Pesquisar este blog

sábado, 23 de maio de 2015

O ENSINO, a instrução e as Responsabilidades.



Lembro-me perfeitamente que lá em casa havia muito pouco mais que nada. Morávamos num quarto alugado. Ninguém tinha curso superior. Nem médio. Sabiam todos ler e escrever. A jornada de trabalho era sem horário desde que não fosse menor que 10 horas. Disseram-me quase todos os dias que se eu não estudasse e/ou não trabalhasse bastante feito um condenado, não seria ninguém na vida. Avisaram-me que quem me sustentava em garoto e desde neném, um dia morreriam e eu teria que viver sozinho. Cheguei a ter medo de vir a ser grande, tal a tarefa que me esperava. Quando entrei no primário numa escola pública (levava uma marmita de casa) escutei o mesmo da professora durante quatro anos, e quando saí, escutei o mesmo do mundo que me cercava. TEM QUE HAVER COERÊNCIA ENTRE O ENSINO EM CASA e NA ESCOLA, e ao olharmos para fora não podemos ver nada diferente do que nos ensinaram, para que não haja descrédito. Uma ou outra discrepância é normal. Quando a esmagadora maioria é uma anormalidade "normal", então ou a escola ou a casa estava errada.

Parece que esse "negócio" de transformar o indivíduo pela educação e formar uma sociedade igualitária, não funciona como comprovadamente não funcionou onde se tentou. Além da responsabilidade do individuo em se adaptar ao meio, há a responsabilidade da educação nos lares, nas escolas e o maior ou menor grau de coerência entre o meio e o que foi ensinado. Se houver trabalho com salários justos e impostos decentes, o Estado não é necessário para sustentar a vida do indivíduo. Ele mesmo se sustenta e paga suas contas.

Mas há sempre quem não aprenda ou queira coisa diferente. 


® Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário