Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Lisboa - Os enterros e a Baixa




A industria dos "enterros"

Primeiro nos embarcam num bote de madeira lacrada em nossa primeira viagem para o outro mundo... Depois, quando acham que voltamos, recolhem os restos - que são bem poucos, uma meia duzia de ossos - e os empacotam numa barqueta também de madeira lacrada para eles não fugirem. Um dia nem se sabe a razão, resolvem queimar os incomodativos ossos guardados. São então guardados num pequeno vaso que pode ser de qualquer coisa e guardado em qualquer lugar...E sempre "a pagar". 


Prefiro começar pela ultima etapa ou jogarem minhas aproveitáveis e recicláveis carnes no oceano. No Pacifico ou em qualquer outro mais agitado e violento.

Exemplificando como na foto, numa trasladação dos ossos de uma senhora que ficou famosa... Faltaram as flores e o padre e a policia deveria estar por perto, não vão roubar alguma coisa de valor que possa ser vendido na Sotheby`s. Muda muita coisa neste mundo, mas certos modismos, a que chamam de tradição, não...Mudar a paisagem da Baixa de Lisboa parece ser mais fácil...



Reformulação paisagística e arquitectonica da "Baixa" 

A famosa "Baixa" de Lisboa pode ficar sem lojas de comércio e já não é uma zona residencial... Então... O futuro deve ser de "derruba tudo e constrói de novo".

Pensando bem, o lugar nem serve para passagem de um lugar a outro. Quanto menos "Marquês de Pombal" melhor... Pena perder-se a arquitetura do lugar, mas como se tem vindo a fazer com tantos outros imoveis pais afora, podemos imaginar que também se perdeu no terremoto de 1755... As gerações futuras nem se preocuparão em perguntar: 

-Ó mãe... O que é que era isto aqui antes de ser o que é? É dantes ou pós-cavaco?

(Estarão ocupados com seus eletrônicos de mão, e nem saberão quem foi o Cavaco Silva. Eu nem quero saber. 

E a paisagem nem importa muito, afinal... As virtuais são muito mais bonitas e acessíveis, sem precisar enfrentar transito pra ir lá e ainda ter que gastar dinheiro pra comer algum coisa ou ser-se assaltado. Talvez até a criança perguntadeira  nem saiba o que é uma "mãe")

Que tal manter os prédios e adaptá-los para um empreendimento de shoppings, estacionamentos e escritórios, com residencias de apoio, com muitos verdes e laminas d`água limpa que a do Tejo nem tanto?

Rui Rodrigues 

Meu lap-top, que já foi de moda, tem "teclado inglês".

Nenhum comentário:

Postar um comentário