Pesquisar este blog

domingo, 2 de dezembro de 2012

De antenas viradas para Deus... Escutemos!





Sempre disse que sou crente em Deus O ser Único, onipresente, todo poderoso, construtor do Universo, Legislador das Leis que o regem. O que não posso acreditar é que seja como os sacerdotes de todas e cada uma das religiões nos dizem que seja. A aceitar o que esses religiosos nos dizem, Deus não seria único: Cada religião teria o seu e esses “deuses” não podem expressar a totalidade do Ser que é Deus. Sendo assim, há longos anos virei minhas antenas para Deus, para todos os lados do Universo, buscando entender porque as religiões divergem tanto, e vindos desse espaço infinito escutei alguns ecos de um planeta idêntico à Terra, como se fosse gêmeo, porém atrasado em 100 anos em relação a este nosso, em que vivemos. E parece que Deus é bem diferente do que dizem por lá e por aqui. 

Numa aldeia ao Norte da Península de Akadraban, no Continente de Anilim, existe um país muito religioso. A maioria acredita em Deus e há séculos rezam por doentes que tossem convulsivamente e acabam por morrer esvaídos em sangue como se os pulmões se rasgassem. Alguns se salvavam dando sinais de que Deus escutara as suas preces. Isso fazia com que a cada novo caso, novas promessas se fizessem para que Deus salvasse esses novos doentes acreditando os devotos que poderiam ser atendidos em suas preces. Recentemente uma médica pesquisadora descobriu uma vacina extraída de um fungo. Evidentemente que havia uma indústria girando à volta da doença: Os médicos prometiam cura ou discretamente informavam que “fariam todo o possível“, os sacerdotes recebiam donativos e oferendas. Muitas famílias perderam tudo o que tinham economizado na vida para curar os seus doentes. Ficaram pobres, foram morar em bairros pobres e adquiriram outras doenças por falta de serviços sanitários. As antenas dirigidas para essa aldeia de Akadraban já não escutam nenhuma prece a Deus para curar seus familiares dessa doença pulmonar porque ela já não existia. Uns diziam que Deus lhes mandara a vacina. Os médicos diziam que até poderia ter sido, mas que o mais certo tinha sido a vacina ser decorrente de seus estudos através do uso de sua inteligência que, agora sim, Deus tinha dado à humanidade. Só não sabiam como Deus tinha introduzido essa inteligência em seus cérebros, mas uma parte, senão a maior parte, era devida ao estudo em Universidades através da transmissão de conhecimentos de geração em geração.
Na cidade de Ambrush no outro continente ainda lutavam com uma doença que paralisava os membros, atrofiava os músculos de crianças deformando-as e impedindo movimentos. Numa gruta onde alguns fiéis disseram ter ocorrido um milagre, fizeram um santuário. As peregrinações eram constantes. Quando o membro afetado da criança era a perna esquerda, ofereciam moldes de cera de perna esquerda e assim era para todos os membros. Ao sair os fiéis sempre deixavam esmolas na caixa de coleta. Um dia houve uma epidemia de uma doença que fazia cair os cabelos. Passaram a oferecer os seus próprios cabelos em sacrifício que faziam cortar pela raiz e doavam ao santuário. Os sacerdotes administradores passaram a vender esses cabelos para fazer perucas e arrecadavam bom dinheiro que juntavam à cera derretida vendida para os fabricantes de moldes de cera. O santuário nem pagava imposto. Quando descobriram as vacinas para a queda do cabelo – uma doença que aqui chamamos de tifo e que se adquire em águas contaminadas – os fiéis deixaram de rezar a Deus para esse fim e passaram a tomar vacina. Quando descobriram as vacinas para a atrofia muscular, a paralisia muscular, deixaram também de rezar a Deus porque já não era necessário, mas o costume ficou e ainda hoje vão aos templos para deixar suas mechas de cabelo, suas velas – já não moldes de membros, e continuam deixando suas esmolas, desenvolvendo o comércio local.
Agora pedem a Deus pela paz mundial porque só há uma meia dúzia de doenças que ainda não têm cura. Quando tiverem, os sacerdotes temem pelo fim das hordas de fiéis. Alguns pensam que enquanto houver desgraças no mundo, as religiões estarão salvas.

Um comentarista de radio de um terceiro continente, dizia a seus ouvintes:

- Há uma queda no número de fiéis, muitos templos estão fechando. Dizem que com a diminuição das doenças, salvas por vacinas, remédios, cirurgias, melhores hospitais e rápido atendimento, os fiéis agora pedem a Deus pela paz mundial, para lhes garantir o emprego, preservar-lhes a vida de desastres ou de assaltos de meliantes, que os furacões passem bem longe (mesmo que destruindo outras cidades onde vivem outros fiéis), que os terremotos sejam em outro continente (onde vivem outros fiéis) e que os morros não desabem com a chuva, mas que se tiver que chover que chova em outro lugar. Entretanto, a maioria esmagadora dos fiéis, em enquête levantada pela radio nos últimos cinco anos demonstra que os maiores pedidos a Deus são feitos para que não chova no final de semana, que seu time de ludopédio ganhe o campeonato, e que Deus lhes dê bons governantes que não roubem as verbas públicas nem declarem guerra sem motivo. Algumas fiéis ainda pedem que Deus dê bons maridos para suas filhas, que o futuro dos filhos seja bom e que as rugas demorem bastante a modificar-lhes o rosto.

É como se Deus tivesse feito o mundo a partir do nada deixando que suas leis evoluam fazendo-o evoluir e se tenha ausentado para cuidar de outros mundos, deixando que a humanidade aprenda a cuidar de si mesma: Unindo-se definitivamente em torno de uma vivência e sobrevivência dignas, construtivas, de modo a que um dia possam encontrar-se com Deus, que então ficará muito orgulhoso ao ver que sua obra progrediu e já O pode ver ao longo dos universos.

Deus está em toda a parte, mas tal como nossos pais, também deixa que progridamos na vida, de forma a nos tornarmos independentes. O comércio é só um modo de vida.

Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário