Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Pauta do Dia


  • A ÚNICA ESPÉCIE QUE NOS DÁ PRAZER DE VER EXTINGUIDA


O Papa não vê com agrado os políticos perto de suas manifestações
Os manifestantes não querem esses políticos em suas vidas nem em suas manifestações
Os políticos não querem manifestantes nas ruas
O Papa manda manifestantes para as ruas por seus direitos.

Parece que religião e povo estão unidos, e quem destoa são os políticos.
Só falta as demais religiões aderirem ao movimento contra a corrupção.

Político é uma espécie que começa agora a extinguir-se. Será um processo lento ou rápido dependendo do nível de consciência de cada cidadão. Se pensa assim, cidadão, responda nas urnas omitindo-se, e o que restará como eleitorado para esses políticos, poderão ser zebras, burros, mulas, antas, porcos, toupeiras, avestruzes, zebus... Uma vasta fauna sem CPF.   

© Rui Rodrigues

  • A Milionária indústria da escassez: A água!


Chove todos os dias em qualquer país do mundo, exceto em zonas desérticas. A água é abundante e causa deslizamentos de terra, inundações. Barragens hidroelétricas não raro são obrigas a abrir as comportas por excesso de água. Porque falta água no mundo e é tão cara, cada vez mais cara?

O raciocínio é muito simples: Apesar de serviços de terraplanagem sejam dos mais baratos em engenharia, construir pequenas barragens para coleta de água não se cogita de sua construção. As próprias estações de tratamento de água não são caras. O motivo principal é a indústria da escassez. Quanto mais faltar a água, mais caro é o preço, menor é o investimento, maior o lucro. 

A água, um bem necessário á sobrevivência, poderia ser gratuita em todos os países do mundo. Até no Saara, mas não há interesse pela lei da oferta e da procura. 

Solução: Cidades, vilas, aldeias, estabelecimentos no campo, podem unir-se em cooperativas e fazer as obras necessárias sem depender de seus governos. Se a lei proibir a livre iniciativa em algum desses países para este tipo de empreendimento, saiam para as ruas e exijam revisão na constituição ou na lei

Este conceito se aplica à energia eólica, aos serviços de tratamento de esgoto, e outros. Os gastos devem ser descontados do imposto de renda ou dos impostos federais, estaduais ou municipais por serem serviços que deveriam ser fornecidos pelo Estado e não o são. 

₢ Rui Rodrigues.



  • O Gerenciamento de Construção, os cartéis, a participação estrangeira no metrô de S. Paulo.



O Gerenciamento de Construção, os cartéis, a participação estrangeira no metrô de S. Paulo.

Administração honesta. é honesta. Quando a administração não é honesta, como considerar que as empresas contratadas sejam honestas? Afinal das contas, empresas esperam lucros, e lucros grátis são sempre os mais desejados. 


Quando uma administração é honesta, contrata uma empresa de "gerenciamento de construção", que supervisiona o empreendimento desde o inicio até a entrega das obras. Porém, no Brasil, "não sei porque razão", as empresas de gerenciamento de construção desapareceram. Elas trabalhavam na maioria dos casos para governos. 


No caso do Metro de S. Paulo, com uma obra de cerca de 15 km a serem executadas por valor estimado de cinco bilhões de reais representaria um custo de 333.333.333,00 (trezentos e trinta e três milhões) de reais por km. Abriram a concorrência a empresas estrangeiras para "baratear" o custo. Nesse caso, deve haver um estudo de custos por km que suporte a verba destinada, mas tem-se a impressão que, pelo valor do quilômetro, o lápis escorregou para o item de custo "colou não colou", e parece que tem colado mas agora não cola mais.

 
Não estará o Tribunal de Contas da União - TCU, apto a fazer uma verificação honesta, ou teremos que chamar uma empresa internacional para avaliar os rombos? Talvez se possa formar uma associação de engenheiros honestos multidisciplinar, egressos de grandes empresas internacionais e fazer um estudo completo das Obras Públicas no Brasil, analisando desde a estimativa de custos até o planejamento, o acompanhamento dos custos, a pertinência dos Termos Aditivos Contratuais... Até o encerramento. 


Por onde andam as empresas de GERENCIAMENTO DE CONSTRUÇÃO que eram tantas por este Brasil afora? Parece que foram substituídas por "consultores"... Alguns até sem curriculum adequado.


₢ Rui Rodrigues. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário