Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de março de 2018

No princípio era o verbo..

Era sim...


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

No princípio era o Verbo que por ser em lugar infinito se dizia no infinitivo, se houvesse alguém para dizer, mas não havia.

Nada mais que o verbo existia, mas foi no gerúndio que tudo se foi passando durante a semana inteira, com sujeito indefinido, embora cheio de predicados. Nem um agente da passiva ou da ativa a não ser o verbo, apenas, ele mesmo... Sem tradução credível, porque cada um o interpreta como lhe parece.

Afinal, o que é o verbo primordial que cada um interpreta a seu modo?. Se não acredita, peça a qualquer mortal que o descreva em 20 ou 30 linhas, e nenhum usará as mesmas palavras.

Mas poderíamos dizer agora, que o princípio era o existir, depois o fazer, depois o cansar e depois sumir da nossa vista. E foi durante essa semana que aparecemos como herança de uns seres peludos, sem muito cérebro, tremendamente lentos pra raciocinar... Tão lentos, que tendo-se passado mais de 4,8 bilhões de anos, ainda andamos batendo uns nos outros. Não fosse isso, já poderíamos estar vivendo numa galáxia como Alfa de Centauro...

E ainda não sabemos se os tempos futuros serão perfeitos ou imperfeitos, pretéritos ou mais-que-perfeitos... Ainda procuramos nosso verbo e quem chegou mais perto tinha uma mente mais que perfeita, num corpo que ficou imperfeito...

Obrigado, Hawking, Stephen.

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário