Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Natal - Bacalhau à Rui Rodrigues - fácil e econômico




Natal de bacalhau - Receita simples econômica e saborosa.

Bacalhau à Rui Rodrigues

Os tempos estão difíceis, mas isso não significa que tenhamos de nos privar de uma boa bacalhoada no Natal, de excelente sabor, fácil de preparar, e bastante econômica. Para isso é necessário levar em consideração que:

- O bacalhau tem sabor muito forte, e por esta qualidade não é necessária grande quantidade para apreciar divinamente. Como vendem a granel ou em embalagens, escolha as lascas maiores.
- Os peixes que se vendem como bacalhau, nos mercados não são necessariamente bacalhaus legítimos. Qualquer peixe salgado ao sol tem um sabor muito parecido.

O paladar que se obtém de um prato deve ser tal que todos os ingredientes se sintam em separado. Os ingredientes compõem um sabor “geral”. Use os que desejar. Pode até substituir as batatas por arroz, porém garanto que esta receita ficará mais saborosa se mantiver os ingredientes propostos.

Então vamos lá à nossa receita:

Preparativos

As quantidades são ao seu gosto, disponibilidades e preferências. Nada é “fixo” nesta receita. Se sua família é grande e gosta de bacalhau, compre bastante. Se sua família é pequena, compre as quantidades de forma proporcional, com mais ou menos tempero. Deixe as lascas de bacalhau de molho de um dia para o outro.
Antes, porém, lave as lascas de bacalhau em água corrente numa peneira. Deixe de molho numa panela durante meio dia com água que apenas cubra o bacalhau, e o outro meio dia em leite. Não use o leite que usou.

O ideal é usar bacalhau, pré-coser, separar as lascas e usar a água do cozimento para cozinhar as batatas.

Os ovos serão cortados ás rodelas. O molho branco se faz de vários modos. Aqui damos uma receita comum.  Pensem no “tempo” de preparo para poder organizar a sua cozinha. Quando tudo estiver pronto para ir ao forno, use um pirex (ou vários) de tamanho adequado.

Se desejar acompanhamento (perfeitamente dispensável) faça um arroz de forno (ver receita ao final desta)

Ingredientes

Ovos, cebolas, alho, louro, batatas, lascas de bacalhau ou de peixe salgado ao sol, azeitonas, coentro, molho branco (Ingredientes:- 2 colheres (sopa) de manteiga;- 1 colher e meia (sopa) de farinha de trigo;- ½ litro de Leite quente;- 1 lata de Creme de Leite, noz moscada), louro, pimenta do reino, sal, queijo parmesão ralado, azeite extra-virgem (este é bem melhor e dá “outro” sabor) ou virgem. Se não gostar do sabor da noz moscada ou do coentro, não use, mas não substitua por qualquer outro tempero. Seria outra receita e sinceramente, não combinaria. Pão cortado em rodelas que pode levar ao forno ao final do processo de assar para ficar quente e crocante.

Como sugestão para 4 pessoas, meio quilo de lascas de bacalhau, 6 batatas grandes, quatro ovos. Um litro de leite.

Preparo

Estas etapas podem ser feitas em simultâneo dependendo do número de bocas do fogão.


  1. Pré-cozinhe as batatas e corte em rodelas grossas. Interrompa a cocção quando ao espetar o garfo perceba que estão quase cozidas. Cozinhe os ovos e corte em rodelas também. Separe.
  2. Numa frigideira coloque a cebolas cortadas às rodelas, alho picado, o louro, bastante azeite e as lascas de bacalhau. Pare a fritura quando tudo ficar levemente alourado. Fique certa da quantidade de sal e se necessário, adicione mais, mas lembre-se que o sal é inimigo de sua pressão arterial. Separe.
  3. Prepare o molho branco [1]: Aqueça a Manteiga em fogo baixo. Quando derreter, junte a farinha de trigo e deixe dourar, mexendo sempre. Quando adquirir a consistência de massa, coloque o leite quente aos poucos, misturando vigorosamente. Logo após, adicione o creme de leite, a noz moscada e o sal e misture bem. Aqueça sem deixar ferver. Separe.

Arranjo para ir ao forno

  1. No pirex coloque uma camada de batatas pré-cozidas em rodelas de forma a cobrir o fundo.
  2. Coloque uma camada da fritura do bacalhau
  3. Coloque nova camada de batatas e nova camada da fritura do bacalhau.
  4. Repita a operação até chegar quase ao topo do pirex. Dê uma “regada” adicional de azeite.

Sobre tudo, despeje o molho branco, polvilhe generosamente com queijo ralado, espalhe os ovos em rodelas e as azeitonas, salpique com pimenta do reino a gosto ( uma das “almas” do prato), folhas de coentro.

Leve ao forno e vigie. Quando o queijo ralado começar a ficar dourado ou a água parar de borbulhar no pirex, a receita estará pronta.

Acompanhamento

Não é necessário acompanhamento. Há quem goste de acompanhar com arroz de forno, que pode ser cozinhado juntamente em pirex separado.

O bacalhau tanto aceita vinho branco quanto tinto, desde que não seja vinho “suave” grande parte destes “feita a martelo”, ou seja, com tinturas, suco de uva e álcool. Prefira vinhos secos tintos.

Arroz de forno: Num pirex ponha arroz sem lavar, bastante azeite, dentes de alho cortados em rodelas, louro, tempere com sal, fatias de bacon (ou de lingüiça calabresa) e cubra com água mais ou menos dois dedos acima do arroz. Leve ao forno. Quando o bacon ficar dourado, ou a água desaparecer do pirex, o arroz estará solto, pronto.

Se gostar, me convide.

Abraços

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário