Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de junho de 2015

À sinhora Dona Dirma, Prescindente do Brasil, Insolentíssima Sinhora.


À sinhora Dona Dirma, Prescindente do Brasil, Insolentíssima Sinhora...Duas expricaçaum...




1.   Como que faiz pra comprá?

Cumé que a sinhora qué qui continuemo comprano, si no tem imprego, a infração tá dimaiz, os impostos a sinhora manda subi, os custos di energia a sinhora manda aumentá, e os juro tá tudo tão arto qui em um ano um centavo vira milhão?
In donde que a sinhora veve? Si a sinhora toma argo qui num seje cachaça, intão tá duente i deve ir si tratá. Aqui pertim tem SUS. Podi vim que nóis encaminha a sinhora.
A sinhora deve mi entendê proque tem mais diproma qui eu e é uma Insolentíssima Prescindente de todos nóis.

 


2.   Como qui a sinhora exprica?

Marola é coisa piquena como costuma fazê quando a vaca entra no brejo e a água da lagoa ondeia em nossos pé. Já vi muito. Onda é quando a água do mar bate na praia ou nas rocha tudo, e faiz ispuma. Nunca vi porque aqui em Mins não tem mar não. Só lagoa, lagoinha e lagoão. Tisunami é o que faiz sertão virá mar, por exempu com a transposiçaum do rio São Francisco que num sabemo si é de Assis ou de Pádua, valhanus nosso padim Pade Çiço. A sinhora disse também que o mar não tinha mudado.

Oras... O que si intende de tudo qui a sinhora disse, já que a iconomia mundial vem crescendo há anos – deve ser o tal mar que a sinhora fala – é que de economia a sinhora deve intendê tanto, mais tanto, tanto, que si fosse a dona dela, já tinha falido. Proque si o salário mínimo é di seiscentos, se paga 200 para a energia elétrica, 150 para a água mesmo que não tenha nim gota, 150 di alugue, que a sinhora pensa que vamos fazê com uma nota de cem pra pagá comida, duas condução de trem e duas de ònibs, vesti e tomar um copo de água em shows grátis da prefeitura?

Ou o seu dinheiro não é daqui, ou a sinhora num sabe fazê conta direitim. Nem vou chamá de mentirosa proque num deve di ser. Mais que tem algo errado ca sinhora, isso tem. Já pensô em consultar um piçiquiatra, daqueles qui trata da cabeça invêiz di regime pra inmagrecê ? Assim num quero vê a sinhora nim mais gorda nim mais magra.


Assinado
Ex-Pronatec, Ex-FIES, Ex-ENEM, Ex-istudante por farta di vaga, di crédito e di dinheiro, mas todos mi chama de aluno. E tô di oio em seu relojio...Tem celulá também?


® Rui Rodrigues 

Nenhum comentário:

Postar um comentário