Pesquisar este blog

domingo, 12 de novembro de 2017

Polônia- O triste resultado das frustrações políticas


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, noite e fogo

A Polônia sofreu muito nas mãos dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Hitler invadiu a Polônia. O Ocidente não fez nada para impedir nem para libertar nos primeiros momentos dos primeiros anos. Nazistas e comunistas se odiavam. A Polônia abraçou o comunismo quando liberta pelos aliados. Foram os russos os aiados que estavam mais perto, apesar de terem partilhado terras da Polônia em 1939 pelo Pacto Ribbentrop-Molotov em 1939.


Em 1958 eu tina 13 anos e conheci e tomei conhecimento de refugiados poloneses em Lisboa. Senti um orgulho danado de bom em saber que meu país ajudava refugiados de guerra, e imaginei que os ajudasse. Mas então porque meu pai teria que emigrar como tinha emigrado sete anos antes, se a mim me parecia tão boa a vida quando ele emigrou ?

A Polônia sofreu, além dessa partilha, em 1939, mais outras das quais 3 foram muito importantes: agosto de 1772; janeiro de 1793; outubro de 1795. Trata-se de um povo sofrido de fronteiras instáveis, influências políticas como caldeirão borbulhante. Em particular, tenho a Polônia como o "Oriente médio" da Europa. Sob regime comunista e apesar da virada de Lech Walesa, nunca tinha conseguido uma estabilidade econômica e política como a que conseguiu com a entrada para a União Européia. É isso que os poloneses não querem perder, seja dentro ou fora da União Européia.

Agora passaram-se para Extrema direita, porque são muitos os temores de novas divisões, de novas guerras, de novas influências. Até posso entender, mas é triste, porque os extremismos só levam àquilo de que querem fugir ou que querem evitar.

A Polônia quer a "supremacia branca", mas lá só tem brancos. É o ultra-nacionalismo... Isso é muito ruim.

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário