Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Debandada na UNESCO


A imagem pode conter: pessoas em pé

Nasci em 1945 , juntamente com a UNESCO. Temos a mesma idade. Todos os países contribuíam para "A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ", uns mais e outros menos.Dinheiro não era "O" problema... Nem a diferença de ideologias.

O problema sempre foi a luta entre a democracia mais verdadeira e real, e os "arremedos" de democracia encobertos em manobras "espertas" do tempo da guerra fria. Assim, não se pode afirmar que Myanmar, por exemplo, seja um país democrata. Nem Cuba... Muito menos a Coréia do Norte. Ou o Zimbabwe. Muito das verbas aplicadas na Unesco vão para a mão de governos que as desviam.

A ONU determinou as fronteiras de Israel e da Palestina, mas os Estados Árabes não reconheceram o Estado de Israel. Sem acordo a situação se arrastou entre guerras e paz .

Nos últimos dias a Unesco resolveu apoiar a palestina governada por dois grupos terroristas: Hamas e Al Fatah que a dominam. Isto não é democracia, e criancinhas que saibam de uma coisa destas ficam confusas.

Os EUA anunciaram que vão abandonar a UNESCO, Israel também, e a União Européia que considera também que o Hamas e a Al Fatah são grupos terroristas devem sair também... Se não o fizerem deveriam fazer em nome da verdadeira democracia.

Antes da ONU (e da Unesco) havia a "Sociedade das Nações" ou "Liga das Nações" nascida em 1919 no final da Primeira Grande Guerra para evitar nova guerra, e que "faleceu" em 1946 por total incapacidade de defender fosse o que fosse.

Nações de "religiões" e Idiossincrasias diferentes dificilmente se entendem. O passado histórico da humanidade está cheia de "ligas" e "Sociedades" de nações, parecidas com a "União Européia" .

Desistir não... Mas há que mudar os Estatutos sem subterfúgios. Já não há lugar para os "espertos" do tempo da guerra fria. O mundo ficou mais inteligente.

O "Criancaesperanca" e a Globo que se cuidem... Vão acabar por abrir a contabilidade internacional

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário