Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Quatro histórias para não voar.




Quatro histórias para não voar.


Confessemos que é muito bom sonhar dormindo ou acordados. Nos sonhos podemos realizar tudo o que queremos, mesmo sabendo – depois dos sonhos - que é impossível. Quando nosso senso da razoabilidade funciona, podemos estudar os sonhos mais a fundo e vir a torná-los realidade. Quando não funciona, temos os grandes desastres. Alguns ficaram na história e são muito interessantes. Talvez desse tipo de sonhos, ligados à aviação, ao poder de voar, tenham surgido as imagens de anjos e de anjas, as geringonças de Leonardo Da Vinci que projetou muitos sonhos e não realizou nenhum que funcionasse, o demoiselle de Santos Dumont que segundo dizem só dava pulos, e muitas histórias fantasiosas como as de Peter Pan e Sininho, Superman, o Homem Aranha...

Destas quatro que conto a seguir, só a primeira é uma lenda sem base real. As demais são verdadeiras.

  1. Ícaro e suas asas de cera – 1.300 Antes de Cristo
Conta-se que o rei de Minos aprisionava o Minotauro, um monstro com corpo de homem e cabeça de touro num labirinto para que ele se perdesse e não pudesse fugir.  Minos, da ilha de Creta, era filho nada mais nada menos que de Zeus, o deus máximo dos povos helênicos que havia transado com uma princesa fenícia, chamada Europa. O nome Europa deriva dessa princesa, e a cultura da ilha de Creta daquela época é chamada de minoica, também por associação com o nome de Minos.  

Teseu foi o herói lendário grego que matou o monstro Minotauro, mas somente pode fazê-lo com a ajuda de Dédalo que tinha um filho chamado Ícaro: Teseu deveria usar um novelo de lá que iria desenrolando na medida em que caminhasse pelo labirinto para saber onde era a entrada e voltar. Teseu entrou, usou o novelo de lá e matou o Minotauro. Quem não gostou nada disso foi o rei Minos que prendeu Dédalo e ícaro no labirinto. Para fugir, construíram asas com penas de pássaros coladas com cera. Os partiram para o vôo, não sem antes Dédalo aconselhar o filho a não voar muito perto do sol para que a cera não derretesse, nem perto do mar, onde a umidade poderia aumentar o peso das asas e provocar a queda.  Ícaro, entusiasmado com o vôo, voou muito alto e como previsto, a cera derreteu. Caiu no mar e morreu.

2.      João de Almeida Torto e suas asas de pano com dobradiças de ferro - 1540



O Brasil já fora descoberto há quarenta anos e começava a povoação com imigrantes dispostos a construir uma nova vida em terras menos competitivas e mais livres da Inquisição quando numa manhã o povo da cidade de Viseu, no Norte de Portugal, alvoroçou-se com a notícia apregoada por toda a cidade:
“Saibam todos os senhores habitantes desta cidade, que não terminará este mês sem se ver a maior das maravilhas, a qual vem a ser um homem desta cidade voar, com asas feitiças, da torre da Sé ao Campo de São Mateus, pelo que responde por sua pessoa e bens – João de Almeida Torto”.

João de Almeida Torto era enfermeiro do hospital de Santo Antônio, mestre das primeiras letras e costumava escrever cartas familiares e de amores, cobrando o dobro do preço por estas últimas. Era casado e sem filhos. Construiu as asas com panos fortes, duas de cada lado, a debaixo menor que a de cima, pelas quais passavam, também de cada lado, três argolas de ferro enchumaçadas com panos, por onde João Torto enfiaria os braços. Duas dobradiças de ferro faziam a junção das asas superiores, e as inferiores possuíam um cinto de cabedal que se cingia ao corpo de João. Os sapatos tinham três solas com espaço entre elas para amortecer o pouso, e usou uma máscara em forma de bico de pássaro, quer por composição estética ou superstição, e no dia 20 de junho de 1540, às 17:00 horas em ponto, lá estava João de Almeida Torto, testamento passado em nome da mulher, cercado de uma multidão, na Torre da Igreja com as suas asas que fizera subir por cordas. Lançou-se e algo deu errado: Uma das dobradiças emperrou e não pode bater um dos lados das asas. Além disso, o bico de passaro desceu-lhe ate os olhos de forma que ficou impedido de ver adiante. Assim mesmo conseguiu “voar” até um telhado próximo, mas não se segurou e caiu. Ficou desacordado, e aparentemente apenas com o braço esquerdo deslocado. O feito poderia ter um relativo sucesso, mas João de Almeida Torto não resistiu ao impacto e morreu. Um dos sapatos perdeu-se.

3.      A passarola do padre Bartolomeu de Gusmão – 1.700 depois de Cristo.


O padre Bartolomeu Lourenço nasceu na cidade brasileira de Santos em 1.685 e possivelmente já sabia das histórias de Ícaro e de João de Almeida Torto. Nunca fiando, não acreditou nas asas para uso de seres humanos visando ao vôo. Em homenagem a seu preceptor jesuíta Alexandre de Gusmão, adotou a partir de 1718 o apelido de Gusmão. Bartolomeu de Gusmão. Viajou muito entre Santos, Salvador e Lisboa e conseguiu planejar e construir uma tubulação de água para levar água de um brejo para o seminário de Belém, em Cachoeira, onde estudava.

Em 1707 recebeu a primeira patente de invenção outorgada a um brasileiro, pelo rei D. João V: “invento para fazer subir água a toda a distância e altura que se quiser levar”. É possível que se tratasse de um carneiro hidráulico.Viajando pela Europa, patenteou em 1713, na Holanda, uma “máquina para a drenagem da água alagadora das embarcações de alto mar”, cuja patente somente veio a público em 2004 de acordo com pesquisa efetuada pelo escritor Rodrigo Moura Visoni.

Em 1709, e seguindo o principio de Arquimedes, mas do mais leve do que o ar e não do mais leve do que a água começa a trabalhar num protótipo de um balão. Isso mesmo. Um simples balão contendo ar aquecido, desses que soltam perigosamente nos dias dos santos populares e que incendeiam tudo o que é combustível quando caem e tombam. Porém, como pretendia construir um protótipo destinado a levar pessoas e desejava preservar o seu projeto que nunca saiu do papel, desenhou um projeto falso, tendo uma cesta em forma de barco e uma cobertura em forma de pássaro, evidentemente sem o balão. Este projeto em forma de barco correu toda a Europa e deu fama a Bartolomeu.

Fez algumas experiências com balões simples dos quais a maior parte pegou fogo ao descer e tombar. Não se viu em sua invenção nada importante ou útil, e pelo contrário, se temia pelo seu uso que poderia pegar fogo em matas e casas. Em 1723 voltou mais uma vez a Portugal onde foi acusado pela diabólica inquisição de simpatizar com cristãos-novos. Mas já se convertera ao judaísmo em 1722 por absoluta falta de fé. Muitos cristãos, ou quase todos naquela época não tinham fé. Tinham medo da diabólica inquisição. Fugiu para a Espanha no final de setembro de 1724 com seu irmão Frei João Álvares com intenções de chegar à Inglaterra. Na linda cidade amuralhada e medieval de Toledo, Bartolomeu adoeceu gravemente e aos 38 anos faleceu. Os restos mortais encontram-se desde 2004 na catedral Metropolitana de S. Paulo.
Há um grande ditado: “Ganha fama e deita-te na cama”. Bartolomeu ganhou fama, mas não se deitou na cama. Pelo contrário, viajou muito, mas não sabemos bem para quê. Indeciso, recebeu rito católico: Confessou-se, comeu a hóstia e recebeu a extrema-unção, recebendo assim permissão para que seu corpo fosse enterrado.

4.      Adelir de Carli voa com mil balões - 2008


O padre Adelir de Carli benzia tudo, até caminhões, e deve ter benzido os mil balões que o levaram aos céus – literalmente – no dia 20 de abril de 2008 em Paranaguá. Ele pretendia bater um recorde e ficar 20 horas no céu, para chamar a atenção e angariar fundos a sua obra de construção de um hotel com 100 quartos para os motoristas de caminhão que trafegam pela BR-277 no Paraná. Mas os ventos o empurraram para mais de 50 km da costa, mar adentro.  Prevenido, o padre conseguiu fazer contato via celular, pouco antes da queda. Por meses foi dado como desaparecido até que parte de seu corpo foi encontrada perto de uma plataforma de petróleo a 100 km de Macaé no Estado do Rio de Janeiro.

Evidentemente que o vôo foi efetuado com muita fé, pouco estudo estratégico, sem estudo de correntes aéreas, condições climáticas, mecânica dos balões. O fato de cair significa que os balões estouraram. Na medida em que se sobe a pressão diminui e os balões inflam até romperem, estourarem. Se tivesse pousado no oceano, tranqüilamente, os balões o sustentariam e poderia usar o celular.  

Após a morte do padre Adelir de Carli, vândalos saquearam a sede da Pastoral Rodoviária que ele dirigia, invadiram o refeitório e roubaram um freezer, pratos panelas e talheres, e roubaram materiais de construção destinados á Igreja Matriz.

Tinha 41 anos e recebeu postumamente o prêmio Darwin, internacional, para vencedores que tiveram mortes inusitadas, acidentais. O Darwin Award saúda a evolução do genoma humano. Pessoas que não perpetuarão os seus genes. Além do mais, era padre e pressupõe-se que não podia ter relações sexuais. Mas nem por isso todos os padres recebem esse prêmio. 
Mas nem sempre sonhar é perigoso. Então, continuemos a sonhar, que mata muito menos do que viagem de avião, de bicicleta, e do que fumar ou ser atropelado por motorista bêbado. A lei brasileira está de parabéns por poder multar e prender, agora que a lei foi alterada, todos os que dirigirem mostrando sinais de embriaguês, porque o tal do bafômetro prendia e multava quem bebia e não quem tomava drogas e dirigia.

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário