Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2016

Dá Deus as nozes a quem não tem dentes...

Nota da redação: 

Bares não deveriam acabar nunca... Tudo nesta vida pode servir para relaxar o corpo e a mente desde que cada um de nos conheça exatamente seu corpo: Se tem tendencia a vícios, não entre neles. Não transe demasiado, não beba, não fume, não cheire, não ame. Basta uma vez só para se viciar e conviver com a droga até  que a morte os separe: A droga sempre fica e você sempre vai antes do tempo, depois de estragar sua vida e a dos outros.  

- Dá Deus as nozes a quem não tem dentes.


Quando ela disse isso, em tom de desdem, referia-se a um certo conhecido que tendo ganho um cargo publico por indicação de um figurão do governo, o perdeu meses depois por completa e total incapacidade de o ocupar. Deveria ser assim até com presidentes da republica, mas não é. Neste caso todos lamentamos. No caso do servidor publico incapaz, apenas ele e alguns familiares e amigos lamentaram. A vida seguiu em todo o planeta sem que nada tivesse acontecido. Dramas particulares do quotidiano a que ficamos alheios, e a propósito dos quais nada sentimos porque não é conosco. Se fosse, ficaríamos impressionados com a falta de solidariedade do mundo. Fiquei triste. Havia perdido minha linda gerente do Bar, costa-riquenha, um encanto de mulher. Ela tinha curso superior e aceitara o trabalho por dois motivos: Para passar uns tempos no Rio de Janeiro, e porque eu lhe parecera confiável. Voltaria no dia seguinte, logo amanhã de manhã, para sua terra nas margens do oceano Pacifico. O Brasil não tem fronteiras com esse lindo oceano. Nunca houve uma guerra séria com a Bolívia para chegarmos a essas areias, porque somos pacíficos e voltados para os atlantes. Minha tristeza me levou de volta ao Bar onde a vida transcorria normalmente, isolando-o do mundo exterior. Nem quis saber do movimento do bar. Subi para o escritório, ajeitei a cama para dormir, servi-me de um Whisky com gelo, liguei o computador, entrei num site de oferecimento de empregos e digitei um parágrafo. Quando o Whisky acabou, pousei o copo, desliguei o computador e me deitei. Senti uma saudade imensa. Deus nos dá tantas coisas, que não temos obrigatoriamente de escolher nozes ou "aquelas" pessoas. Decididamente temos que saber o que queremos e o quanto estamos dispostos a sofrer. Sempre soube que um dia ela partiria.

No dia seguinte recebi a visita de uma interessante mocinha.   


- A confraria dos chipados. Tokyo, Japão.

    


O grupo não era grande. Entre eles havia médicos, engenheiros, físicos, químicos, programadores e estudantes voluntários. Funcionavam numa casa grande nos arredores da cidade. O local estava aparelhado com uma sala de intervenção cirúrgica, um laboratório de nanotecnologia, e outras dependências. Os voluntários tinham seu cérebro penetrado por um pequeno furo através do qual lhes era implantado um chip eletrônico construído com nanotecnologia. O chip funcionava como um modem acoplado diretamente no cérebro, atuando sobre o neocortex cerebral. Os voluntários, apos o implante, passaram a receber simultaneamente todos os sinais das redes sociais, e podiam traduzi-los, seleciona-los, escolher o assunto e se comunicar. Uma particularidade era a formação de imagens no cérebro e sua inter-comunicação com o modem: Os chipados podiam transmitir tudo o que viam, quer entre si, quer para um celular ou I-Phod, PC ou Whatsapp. A confraria funcionava desde 1974, ano em que Norio Taniguchi descreveu pela primeira vez este tipo de tecnologia: A nanotecnia. Para se ter uma ideia, se uma praia tivesse mil quilômetros, um grão de areia seria o equivalente em tamanho de um "nano". Já se fabricam pequenos motores e uma serie de artefatos que são injetados em nossas veias para cura de doenças. Nos últimos dois anos, e depois de algumas reuniões, alguns jovens chipados resolveram viajar pelo mundo. Precisavam de algo mais que chips... Precisavam conhecer mais dos humanos "normais" sem recursos para usar chips,e como interagir com eles usando esses recursos eletrônicos. Entre as 'cobaias" humanas, havia gente de todos os continentes. Quem não gostaria de uma coisa destas, um pequeno chip que implantado não apresentava nem um pequeno calombo no cérebro?


- Uma semana depois cai um anjo do paraíso.


Beleza é fundamental, é uma frase popular imbuída de uma inteligencia genética a toda a prova. Sou dos que creem, se é que existe mais alguém que creia nisto, que existe uma inteligencia genética que nos permite desvendar o mais profundo dos segredos do Universo como se esses segredos fizessem parte de cada partícula de átomo, e do ADN de nossos genes ,de cada célula viva do nosso Universo. Isso explicaria porque razão, apos a vida ter sido varrida em mais de 80% em varias eras da existência de nosso planeta, ela se tenha recomposto e criado seres como nós humanos. Beleza é simetria, e é assim que o universo é, com um pequeno, ínfimo desvio dessa simetria. Santo Agostinho, e não sou crente de santos como santos, disse que "Belo "é tudo o que agrada à vista. A moça que vi sentada à minha espera no saguão do Bar, era mais que maravilhosa, tudo o que um homem hétero pode desejar pelo lado carnal, animal, e, se fosse inteligente, seria impossível resistir-lhe. Ha que considerar que uma mulher não precisa ser perfeita para nos colocar em estado letárgico de desejo. Nosso cérebro hétero "seleciona" e classifica em razão de "desejos". Mulher para satisfação momentânea, para casar para toda a vida, para cultivar amizade... E quando nos enganamos estragamos tudo. A vida dela e a nossa!

A mulher parecia um anjo caído do paraíso, sem penas ou recatos. Quem cai do paraíso não pode ser santo nem santa. Se você, leitor ou leitora encontrar algum santo ou santa, nem me avise porque não vou acreditar. Ponto pacifico!


Não sei porque raios, naquela acreditei e ainda acredito. Foi semana passada que a encontrei e hoje é minha gerente no Bar. Disse-me naquele dia da entrevista:

- Sou chipada e procuro emprego! Vim do Japão!...
(Entendi que já não era virgem ou algo do gênero e respondi-lhe) :
- Sem problemas.. Que experiencia tem no negocio de bares?
Foi então que ela me explicou o tal negócio dos chips e da nanotecnologia... Fiquei excitado comercial e sexualmente! Mulher bela, inteligente e chipada, é tudo o que um homem pode desejar. Chamava-se Shamim. Contou-me que significa "odor doce" na linguá dos Swahili ou Suarili, nem lembro, da região do Quênia-Tanzânia. Isso não me dizia muita coisa. Foi assim que contratei um anjo que caiu do paraíso, assim de supetão, a passei a acreditar que se D`Us existe mesmo, de verdade, então sou um seu grande amigo e protegido. Meditei um pouco sobre os que inventaram ou descobriram a nanotecnologia, e lhes agradeci. Depois ela me contou que eles não acreditavam no mesmo D`Us que eu e fiquei meio confuso... A quem ajudava D`Us preferencialmente? 

- Do presente ao futuro, uma esperança. 


Depois que ela chegou, as contas do Bar "fecham" sem erros todos os dias, o fluxo de mercadorias e os estoques estão perfeitamente controlados, os pagamentos de empregados em dia e sem erros, economizamos energia e água, não bebo tanto, transo mais, o pessoal "corta um fino" pra não errar, todos conseguem sorrir para a gerente, meu PC - eu uso PC - nunca mais "deu pau", vem um guri a caminho, e se um dia ela me trair, acho que prefiro ser "corno manso" . O errado só pode ser "eu".

Um dia destes acordei sobressaltado, pensando que gritava: - Quero minha liberdade de volta!... Quando abri os olhos, ela me olhava cândida. Perguntei-lhe: - Eu falei sonhando?
E ela sorriu e disse: - Bobo !... Você deve ter pensado que falou mas não ouvi nada.
Fiquei na duvida! Se falei, o futuro a dois vai ser mais curto.

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário