Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de março de 2016

O catador de tretas

Et aedificare imaginem hominis, agit.


Antes de começarmos, vejamos alguns dos significados de "Treta":
s.f. Artimanha; o que se faz com o objetivo de enganar, de iludir; ação astuciosa, ardilosa: conseguiu o emprego com uma treta ardilosa.
Gíria. Mentira; ação ou comportamento repleto de falsidade: contou uma treta, mas não acreditei.
Gíria. Bagunça; confusão ou desordem: aquela escola é uma treta!
s.f.pl. Tretas; discurso que busca enganar, iludir: o presidente só disse tretas e o povo acreditou.

Intróito


Esta história não tem pés nem rabo nem cabeça, e não deve ser levada a sério, tratando-se de diversão literária. Tão inacreditável quanto alguém dizer que não há ninguém mais honesto que ele próprio neste pais, arredores e transoceânicos. E mesmo que haja, esta história continuará sendo uma invenção literária, produto de papos de bar.
O catador de tretas é um ser imundo que um dia emergiu do fundo do mar de lama como pobre criancinha desamparada e hoje faz parte - ou vai fazer - da literatura de cordel de Garanhuns por se mostrar como essência das lamas que inundam o pais
(jamais se esperava isso desse ser nojento). O catador de tretas é essencialmente um individuo que faz ou manda fazer qualquer coisa, e que, mesmo vendo, ou sendo avisado do erro, nem tenta consertar: Usa tretas para tentar justificar-se. Se uma treta não serve, tenta outra, e assim, de treta em treta, vai levando a vida. Construiu uma imagem e fizeram-lhe um filme que hoje seria rodado de forma completamente oposta, assim como quem construiu estatuas de Lenine e depois as derrubou. Isto numa sociedade burra ou dominada pela força de paredões de abate a tiro da opinião e da palavra, poderia funcionar mas não eternamente, exceto em Cuba. No Brasil não funciona. Vai contra a índole nacional. Estes diálogos são fruto de um sujeito que visitou O Instituto Granjeiro Lula em Atibaia e que perdeu o emprego vitima de redução premeditada de efetivo em tempos de economia difícil em franco despencamento. Assim como surgiu, ele levantou da mesa e desapareceu sem sequer mostrar a identidade ou deixar registro.




Diálogos do catador de tretas

- Não vou!... Não vou, nem eu nem a Maricota. Eles não podem intimidar uma figura publica tão notória como eu.
- Mas trata-se de uma intimação judicial...
- Que se foda a intimação, porra! Pra mim é uma intimidação...
- Mas você não pode ignorar a lei. Isso é conhecido como desacato.
- Para a lei possa até ser que seje desacato... Pra mim não é. A policia não tem jurisdição sobre mim. Só o Supremo Tribunal Federal que teria mas eles não vão me trair.
- Mas trata-se de uma ordem dada por um juiz e o senhor já não preside.
- Que se foda esse juizinho de merda, um titica... Vou entrar com um Habeas Corpus!
- Mas assim mostra que está com medo... Equivale a uma confissão!
- Foda-se! Depois vou para o Tribunal de Haia...
- Não vai adiantar... O Zé Dirceu já disse isso, nunca foi, e está preso... Levantou até o braço pra dizer que era revolucionário e que não era ladrão...
- Então vou trocar o Ministro da justiça e acabar com quem quer acabar comigo...Troco até o STF inteiro...
- Ninguém quer acabar com você, assim como ninguém quer acabar com ninguém do tráfico em particular. Trata-se de denuncia e apuracão de responsabilidades. Se não tem culpa, vai lá e te explica...
- Mentira! Eles querem acabar comigo. Só culpam gente do PT!
- E vocês? não têm denuncias a fazer deles? Acaso fizeram alguma denuncia e as investigações não prosseguiram?
- Não quero saber, porra! Tenho um nome a zelar.
- Mas assim você não zela pelo nome. Todo mundo vai perceber que é manobra, golpe! Se têm alguma coisa contra a oposição, têm que delatar, denunciar.
- Temos nada!...Seja qual for o partido que nos substitua não vai mudar nada. Veja só...Temos o Foro de S. Paulo. Criamos partidos que têm no nome "comunista", "popular", "socialista"... Esses estão conosco, mais o "rede" e o "Solidariedade". Os outros não importam por serem inexpressivos. Não têm votos!
- Mas nesse caso, a ser assim, em seis meses de novo governo o povo vai para as ruas novamente...
- E nós jogamos-lhes a policia em cima, e o exército se for necessário. O que não se pode é destruir a minha imagem. Vou mandar-lhes um escrito cheio de linguiça, e eles que se virem com o que lhes vou mandar. Poderia advogar-me o direito de não produzir provas contra mim mesmo. Entretanto, vou mudando as peças do xadrez, você sabe... Troco um, depois outro...
- E ela vai deixar?
- Se ela está reclamando, eu pergunto quem ela pensa que é? Uma secretária ruim pra cacete, ruim de roda, sem jogo de cintura, uma autômata que nem sabe falar, e mal sabe assinar ou fazer umas continhas de armazém que eu pus lá... Aceita tudo! Nem pra catar bosta, mas é fiel a quem a pôs lá em cima. Deve ser a unica virtude que ela tem. O resto jaz no pó.
- E por que indicou alguém assim tão ruim?
- Porque assim ela se responsabilizava, nós ganhávamos com a situação, e no final do mandato, o povo não a aguentaria mais e assumiríamos novamente o poder para "salvar a Pátria". Isto no primeiro mandato, mas estava indo tudo tão bem, o povo aceitando tudinho direitinho, que pensamos em prorrogá -la por mais um mandato, sem que eu me desgastasse.
- O que deu errado então?
- Ela começou a achar que era tudo tão fácil, que quis governar sozinha e se atolou igual vaca no brejo. As ruas deram o grito e a oposição bateu feio, nós sem nada pra bater neles.
- E os famosos bens e sua riqueza?
- Veja bem...Eu fiz muita gente rica por este Brasil afora que ninguém imagina. Eles me retribui de muitas maneiras, cada um como pode e pra se ser dono de alguma coisa não se precisa ter escritura, que é pra não poderem dizer "ele tem isto e aquilo". Tem muita gente com inveja dos outros e não os deixa crescer. Quer ver um exemplo? Fidel Castro é dono de Cuba inteira e não tem nada no nome dele. Houve outros na hist
ória. 
- É para isso o Foro de S. Paulo?
- Claro!... Veja bem... Se tentarem me tirar o poder que tenho os países do pacto invadem o Brasil e vice versa...
- Mas não invadiram a Argentina na saída da Cristina, nem a Venezuela com a perda do Maduro que agora manda menos até sair. Na verdade é uma questão de tempo... Nem na Bolívia onde o Evo Morales perdeu a oportunidade num plebiscito de continuar no governo por mais oito anos... Acho que esse negócio do Foro furou!
- Por isso que eu não posso perder a minha condição de intocável, deixar de ser a maior figura politica que o Brasil já teve, por sermos a maior potencia do continente. Se eu continuar mandando ainda posso ajuda-los a manter o ideal. Eles não têm dinheiro que chegue, entende? E só nós podemos ajudar porque somos os mais ricos dos companheiros.
- Mas isso é uma treta louca, um delírio! Ainda acredita nisso? 




Foi por causa desta ultima pergunta que a causa do desemprego foi a redução premeditada do efetivo em um, talvez uma meia  duzia. 

(Pra quem nunca sabe de nada, nunca ouviu nada, não fala nada e foge de intimação da policia, além de ser a pessoa mais honesta do mundo, fica claro que esta historieta aqui contada não é verdadeira, e não é mesmo! Apenas uma hipótese imaginativa de uma mente curiosa, caso as paredes falassem mais honestamente)


Rui Rodrigues 

Nenhum comentário:

Postar um comentário