Pesquisar este blog

sábado, 3 de novembro de 2012

Juntando mitos, crenças, crendices e polêmicas.



Juntando mitos, crenças, crendices e polêmicas.


Temos curiosidade na esperança (temos esperança mas não temos fé em que aconteça o que desejamos).Não todos, apenas uma boa ou grande ou maior parte de nós.

Não é necessário freqüentarmos os bancos de escolas e universidades por anos a fio para termos fé em qualquer coisa. A fé é inata ao ser humano. Se, para ter fé, fosse necessário freqüentar universidades onde pudesse ser aprendida, seríamos em nossa maioria analfabetos da fé e as igrejas estariam vazias. O curso seria muito caro, fora do alcance da maioria da população.

Com fé se nega e se prescinde do conhecimento, mesmo tirando fotos com celular, assistindo a televisão, vendo na TV naves teleguiadas andando em Marte. Com fé e sem instrução podemos até admitir que é “tudo filme”, que é mentira que tenhamos mandado sondas a Marte, ou no mínimo colocamos essa informação lá atrás, na parte posterior do cérebro onde nem cavoucando com Freud possa ser encontrada para não termos que lidar com o problema da confrontação de decidir se cremos ou não. Assuntos polêmicos são como uma crista de montanha, onde a água que cai escorrega sempre para os dois lados. Da mesma forma que a água nas cristas das montanhas, uns acreditam que as polêmicas são verdades, outras que não. Algumas polêmicas teimam em percorrer o imaginário popular ao longo de milênios, séculos, décadas, anos.

Parece-nos difícil imaginar como seria o “nível” intelectual ou de instrução dos povos da antiguidade, mas por incrível que pareça, nossos povos, em sua maioria, não diferem em nada dos de 12.000 anos atrás, principalmente entre classes menos favorecidas – a dos pobres e miseráveis – servindo para tal definição a que o Banco Mundial costuma utilizar: Quem ganha até dois dólares por dia (cerca de quatro reais em novembro de 2012), acrescida de um fator de correção elevando - por nossa conta - este valor para vinte dólares por dia. Isso coloca neste grupo cerca de sessenta por cento da população mundial, ou seja, cerca de cinco bilhões de pessoas. Sem instrução, as notícias que lhes chegam não podem ser entendidas, avaliadas, comparadas. Podem ter ouvido dizer que o homem já foi à Lua, sabem onde fica a Lua, sempre lá no alto à noite tal como anúncio luminoso, mas não têm idéia de todo o processo histórico e tecnológico para chegar lá, nem que é redonda, nem que mostra sempre o mesmo lado voltado para a Terra. Se souberem que a Terra é redonda, será por acaso. Ouviram falar em milagres, mas nunca viram nenhum. Nós mesmos que somos um pouco mais instruídos também não vimos.

O grande problema da fé, é que está associada à ignorância, e quando se tenta explicar algo a um ignorante cheio de fé, ele sabe que por esse caminho não terá escapatória e terá que ouvir uma verdade que não poderá “explicar” nem entender. Então se bloqueia nas torres da fé e não lê, não vê, não escuta nada que lhe possa abalar a fé. É assim com a ala mais renitente do partido político do PT, no Brasil, que vê no oportunista Lula o salvador da Pátria porque distribuiu meia dúzia de bolsas família, uma ninharia, enquanto ele mesmo enriqueceu usando o poder em causa própria. Se sacrificarem Lula no recinto da Lei, como merece, dirão a futuro que foi injustiçado e abrirão uma igreja em seu nome.

Então, analisemos a estória de algumas afirmativas que ao longo da história nasceram, caíram no gosto do povo de então – lá atrás no tempo – e acabaram por chegar a nossos dias de forma intacta ou ligeiramente modificada, sendo tomadas, essas afirmativas, como verdadeiras, ou pelo menos, no conceito da mais alta fé.


Herança celta

Os celtas viveram na Europa Ocidental entre 2.000 AC e 400 DC, em plena idade do ferro. Na península ibérica misturaram-se com os iberos dando origem aos celtiberos, base da população antes da chegada dos romanos. Não deixaram registros escritos, e o que sabemos origina-se de escritos romanos sobre eles. Sabemos que tinham mais de 300 deuses e algumas superstições, crenças.  Acreditavam no além o que se pode comprovar em seus túmulos onde os mortos foram enterrados com suas armas e outros pertences, além de canções celtas cujos “bardos” ou cantores, passavam suas lendas de boca em boca atravessando os séculos. Ficou-nos como uma das heranças, a comemoração do dia dos mortos, levando-lhes flores, tal como eles fizeram por milênios, no dia 1º de novembro. A igreja católica apoderou-se desta comemoração, que era famosa e corrente na Europa céltica, transformando este dia no dia de todos os santos. A história faz sua justiça e quando se fala em 1º de novembro, reconhece-se como dia dos mortos. Vamos todos aos cemitérios e não à igreja para ver todos os santos.

Herança egípcia

Já como civilização, temos notícia da existência da egípcia desde cerca de 3.000 AC. Uma das heranças é sem dúvida a cerveja que eles inventaram e servia como parte de pagamento para trabalhadores. Mas a mumificação causa mais impacto nos dias de hoje e nos chama a atenção.

Os egípcios foram dos primeiros povos a acreditar na vida eterna A alma ou Ká dos mortos era julgada no tribunal de Osíris, e se pesasse mais do que uma pluma era enviada para um inferno e se pesasse menos, a alma voltaria para o corpo dando-lhe nova vida. Em tantos milênios, creio que nenhum egípcio voltou a ver um morto ressuscitado, mas fé é fé. Então, para preservar os corpos para a nova vida, descobriram produtos que pudessem conservar o corpo por muito tempo, sendo necessário extrair o cérebro e as vísceras, porque não conseguiram aprender como conservar estas duas importantes partes do copo. Os egípcios nunca se perguntaram o que faria uma alma reencarnada num corpo sem cérebro e sem intestino estômago, coração, pulmões, mas isso não era importante – nem questionável, por que atrapalharia – a fé egípcia. Como os corpos passavam por um longo período de tratamento, e fediam realmente, desenvolveram a industria dos perfumes e cosméticos. Estes já eram uma preparação prévia, em vida, para a “preservação” do corpo visando a vida “eterna”. Os ricos eram todos muito bem embalsamados, crendo que suas almas não pesariam mais que uma pluma, seus túmulos cheios de iguarias, antigos servidores mortos para servi-los no além, cães e gatos, navios, cavalos, carruagens. Rico tinha fé de que não ia para o inferno. Ainda hoje os donos dos templos são ricos e não embalsamam ninguém, embora lhes extirpem o cérebro com instrumentos cirúrgicos de “fé” e lhes tirem todos os "trocados disponíveis". Mas como se vem dizendo, fé é fé, e pronto!

Também hoje, com operações plásticas que substituíram os embalsamamentos e os cosméticos, se vêm pelas ruas perfeitas múmias egípcias, cheias de fé de que rejuvenesceram e estenderão sua expectativa de vida, mesmo antes de enfrentarem qualquer tribunal... Olhem com atenção que vão vê-las.  


Herança romana

O pior dos legados romanos foi a lei romana – com base no direito romano – que embora tenha sido abolido constitui, em seus fundamentos, a base do direito no Brasil e em quase todos os países do mundo. Pior, porque foi feito para um povo constituído de patrícios, plebe, escravos e estrangeiros, e por famílias dominadas pelo “pater família”, mulheres ficaram mais uma vez de fora. Havia leis para os patrícios, a família, os escravos e os estrangeiros. O mundo mudou, mas as leis embora tenham mudado, bem devagar, têm em sua aplicação e interpretação o poder dos magistrados, gerando o dito popular “aos amigos tudo, aos inimigos a lei”. Quem está no governo, ocupa bons cargos ou é “amigo” do governo, não quer mudar nada. Assim está bom demais (para eles). Por essa razão a principal característica dos candidatos a cargos de governo é a ambição. Eles não têm realmente interesse em beneficiar as classes menos privilegiadas de quem extraem os impostos, dando-lhes apenas paliativos, como a bolsa família do Lula. Recentemente no Brasil vimos o julgamento do mensalão, com duas atitudes diferentes dos magistrados, sendo que um deles, Lewandovsky, em vez da imparcialidade adotou a postura de “defensor” dos réus, aliviando-lhes a sentença em favor dos “patrícios” do governo que estavam no banco dos réus e fora dele.

O pior, pior, pior do direito romano foi o desprezo pelas mulheres. Até hoje elas nos atazanam as idéias buscando a sua liberdade – com todo o direito – que lhes foi tirado desde a antiguidade. Para falar a verdade, desde os escritos sobre o “gênesis”... Elas merecem muito mais do que a simples igualdade!



Herança grega

A melhor das heranças foram os conceitos de cidadania e democracia plena, se bem que a própria democracia tenha sido contestada pelos próprios gregos sofistas que logo ao nascer deste belo conceito, o transformaram de uma democracia participativa (a verdadeira) em democracia representativa que nos chegou até nossos dias. Frustrados, vemos nossos “representantes” aumentarem os próprios salários, banquetearem-se com as verbas dos impostos dos quais distribuem uma parte entre os “amigos” de forma tal que nos deixam ainda mais perplexos ao vermos que apesar de ajudas como bolsa-família e coisas do gênero, nada de essencial muda. Aliás, a tal de bolsa-família não resolve o problema da pobreza, apenas a mantém calada, dando votos ao partido para que tudo continue como está. Como é uma questão de fé, em meio ignorante (não por culpa deles), acreditam que esse é o “caminho”.  

Na democracia participativa da Grécia antiga, o povo juntava-se em praças públicas e votava levantando a mão para concordar com o assunto que estava sendo votado. Hoje isso seria possível através de celulares ou redes sociais. Alguns países já fizeram isso, como a Suíça, a Islâdia, a Noruega, Finlândia e Súecia  Um dia chegará ao Brasil

 O Halloween

Chegando a certa idade já fica difícil arranjar companheiro ou companheira. Algumas, bastantes e muitas mulheres da idade média - antes durante e depois deste período - de forma isolada ou em grupos, reuniam-se para “aliviar” a tensão e o tesão. De certa forma ainda hoje sentimos dificuldades em arranjar alguém “confiável” com quem possamos fazer sexo. Naquela época era “muito feio” as mulheres andarem em bares, ou pelas ruas buscando companheiros. Por isso algumas delas associaram algumas ervas conhecidas, à base de beladona ou cogumelo “amanita muscarea” ou Canabis Sativa e outras drogas, a um pau de vassoura, besuntando-a com essas ervas. Como não usavam cuecas nem calcinhas, montavam na vassoura onde tinham passado esses unguentos. Em contato com a pele fina da vagina, os princípios ativos entravam no sangue e provocavam delírios que as deixavam completamente fora de si, em êxtase. A Diabólica Inquisição viu nessas mulheres um excelente bode expiatório e uma alavanca excelente para estender a perseguição religiosa a outros setores da sociedade, como judeus, gente rica, proprietários de terras, que mandavam para a fogueira e dos quais tomavam os bens para a própria igreja ou para distribuí-los pelos amigos e colaboradores. Os bruxos masturbavam-se e nunca foram importunados de modo geral. Evidentemente que em êxtase as bruxas se viam voando, nos píncaros do céu...

Hoje, “bruxos” e “bruxas” andam pelas ruas aos oitenta anos a caminho de encontros sexuais. Quando não têm ninguém, eles se masturbam ou compram bonecas infláveis para aliviar a tensão ou a tesão. Elas, as lindas e belas bruxinhas, quando não têm companheiro confiável usam vibradores de todos os tamanhos e formatos, cada vibrador como cesto que tem a sua tampa, adequado ao diâmetro e profundidade de sua vagina. A perseguição religiosa, a partir de 1783 foi alegremente contestada pelo movimento Halloween quando se comemora o dia das bruxas. Até criancinha sai pelas ruas, brincando de bruxa. Um dia ainda nos livraremos de outras crendices que igrejas espalham pelo mundo e mantêm para o próprio bem estar de seus dirigentes. Realmente é-lhes muito confortável. Nós homens, já poderíamos ter deixado de ser "machistas" há milênios, se desde esse começo tivessem ensinado a verdade e não superstições, crendices, mitos...

O problema maior é que muitos fiéis sabem que há algo de podre no “reino da Dinamarca” mas se não acreditarem, pensam que ficam sem “deus”. Então, alimentam a fé e continuam. Lá por dentro, na alma, só eles sabem as interrogações que se fazem sem coragem de pesquisar outras verdades, que apesar de contestarem, não negam a existência de D’Us.  Vêm D’Us de modo diferente, apenas.

Fim da parte 1 – (se gostou e espera a parte 2, por favor, junte-se aos seguidores do blog)

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário