 anos atrás, um único homem percebeu que essas quatro dimensões eram inseparáveis: Albert Einstein!... Mas 99,9% continuam sem entender. Deus, do lado de fora, deve saber, mas está tão longe para lhe perguntarmos... E não se veem os profetas!

13- Cada vez o planeta fica mais apto.
De 50 a 10 milhões de anos atrás

Resultado de imagem para o grande canyon inicio


São anos de movimentos, evolução. A crosta terrestre dividida em placas que carregam ora oceanos ora terras e constroem montanhas, afastam-se umas das outras. O rio Colorado abre o Grand Canyon, crescem os Himalaias. De muito quente o planeta ha 50 milhões de anos havendo até florestas nos polos, o clima muda por estes movimentos de crosta e ha 10 milhões começou a esfriar. Surge o Istmo do Panamá e as correntes marítimas ajudam a mudar ainda mais o clima pela separação entre os dois grandes oceanos Pacifico e Atlântico. Parece que o planeta está ficando melhor... Sente-se... Mas fica melhor para quê, se os primatas ficam presos pelo frio, aglomerando-se entre trópicos como quem espera? O que falta para que possam crescer, agora que não há dinossauros? 

14- Surgem os tapetes das pastagens 

- Agora vamos!!!
De Sete a 2,6 milhões de anos atrás...

Resultado de imagem para grandes planicies africanas


De repente o chão do planeta começou a ficar verde. Eram os pastos que nasciam quase que simultaneamente em todo o planeta. Sem ele nossa vida seria impossível e outros tipos mamíferos seriam os  "senhores  do planeta". Estepes, savanas, pradarias... Os símios das savanas africanas viram-se frente a uma situação por causa do clima: Serem obrigados a atravessar longas distancias entre árvores carregando crias, para se alimentarem. Aprenderam a andar erectos, sobreviveram e encontraram algo mais na savana: Alimentos, como trigo, milho, cevada, arroz. Ao caminharem em pé, ficaram com as mãos livres, e elas tinham muito que fazer. Os carinhos noturnos ficaram mais gostosos, logo fabricavam ferramentas com rochas de silício. os hominídeos agora tinham martelos, facas, lanças... Podiam enfrentar animais maiores, expulsar outros grupos. Os que tinham essa aptidão, seguiram em frente na evolução, os outros, que queriam a paz, morreram! Espera-se que Deus nunca saiba deste triste fato. Sofreria muito. E os seres tornam-se humanos e começam a fazer uma porção de coisas com as mãos, com a cabeça, com todos os buracos corporais que têm, e qualquer dia começam a abrir mais buracos no corpo para terem mais prazer.

O resto da história dos seres humanos e da vida na Terra, encontra-se por aí, mas nenhuma como esta. Que Deus herdará a Terra Belenos, Afrodite, Zeus, Rá, ou os que vieram depois? O seu, o nosso, o deles ou outros? Não vale a pena brigar por isso. Seja qual for que apareça de verdade para reclamar...

Final - Os extra-terrestres
Onde andarão?

Não andarão em lugar nenhum alcançável... Haverá vida em muitos lugares do Universo, mas nenhuma igual à nossa, porque já vai ser difícil que se tenha formado um planeta do exato tamanho do nosso, à mesma distância de sua estrela do mesmo tamanho, que tenha sido impactada por um matacão que tenha gerado uma Lua, cuja atmosfera tenha sido fruto de bactérias que geraram oxigênio, que tenha havido tantas extinções... Ou seja: "Tudo o que não ocorre na natureza do Universo do mesmo  modo, gera resultados diferentes". Se ninguém descobriu esta lei, eu a reivindico.    
Vida inteligente lá fora pode haver... Parecidos conosco, quem sabe?... Mas iguais, ou muito parecidos... Nem pensar. No entanto, terão que ter cabeça, tronco e membros com mãos e dedos, motor, cérebro, olhos, central de transformação de energia, central de mídia.
Ninguém deveria morrer sem tocar, beijar, uma trilobite. 


Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário