Pesquisar este blog

domingo, 22 de outubro de 2017

A almotolia de minha avó

As coisas e as serventias não servem as lembranças ou em outras palavras, a almotolia de minha avó.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Minha avó nasceu em Paradela do Monte, casou e foi para Fornelos, foi falecer em Lisboa sem voltar a ver os filhos.. Um deles era meu pai que também se foi. A almotolia de minha avó serviu-nos azeite à mesa por algum tempo, e a mim, particularmente, por não mais de 4 anos. Ela ficou em Fornelos quando alugamos a casa e fomos para Lisboa. Em Lisboa usava-se "galheteiro" de vidro com alça de metal. Mas eu me lembro dela muito bem. Naqueles tempos a "luz" era muio fraca e de vez em quando faltava. Usava-se a almotolia para pôr azeite nas candeias. Tanto quanto sei, minha família não é "coletora". Não ficamos guardando "trastes", e numa avaliação de minha vida, não guardei nenhum...

Nenhum texto alternativo automático disponível.Então fico pensando como é bom regar um prato com azeite, em família, a almotolia passando de mão em mão, por favor, vendo aquele óleo cheiroso escorrer, mas não se usa mais para encher candeias de iluminação alternativa,embora aqui a fornecedora de energia elétrica chegue a falhar no fornecimento por até 36 horas...

Foi assim que me pembrei de minha avó e que pude avaliar que, se tivesse ficado com todas as quinquilharias, bugigangas e trastes que usei em toda a minha vida, estaria com a casa atulhada de problemas inúteis.
Quando Jesus disse para largarem tudo, certamente se referia a quinquilharias, bugigangas e trastes, porque todo mundo quer progredir na vida e não vai ficar doando aquilo de que precisa. Quinquilharias, bugigangas e trastes se não se puderem vender, passam-se adiante por doação a terceiros ou empréstimo. Algumas lembranças se jogam no lixo de tal forma que se perguntarem por elas somos capazes de nem nos lembrarmos mais... Por isso que não servem a "lembranças". A almotolia de minha avó foi muito importante.

Fumar, por exemplo, já deixei de. Beijão, Maria de Jesus Pinto Nogueira.

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário