Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Como passar na prova do Enem





Como passar na prova do Enem

Lembre-se: Ninguém vive a sua vida. Só você a vive. A responsabilidade é toda e unicamente sua.

Se não passar neste exame do Enem, porque não teve tempo para se preparar adequadamente, prepare-se para o próximo seguindo estas instruções com muita dedicação. Caso já tenha passado, meus parabéns. É uma pessoa de sucesso!

  1. Preparação durante o ano

Não falte às aulas nem da escola nem do cursinho. Se tiver que faltar, peça a colegas que lhe cedam anotações. Use cadernos para anotar o que é mais importante e destaque com retângulos ou suas próprias marcas. Desta forma localizará melhor e mais rápidamente os assuntos quando necessitar. Se usar instrumentos eletrônicos para fazer anotações, use método semelhante, mas não esqueça: Todos os assuntos são importantes. Sempre que estudar, concentre-se exclusivamente no estudo. O resto não interessa.

Em algumas matérias terá mais dificuldades do que em outras. Dedique mais tempo àquelas. Não esqueça que a tendência é estudar menos o que mais nos desagrada. Inverta essa tendência. Lute para se dedicar mais ao que lhe parece mais difícil e desagradável. Nas provas não existe “não gosto dessa matéria”.

No que respeita a matérias exatas, repita exercícios. Resolva tantos exercícios quantos puder. Lembre-se que quanto mais “treinar” mais sedimentará o conhecimento e se lembrará das soluções na hora da prova.

Estudar em grupo tem muitas vantagens e uma desvantagem. A  desvantagem está relacionada com a dispersão se alguém do grupo destoar da seriedade do estudo. Estudar em grupo desperta a competição, diminui tempos para procurar os assuntos. Há sempre alguém no grupo que sabe o que você não sabe, e cada um atua como “professor” no que sabe.

Não perca tempo se não souber algo, “deixando” para amanhã. Procure em anotações, na Net, com amigos, mas resolva logo.

Se o namoro ou a amizade atrapalha, peça um tempo ou afaste-se definitivamente. Nada nesta vida é para sempre, exceto você mesmo(a). Sem uma boa carreira a vida ficará muito mais difícil.

Reserve para o lazer o sábado á noite e o domingo à tarde e não abra exceções, salvo em casos de força maior. Se for necessário “virar” uma noite, com responsabilidade, “vire”! Mas se estudar de forma consciente verá que não será necessário.   

Pense sempre positivamente! Não use nenhum tipo de droga. Fazem mal ao cérebro e você sabe disso. Drogas destroem carreiras, relacionamentos, projetos, vidas. Nenhum empregador aceita dependentes químicos, e toda uma carreira se arruína em um só dia, depois de anos de trabalho e dedicação.


  1. Nas vésperas de provas

Pare com a ansiedade natural que costuma acometer estudantes em véspera de provas, temendo “não saber”, ou “esquecer” o que já aprendeu. Isso não existe. Se souber, sabe, se aprendeu, aprendeu e não há forma de “esquecer” de um dia para o outro. O que atrapalha é a ansiedade e a insegurança. Uma forma de combater a ansiedade é simplesmente “não pensar” nessas possibilidades. Como? Dedique a véspera de prova para separar a documentação, a roupa que usará, colocar o despertador para funcionar, fazer o seu sanduíche preferido ou separar o seu pacote de guloseimas que levará para a prova. De estomago vazio a coisa não funciona. Para quê o sanduíche? Porque irá duas horas mais cedo para o local da prova e talvez não tenha tempo de comer alguma coisa... Melhor esperar no local da prova comendo um sanduíche, do que perdê-la! E porque ir duas horas mais cedo? Não é um exagero? Não, não é. O transito fica ruim, algum setor entrou em greve na madrugada, uma rua foi interditada, choveu de madrugada.. E o mais importante é a prova...

O que não aprendeu durante um ano não irá aprender em 12 horas antes da prova e o (a) deixará nervoso (a)... O nervosismo é inimigo da perfeição e do conhecimento.

  1. Durante a prova

Não se preocupe... Nem há razão para isso. Tudo que tinha que fazer já fez e chegou o grande momento.

Certifique-se do tempo de duração de cada prova, para saber o quanto pode perder de tempo em resolver as questões. Seu cérebro comandará esses “tempos” de forma automática e avisará quando achar que está perdendo tempo resolvendo o que não sabe ou não se lembra.

Não leia a prova toda. Leia questão por questão pela ordem das questões resolvendo de imediato todas as que sabe resolver, ou seja, as mais “fáceis” para você. Marque com “+” as que for achando serem mais difíceis. Quando chegar na última questão, volte ao começo, e tente resolver as que não têm a marca “+”... Quando, e se, chegar ao final, tente agora as que têm a marca “+”. Seu cérebro ajudará de forma automática a perceber quais, com esta marca, são mais factíveis de serem resolvidas. Quando faltarem uns cinco minutos para o fim da prova, “chute” os resultados das questões que não resolveu. Seu cérebro também ajudará... E terá acabado a prova.

Se, em qualquer momento “entrar em desespero”, peça para ir ao banheiro ou sair até o corredor. Se isto for permitido, passe uma água no rosto, dê descarga para ouvir o som relaxante da água. Não demore mais do que dois minutos, mas será o tempo suficiente para sair do “ambiente” de pressão, dar uma aliviada e voltar para a prova... Mas se não puder, não há problema. Feche os olhos, faça alguns movimentos para relaxar, pouse a cabeça na carteira para relaxar os músculos do pescoço, e passado um minuto... Volte á prova! Para o sucesso.

Aliás,... È isso que lhe desejo. Sucesso!

Rui Rodrigues

PS - Sou engenheiro, e passei num vestibular em que foram necessárias três chamadas a prova para completar as 425 vagas disponíveis. Passei na primeira leva. Meus filhos passaram por isso. Pode confiar nas dicas acima... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário