Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O Brasil e o Mundo - Inercia de percepção.



Um dos momentos da historia que mais me ficou gravado na memoria foram os primeiros momentos de perseguição ao povo j
udeu na Alemanha de Hitler, um pouco antes da "Noite dos cristais" quando a juventude hitlerista saiu pelas ruas quebrando vitrines e lojas de judeus. Esse momento foi quando começaram a ser divulgadas as preocupações com a segurança do povo judeu e se aconselhava a saída da Alemanha. A guerra iniciou-se em 1939 apos longo período de crise econômica mundial iniciado em 1929 com a queda da bolsa de N,York (Wall Street) .


A necessidade desta percepção de momentos norteou toda a minha vida desde então.
A inércia naqueles tempos na Alemanha fez com que se adiasse sempre a saída até que ficou impossível, e cerca de 6 milhões de judeus foram perseguidos e mortos em campos de concentração.

Não cabe discutir o que levou o povo judeu a esperar, adiar a saída da Alemanha. Mas cabe comparar o mundo de hoje com o de então.

Em crise também estamos, de forma mais grave, desde 2008. Hoje existem bombas nucleares, que atuam como elementos de dissuasão, mas loucos como Hitler ha aos montes. E polos de atrito internacional também: A guerra da Síria, Os testes nucleares da Coreia do Norte, a invasão da Crimeia, o poder naval da China que de defesa agora passou para armas de ataque, o estado Islâmico que não parece ter apenas caráter religioso, a divisão da União Europeia entre países com recentes tendencias de extrema direita como Franca e Alemanha e um bloco que deseja a volta do comunismo (Espanha, Grécia, Portugal), o Programa nuclear do Irã e a oposição da Arabia saudita e uma coligação de países árabes), alem de outros conflitos em estagio de letargia ou de problemas intra-fronteiras...

O momento não é de panico, mas de apreensão...

Aqui no Brasil, sofremos do mesmo fenômeno de inércia. Este governo e os políticos que temos são da velha bandidagem, atuando em seu expoente máximo. Nunca estiveram interessados no Brasil, e o parque industrial que temos quase se deve inteiramente a investimento estrangeiro, com tecnologia estrangeira. Não temos quase nada de genuinamente " nosso". A velha Gurgel nem carros fabrica mais...

O Brasil precisa mudar para GOVERNOS SÉRIOS !!!! E o momento é agora, porque seja qual for o resultado da inercia mundial, a médio prazo, deveremos estar preparados para surfar na crista da onda do próximo Boom econômico.

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário