Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Algumas poucas e importantes relações Internacionais com Cuba.

Algumas poucas e importantes relações Internacionais com Cuba.

Algumas poucas e importantes relações Internacionais com Cuba.
(um texto de ficção que pode conter algumas verdades fundamentais).



  1. Rússia.

Kruchev - Nosso plano dos mísseis em Cuba deu errado. Então, pra que nos serve Cuba agora?
Assessor – Nossa ajuda tem que acabar. Só recebemos açúcar e charutos em troca de armas. Cuba não tem industrias, não produz nada. É uma sanguessuga. Fidel é um espertalhão. Não produz condições para seu povo viver e vive somente de ajudas internacionais.

Anos mais tarde:
Putín – A América do Sul tem muitas matérias primas, drogas... E tudo isso é muito barato. Se pudéssemos também arranjar mão de obra barata poderíamos investir por lá.
Assessor: - A China já está fazendo isso. Tem um sistema econômico mais ágil que o nosso. Podemos fazer umas trocas comerciais com Cuba, por exemplo, dar-lhes proteção armada em troca do uso de um porto naval que nos dará a possibilidade de comerciar mais com os países da América do Sul. Esse porto precisaria ser uma “zona franca”. Em troca de armas não, porque já tivemos problemas no tempo do Kruchev.

  1. EUA

J.F.Kennedy – Meus amigos, o perigo de uma Cuba com mísseis nucleares está afastado com o bloqueio. A partir de agora, podem até relaxar um pouco e deixar passar alimentos, roupas, mercadorias. Só não deixem passar armas e muito menos mísseis nucleares.
Assessor: - Fidel está dizendo que os EUA querem matá-lo e em particular que você está interessado nisso...
J.F. Kennedy – O que é Cuba? O que é Fidel? Sem armas para que nos servem? Tabaco temos o Virgínia. Açúcar importamos do Brasil. Mão de obra vem do México. Fidel se julga valer mais do que vale para aparecer como o bom da fita frente a seu povo cubano que dirige pelo medo. Não vale nenhum incômodo. Podemos ignorar o camundongo que se faz passar por Tigre. Sua guinada para a ajuda de países comunistas se deu porque sentiu que dos países ocidentais não lhe iria ajuda de nenhum.Não apoiamos preguiçosos.  


Anos mais tarde:
Obama: - China, Rússia e Brasil estão fazendo um porto, tipo zona franca, em Mariel, Cuba. O que isso pode representar para nós?
Assessor: - Por si só, nada, mas se associarmos o porto ao canal que querem construir na Nicarágua, teremos uma queda na atividade do canal do Panamá, uma presença comercial e bélica mais forte na América do Sul.
Obama: - Então acreditamos que China e Rússia, nossos inimigos da guerra fria têm um plano para tomar “pacificamente” a América latina, torná-la escrava para seu comércio?
Assessor: - Talvez não como “plano” arquitetado, mas mais como “uma coisa leva á outra”. Cresceram e agora acham que podem ir mais longe. Não temos como impedir nem sequer razão para impedir. Poderíamos preocupar-nos sim, se intentarem fazer com o México o que estão fazendo com esses países do Cone Sul da América do Sul e Cuba. A participação política de Cuba é mis forte nos sistemas de contenção dos ânimos populares, do controle de informação, e principalmente dessa falsa democracia participativa, em que “centuriões” de bairro controlam a vontade dos residentes em cada bairro de Cuba. Digam o que disserem para o governo fazer, o governo só faz o que quer.
Obama – No México não podem tocar nem o permitiremos. Para que a população americana não se estresse e se vire contra o nosso “american way of life”, instituirei o Obamacare para cuidar dos mais necessitados e abrirei mão de nossa tradição de dificultar a nacionalidade americana aos imigrantes. Mexicanos e americanos olharão com bons olhos o nosso sistema, a nossa nação.
Assessor - Certo, excelência... Muito bom. E sempre temos nossos bancos e nossos banqueiros. Direta ou indiretamente vêm a nós.  
  

  1. China.

Xi Jinping – O mundo está indo para o capitalismo.  Cuba nos interessa em quê? Em nada. Vamos acabar nossa ajuda definitiva. O regime é incapaz de produzir alguma coisa a não ser açúcar e charutos, e o mundo já não fuma...
Assessor – Não, grande camarada... O salário mínimo deles é igual ao nosso, ou seja, quase nada. Podemos explorar a mão de obra deles... Construir fábricas lá em Cuba, usando sua mão de obra barata. Fábricas que usem a matéria prima barata existente em Cuba. Cavalos e ovos de galinha eles têm para produzir vacinas. E mesmo que necessitem de outras que não tenham, nós compramos e abatemos do valor do contrato. Mas precisamos de um bom porto em Cuba. Praticamente Cuba só ganhará a miséria do salário de seus trabalhadores, tal como antes no governo de Batista até 1959.
Xi Jinping -  Tente convencer aquele presidente bronco lá do Brasil. Ele adora dinheiro e está beneficiando amigos e parentes, como o Eike e o filho dele, além de outros amigos. Contate primeiro o Zé Dirceu.


  1. Brasil

Lula (em reunião com Dilma) - As construtoras que nos financiam campanhas nos pediram uns certos favores. Vamos pagar-lhes e juntar o útil ao agradável, mas não sei como sem levantarmos suspeitas. Nossas finanças, além disso, já estão na lona.
Dilma – Cuba está precisando de ajuda, e lá não há como ninguém xeretar nossos gastos, nossos lucros... Fidel e o irmão têm a ilha a braço aveludado de ferro. Lá ninguém pia. Já aqui é essa indignação toda.
Assessor: - Podemos financiar o porto de Mariel, uma zona franca, que serve interesses chineses. O dinheiro sairia do BNDES. Contratamos empresas nacionais que usarão mão de obra não especializada cubana. Não é que estejamos interessados em Cuba ou no Fidel. É no dinheiro que o partido vai receber das empreiteiras que continuarão a nos financiar, além dos ganhos pessoais. Não se esqueçam dos 3% e dos superfaturamentos.
Dilma – E o BNDES tem essa dinheirama toda?
Assessor – Deve ter. Se não tiver, fazemos transferências da Caixa Econômica Federal e até do Banco do Brasil, do Banco Central, da Petrobrás, da Eletrobrás... Dinheiro não falta.



  1. Alguns poucos comentários na oposição em pleno Brasil

Deputado fulano – Estou vendo o país ir pro brejo, despesas sem comprovação, emissão de alterações à Constituição, levantamentos da situação no país totalmente distorcidos. A presidente fala como se estivéssemos na Suíça, e tivéssemos melhorado em tudo, e não é verdade. Estamos piorando em tudo. O sistema está completamente subvertido. A maioria do povo não entende a subversão do sistema que está ocorrendo. Já compraram políticos com o mensalão, e roubaram tanto a Petrobrás que pode entrar em falência técnica. Não sei o que fazer.

Deputado Cicrano – A Venezuela de hoje somos nós amanhã. O povo apanhou tanto nas ruas, com tantas mortes, que agora tem medo. Está dominado. Com as instituições dominadas, logo o povo se transformará em mão de obra escrava para o governo. Já existe recessão em alguns países da Europa, cidades que se transformaram em fantasmas como Detroit nos EUA, e com as condições econômicas se deteriorando, o custo da mão de obra irá baixar em todo mundo, ajudando China e Rússia e Venezuela, Argentina, Bolívia e Cuba a cada vez mais se tornarem parceiros num sistema de produção esclavagista disfarçada de política. Já nos mandaram médicos formados no sistema deles, de “pouca instrução e muito diploma”. Mataram o Chavez.



Deputado Beltrano – O PT tem uma pressa que aparentemente nos foge ao entendimento. Quer chegar a algum lugar, mas não se sabe ao certo “onde”. Usa o socialismo, mais para o lado do comunismo para arranjar adeptos. O Foro de São Paulo só reúne nações com sistemas políticos deteriorados ou em deterioração povos cada vez mais pobres, governos cada vez mais fortes. Eu diria que se trata de uma tomada de poder, apenas por uma tomada de poder, com fortes laivos de vaidade, bem ao estilo de Fidel. O socialismo distribui bens e serviços pelos mais necessitados. Isso é bom. Porém, quando se distribui mais do que a nação pode produzir, temos a deterioração. Aconteceu na Rússia e na China. Verificaram que sem um sistema produtivo e competitivo no comércio mundial se afundariam ainda mais. Mudaram para um sistema mesclado de capitalista e esclavagista. É a receita deles para combater o comércio internacional contra Japão, Alemanha, EUA, Brasil, França, Inglaterra, toda a Europa em geral, Canadá, Austrália, Inglaterra. De todos os países do cone sul o que se vende mais barato é o Brasil devido à ignorância e à sua potencialidade em matérias primas que parecia eterna.

Assessor – Temos várias esquerdas neste país e quase nenhuma direita. A distribuição de benefícios, enquanto houver dinheiro, permite a uma boa porcentagem do povo pensar que o regime do PT é realmente a redenção, o reconhecimento de que a hora da justiça chegou. Pensam que os corruptos presos são uma prova da lisura do sistema, mas não percebem que o partido tem muitos corruptos em suas fileiras. Punem uns e substituem por outros. Compram o senado. Recentemente o governo aprovou 500 milhões para um prêmio aos senadores, condicionados à aprovação de uma lei que obriga o senado a votar o perdão dos gastos e prejuízos orçamentários do governo, numa clara manobra de coerção aos políticos. Com um senado onde mais da metade tem contas a ajustar com a justiça por corrupção ativa ou passiva, o que se pode esperar do Senado?
Não vejo alternativa a uma intervenção constitucional para que se limpe a pátria e em dois anos promover novas eleições sob nova e intocável constituição.

Fez-se um silêncio sepulcral na sala... A energia teve uma queda e ficaram às escuras. Atrás deles só havia o brilho de uma espada. Á sua frente uma enorme parede.


® Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário