Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo



Feliz Ano Novo

Tá! E daí? Quando deverei realmente comemorar um novo ano? Qual a data mais apropriada? Parece que há diferentes formas de contar os anos e muitas datas de transição de um ano para o outro. Criado em meio católico semipraticante e não praticante, já não sou nem uma coisa nem outra e muito menos cristão. Por isso não vejo porque comemorar o ano novo na passagem do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro do ano seguinte.












O povo judeu já vai no ano de 5.772 e a partir de 17 de setembro de 2012, entrou no ano seguinte, ou seja, 5.773. Trata-se de um calendário lunisolar [1] baseado na criação de Adão numa quinta feira (Yom Shishi) ao por do sol, sete de outubro do ano 5.761 AC. É um calendário cheio de ajustes, complicado até de calcular para quem não está habituado. Os anos são calculados no ciclo solar, e os meses no ciclo da Lua. De vez em quando se adiciona um mês mais ao ano para que sempre o equinócio da primavera caia no mês de Nissan.








O calendário islâmico [2]é lunar. Inicia-se com a Hégira, dia da fuga de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho do ano 622, uma terça feira. Também precisa de ajustes porque é onze dias mais curto do que o ano solar. Cada mês começa quando o crescente lunar aparece pela primeira vez após o pôr-do-sol. Em 2012 comemorou-se o ano de 1473. Como todos os dias feriados variam durante o ano, acabam por cair em todas as estações do ano.







Os chineses têm um calendário lunisolar[3] muito parecido com o judaico. Desde 23 de janeiro de 2012 estavam no ano 4.710. Como forma de coadunar o ciclo solar com o lunar, a cada oito anos acrescentam 90 dias ao calendário ou cerca de dois ciclos lunares. Como precisamos de uma “data fixa”, por pura preguiça, este calendário também não deveria servir para o propósito de comemorar a passagem do ano.





Poderíamos estender-nos na descrição de outros calendários, mas ao que parece existem no mundo mais de 40 calendários em uso [4]. A impressão que se tem é a de que “devemos pertencer” a uma sociedade em especial que tenha um calendário especial, de forma a nos identificarmos com essa sociedade. Esquecemo-nos do panteísmo, da humanidade como uma sociedade única sem descriminações nem favoritismos, mas se temos que respeitar, como democratas, é o direito de cada sociedade escolher a data que mais lhe convém para comemorar a passagem do ano, nunca esquecendo que, como o dia tem 24 horas e alguns minutos a mais, no dia da passagem do ano, por exemplo, no mundo muçulmano, com diversos fusos, a passagem é comemorada em horários diferentes.
Enquanto não houver um consenso no mundo, escolherei em particular o dia 08 de setembro às 23:55 a data de passagem do ano, e para atribuir um número lógico de anos, escolherei o dia oito de setembro, no horário indicado, do ano de 1945, que foi exatamente quando dizem que nasci, porque eu estava presente, mas não tenho a mínima consciência de que seja realmente verdade. Nem o horário, porque não houve unanimidade nas respostas a consulta que já fiz. Por outro lado, comemorarei a data de passagem de ano do país em que eu estiver, em solidariedade, mas porre mesmo, de champanhe de bolinha, só na data de meu aniversário. Comemorarei em 2013 o ano 68 de minha era.

Saúde!... E Feliz dois mil e treze na passagem de 31 de dezembro para 01 de janeiro

Rui Rodrigues







2 comentários:

  1. Essa Página me ajudou no trabalho de História... Valeu!!! Queria saber se tem calendário Cristão.?

    ResponderExcluir
  2. O calendário cristão é o que se usa no "ocidente"... O Gregoriano... Abração e obrigado pelo seu comentário e pela leitura. Fico feliz que tenha ajudado...

    ResponderExcluir