Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Uma historinha pra minha netinha.


Resultado de imagem para gata borralheira

Minha netinha adorada me pediu para lhe  contar uma historinha antes de dormir. Talvez pelo acaso, ou por sua idade de 8 anos, descobri que as histórias que eu conhecia mais ou menos, já não se adaptavam aos tempos modernos, a ponto de perderem o sentido. Como imaginar uma história motivada por um Rei que quer que o filho case com uma nobre e que ele se apaixona por uma plebeia que uma fada mandou a um baile numa carruagem feita a partir de uma abóbora, com animais transformados em belos cavalos, tudo  contra a vontade da madrasta e de suas duas filhas que lhe roubaram a fortuna do pai?... Já não há mais bailes da corte, nem corte, nem reis, nem nobreza, os casamentos se fazem sob contrato nupcial pra ninguém roubar ninguém, dá-se o golpe da barriga e a cantada apenas para transar de forma inconsequente... Na historinha da gata borralheira o príncipe a  reconhece pelo sapatinho de cristal que cabe no pé da Gata Borralheira, o  que parece incrível: Ela tinha o pezinho mais pequenino do Reino. Só cabia nela. Que idade tinha então a menina? Ou era menor de idade ou uma anãzinha paraguaia. E esse príncipe vou te contar... Com o vestido recosturado pela fada, e toda pintada, não a reconheceu nem pelo corpo nem pelo rosto... Hummm...

Como que eu iria responder às perguntas de minha netinha muito esperta? Usei da maior franqueza e transparência possível. Perguntei-lhe que tipo de histórias gostava mais. Disse-me que era das histórias de terror, muito terror.

Então contei-lhe as histórias de Lula, Dilma e Temer, desde o berço em que nasceram até serem denunciados por corrupção, e toda a destruição que causaram no cenário nacional, arrasando irremediavelmente o Brasil. Minha netinha ficou apavorada com a previsão de seu futuro. Ela me perguntou se tinha  como ir embora pra outro país, outro reino, qual seria melhor pra ir...

Rui Rodrigues  

Nenhum comentário:

Postar um comentário