Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Ausências e lapsos, um hematoma anal da vida..


Resultado de imagem para fornelos santa marta de penaguiao com neve

Se puder, clique no link da musica abaixo, e escute enquanto lê este texto... O sentimento do momento é tudo. Ponha  seus olhos e sua mente em tudo o que vê a cada momento. Não deixe escapar nada. Issoé viver. Este texto foi escrito com esta canção e esta voz linda de Ana Moura. 
https://www.youtube.com/watch?v=w277Foklf1M (Na foto a aldeia de Fornelos, boas adegas, bons vinhos, região demarcada do Douro, Napoleão se lascou por aqui) Nasceu numa pequena aldeia portuguesa do norte, terra de celtas, matarruanos, sefarditas, lusitanos, suevos, alamanos, godos, visigodos, romanos, unsárabes  escapulidos por adesão, todos fundadores e mantenedores do reino que se transformou numa república, a nação mais antiga da Europa, e isso foi em mil cento e trinta e nove que foi quando se transformaram em portugueses e nenhum de nós era nascido por essa altura da contagem de anos. Mas atente-se para o forte sentimento de independência, da necessidade de ser-se independente. Fala-se em figuras históricas, mas ninguém se lembra dessas pessoas tal como eram, nem se sabe que língua se falava antes do latim trazido por soldados e depois por colonos que chegaram para escravizar. Se as pessoas soubessem que ninguém se lembra delas nem sabe quem realmente eram apesar de alguns nomes constarem em livros, ficariam muito tristes porque acreditavam que o mundo, ou pelo menos os arredores do mundo, se lembrariam delas. Mas veremos que é impossível, da mesma forma que nos lembrarmos de todos os santos e para que tipos de problemas funcionam melhor assim como as ervas do campo. Religiosos deveriam ter um livro de recomendações. 

Resultado de imagem para santo para hemorroidas
As pessoas chegavam assim com um hematoma no ânus, por exemplo,  e perguntavam: 
- Padre a que santo devo rezar que não tenho manual de santos? 
- Que doença tens tu???? O que te dói?
- Dói-me aqui na culatra sanitária!
- Então ora a Santo Ursicino. Uns dizem que ele é italiano, outros dizem que é francês e outros que é irlandês. Morreu impaludado.
- Não padre... O hematoma é uma hemorroida ou um panariço que nasceu no lugar errado.
- Ah bom... Reza a São Fiacre! Ele curou até o Rei Louis XIV de França que era totalitário, e dizia que "o Estado sou eu"!
Mas ninguém se lembra do rei, do santo nem dos demônios da corte. Muito menos do ramalhete de hemorroidas vermelhas (e marrons por falta de papel higiênico) que ornavam o esfincter do "Rei Sol". 
Também ninguém se lembra do primeiro peixe que houve no mar, nem do primeiro réptil, nem do primeiro primata que se levantou nas patas inferiores e apontou para um tigre dente de sabre que corria na direção do grupo e assim os livrou de serem comidos. Ninguém se lembra, nem houve registos completos que pudessem permitir imaginar como foi a vida de cada indivíduo que jáviveu. Nem mesmo do milênio ou século passado. Não há memórias de "convívio". Há lembranças que se deixam, e um mundo de descrições e impressões, quase todas com tanto em comum com outros, que mal poderíamos distingui-los se não estivessem as descrições ligadas a datas, lugares e nomes. Tudo parece igual a nada.



Resultado de imagem para namorados em 1962 Portugal

Ninguém falava mais da namorada que o cliente deixara sem esperança alguma em Portugal quando era meio-imberbe. Era novo quando saiu, mas já sabia da vida o que a vida tinha para oferecer, e o quanto lutar para conseguir. Coisas como acreditar que os outros creem que acreditamos no que dizem, com a intenção de esperar para ver até onde se pode ter confiança. Relacionamentos humanos são assim mesmo, quer sejam masculinos, femininos, indeterminados, ausentes, pretos, brancos, amarelos, vermelhos ou marcianos, terrestres, americanos, brasileiros ou chineses com bastante experiência na Rússia e Oriente Médio. No Ocidente nos orientamos, no Oriente nos deveríamos "ocidentar" para não perdermos o rumo... Ensinaram o menino a ser um bom menino. Nunca se arrependeu do que aprendeu! Vai morrer assim. 

Apenas criancinhas não sabem disso, e os muito idosos já nem se interessam por isso. O resto sabe. Naquela época meninos bem educados não transavam com namoradas para não as deflorarem e "desgraçarem". Só transavam com as namoradas dos outros. As deles eram sempre santas, assim como mães, tias irmãs, e as futuras mulheres. No confessionário, os padres sabiam de tudo. O ensino tem que ser desaprendido, desatado, mas sem perder o rumo da verdade. Aquela verdade de E=mc2 que nenhum santo ou demônio pode provar ser falso.

Resultado de imagem para rei sol

Há uma pintura do Rei-Sol, um retrato, onde os percevejos e piolhos não aparecem, mas que diferença nos faz a forma do rosto da altura, da genealogia, das mulheres dele de cama e de mesa, ou quem lhe escrevia os discursos em seu nome... Que diferença faz quem fez e quem não deixou fazer, quem se limitou ao escrever livros que ficam com retratos, fotos que nada dizem...               
Que importa que tenha nascido, vivido e feito alguma coisa se em alguns milhares ou milhões de anos a Terra ou a humanidade não mais existirão?

Diz o menino sem  saber a que mulher se refere, mas certamente a nenhuma das que conheceu, mas 
às quais tudo agradece porque foi muito bom, bom demais: A saudade a bater, uma dor que a doer é só minha, que vontade de te ver... Vai chover... Urso, o cachorro lá fora, tem ficado preso... Urso é meu amigo e sofro com  ele. 


Acredito em Deus... Mas nãé nenhum dos que falam  por aí ...É muito  maior que esses... Qual o mais próximo, quem sabe o verdadeiro, mas que não entenderam bemPrecisa que lhe pintem um retrato mais fiel. Ou nem precisa!... 

Passa um velho por mim sem sorrir, diz Ana Moura... 
Eu passo e sorriu !!!!  E uma das casas em Fornelos era do pai da criança que se esvaiu de Portugal como se fosse uma coisa que não se sabe o que seja, mas só ele sabe que é diferente porque nunca viu outro igual. Para o resto do mundo, praticamente, nunca existiu, não existe e ninguém do futuro saberá quem foi, coisa que acontece até com reis de França e santos!  

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário