Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Artesanato-lixo – Fazendo um porta garrafa.


No sábado, dia 20 de junho, e depois de uma semana inteira dando uma geral caprichada na casa, recebi a visita de minha neta, minha filha e a mãe. Uma família novamente reunida. Tinham chegado na sexta-feira. Estas visitas são o que há de melhor na vida de qualquer ser humano. Fomos à praia, quase sete quilômetros de praia só pra nós, porque sempre está vazia, e andamos pelas dunas, de frente para sete ilhas. Normalmente a praia tem poluição zero, uma das dez únicas do Brasil, mas ou os ventos e a agitação marítima conseqüente, ou algum navio mal educado que passa em frente, deixam esteiras de lixo. Desta vez havia algum, e no meio dele, minha filha descobriu um sapato de senhora, “Made in Brazil”, apenas o arcabouço, o esqueleto. Sempre que parece interessante, costumo aproveitar uma ou outra peça, como um pedaço de raiz dura da qual fiz uma bengala preta com cabeça de cavalo dentuço e “olhudo” com crina de barbante, bem resistente, e um baiacu seco que pintei e ao qual dei vida com pele colorida imitando o original, olhão amarelo e uma dentadura branca reluzente de fazer inveja a qualquer protético. O que fazer com o sapato de salto alto?

Lembrei-me da sensualidade de um sapato de mulher, e dos tempos antigos em que se tomava champanhe bebendo direto de um sapato feminino, novo, a estrear, tanto quando a própria mulher. Nada como uma aventura amorosa de compartilhamento total de corpos, intenções... Um suporte para garrafa de vinho ou de champanhe seria perfeito, não fosse o caso de, pela altura do salto, o sapato ficar bambo. Mas isso se resolve. Fiz um corte numa rolha de cortiça pura, e retirei o pequeno cilindro que encaixei com cola na ponta do salto. Não sendo bastante, colarei 4 pequenos cilindros de bambu japonês que tenho aqui em casa, dois de cada lado da “sola” do sapato. O esqueleto do sapato é do tipo “peça inteira”, de algum produto sólido e duro que se assemelha a plástico, e tem sulcos na parte inferior onde posso encaixar os pedaços de bambu.

E deve ser vermelho para dar sensualidade ao vinho da garrafa, mas nada muito “esnobe”, para que mantenha sua característica de peça única, artesanal, feito em casa. Terá uma porção de bolinhas coloridas ao melhor estilo Minnie, sem perder a classe.



Figura 1- Eis o sapato tal como encontrado.
(Exceto pela rodela de rolha de cortiça sob o salto para dar estabilidade, e uma limpeza geral) 


 Figura 2- Começando a pintura





Figura 3- A pintura ainda não acabou, mas está em fase de acabamento. Notar um pequeno circulo de plástico transparente para dar ainda mais estabilidade ao salto do sapato - vai suportar uma garrafa de vinho - e um cilindro feito de vara de bambu japonês para o mesmo efeito de estabilidade. O conjunto ficará mais estável do que quando a garrafa de vinho fica em pé na mesa. 







Figura 4- Pronto... Trabalho acabadado, simples e eficiente.Pode ventar à vontade que o vento não a derruba.



® Rui Rodrigues 



Nenhum comentário:

Postar um comentário