Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Cartas Frias da Guerra Fria - 333 AC - 2016 DC

Resultado de imagem para alexandre o grande estatua

Todo o déspota tem seu lado feminino e ama outros homens pelos quais se deixa tomar, ou tem desejos por tomar e submeter outros homens. A história é longa desde Alexandre o Grande da Macedônia que não era grega e passou a ser. Há sempre algum líder mundial desafiando a ordem internacional. Querem nos mudar sempre, nem que seja para pior, nossa  humanidade é tresloucada, transviada, contestadora, adolescente por natureza. 

1- 333 AC - Dario e Alexandre

Dario III dos persas fora derrotado por Alexandre o Grande na planície de Issos. Então escreveu uma carta ao grande general grego propondo-lhe uma divisão do império entre ele e Alexandre, desde que este cessasse a luta e voltasse para a Europa. O  interregno da luta nunca existiu de fato, porque se tratava de uma caçada, mas de certa forma enquanto o caçador procurava a caça, havia troca de correspondências, uma certa guerra fria... Parmênio, um general macedônio, chegou a dizer que aceitaria se fosse Alexandre, mas este mandou uma carta a Dario, em 333 A.C., dizendo-lhe que se fosse Parmênio aceitaria sim, mas como o mundo não tinha dois sóis, e sendo ele Alexandre, a Asia não poderia ter dois senhores. Foi o primeiro "Tratado de Tordesilhas" da história universal, dividindo o mundo em duas partes, das quais Alexandre queria as duas, Europa e Asia. E ainda lhe reservou uns desaforos exigindo tratamento como senhor da Asia e informando que o procuraria onde quer que se escondesse se não quisesse se submeter a ele.  

2 - A guerra fria de 1946 a 1989


Resultado de imagem para fidel castro e nikita kruschev

Logo após o final da segunda guerra mundial que arrasou com Hitler, o mais sujo dos dirigentes de uma nação até hoje, autor do Holocausto, começou uma guerra fria entre a União Soviética de regime comunista, e os EUA, de regime capitalista. O que se disputava era a hegemonia mundial, a influência politica, choque de conceitos culturais, sociais e econômicos.
No auge desta disputa em 1962 Fidel Castro queria consolidar sua posição como líder da revolução cubana, viver com o dinheiro das outras potencias para não ter industriais mais ricos que os outros. Fidel queria capital mas sem ter capitalistas no pais. Conseguiu diamantes angolanos ajudando Angola na manutenção do regime de Eduardo dos Santos, apoio soviético, da China e da Alemanha Oriental. No caso  da ajuda soviética, o acordo incluía a instalação de uma base de misseis que permitisse detonar bombas atômicas nos EUA num estalar de dedos. Nas cartas frias trocadas entre JFK, e Nikita Krutchev, foi devidamente explicado que os EUA não falavam por basofias nem tentavam "dominar" a opinião publica por conversa vã... OS EUA disparariam os misseis se fosse necessário... Então os soviéticos recuaram... Retiraram os misseis do regime palhaço de Cuba!... Fidel começou a ficar ainda mais pobre, numa ilha  cada vez mais ilhada e mais pobre. Em 1989 com a queda do muro de Berlim, o comunismo passou a ser parte de um encerrado período da historia universal. O que sobrasse seria usado apenas como "enfeite" politico.

3- Putin chega da KGB com malas e bagagem.

Então chegou Putin, evadido da policia secreta soviética, a KGB, e já matou espiões, fundou uma dupla de governantes com seu pupilo Dmitry Medvedev que se alterna no governo. Estendeu sua influência para a Síria e Cuba, America Central, Africa... Putin vai aprontar porque para ele não existem limites quando se joga o jogo do poder, incluindo o bombardeamento  de hospitais de médicos sem fronteiras.

Resultado de imagem para putin e erdogan

Dentre Hillary Clinton e Trump, aposto que Hillary não consegue parar Putin, nem Erdogan da Turquia, este em sua luta contra os curdos...

® Rui Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário