Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Quo Vadis Portus Cale? Que auriga comanda tua quadriga ?


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up

O "Lusoexit" ou 'PTexit"...
(Ou.. "Em nome do Estado")

Por vezes me desgosto de mim mesmo. Sinto-me como urubu em cima de um poste olhando algo vivo até que caia... Sinto-me ave agourenta, mas não sou agourento! Sou "auguriento".... Ou seja, procuro augúrios para o futuro, analisando o comportamento do presente. Econômico e político. Quanto aos deuses, todos se calaram. Não falam mais, nem têm mais profetas, nem escrevem mais livros sagrados. Religião não conta para o futuro!

Nos tempos da ditadura, Salazar era considerado como um excelente economista. O "dinheiro" dava pra todo o essencial, incluindo custosos departamentos, ministérios e guerras. Depois do 25 de abril, com a sucessão de governos "socialistas", o dinheiro começou a ficar cada vez mais curto. Não, senhoras e senhores, Salazar poderia não prestar como ditador, e, embora todos os outros que conhecemos da história tenham sido bem piores, foi muito bom que tenha caído da cadeira e se passado para "melhor". Mas não foi a "esquerda socialista" que o derrubou. Foi a cadeira!

Manuela Ferreira Leite quando de sua gestão como Ministra das Finanças entre 2002 a 2004 com Durão Barroso, e sendo chamada para equilibrar as contas públicas, em vez de "enxugar" a máquina pública, resolveu manter todos os cargos, e vender cerca de 60 toneladas do ouro nacional para cobrir os rombos de caixa. Nessa época havia dinheiro para comprar peneiras para tapar o sol.... Com Sócrates "tornozeleira" e outros "xavequeiros", o dinheiro foi acabando e agora vende-se tudo o que estiver "Em nome do Estado" até que acabe. O dinheiro serve para tudo, mas não chega porque o Tudo Econômico Portuguêémuita coisa muito grande... Claro que não chega!!!!

Emigrantes têm medo agora de depositar economias em Bancos Nacionais porque estes são vendidos ao desbarato, dinheiro some de contas de emigrantes... Com Portugal neste estado de penúria, e com "rótulo" de "vende-se", com pífio desempenho entre os países da UE, mantendo dois (2) caros governos, um em Lisboa e outro em Bruxelas, sem mais nada para vender nem tapar a economia com letras do Tesouro...

Quo Vadis Portus Cale????
Quo Vadis Portus Cale????
Que auriga comanda tua quadriga ????

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo


(Marcelo Rebelo de Sousa é um comunicador, um animador da TV portuguesa, muito simpático, tipo David Niven, eleito presidente da república porque agradou visual e verborreicamente a jovens e idosos todos saudosos do primeiro de abril do bochechas, e dos filmes de Hollywood em cujos filmes e programas, tudo termina muito simpaticamente bem)

Quo Vadis Portus Cale????
Quo Vadis Portus Cale????
Que auriga comanda tua quadriga ????

Rui Rodrigues 

Nenhum comentário:

Postar um comentário