D. João VI saiu do Brasil em abril de 1821 e em 1822 o Brasil ganhava a sua independência. Passados apenas 60 curtos anos nascia Getúlio Vargas, ou seja, em abril de 1882...
Por muito pouco tempo D. João VI, os dois Pedro e Getúlio Vargas não foram contemporâneos.
Se pensarmos bem, a transferência de um reinado europeu para a América, em 1808, caso único no mundo, foi uma revolução... Apenas 14 anos depois, em 1822, outra revolução: A da Independência do Brasil...
No Brasil a história acontece muito rápido como nação que tem pressa...
Da Independência do Brasil (1822) como Império, com 2 imperadores, ao Brasil republicano (1898), mais uma revolução, passaram-se 67 anos... Mas voltemos a Vargas...
Vargas nasceu no Império, pouco depois de acabar um reinado, viveu todas as crises republicanas e em 1930 faz ele mesmo uma revolução, tecnicamente uma ditadura, elegendo-se presidente.
Em termos de desenvolvimento, o Brasil teve um rei maravilhoso, dois imperadores sensacionais que nem eram esbanjadores, e um presidente, Vargas, que talvez tenha sido o melhor em conquistas sociais, tanto que mais tarde, em 1950, veio a ser eleito democraticamente: O povo queria mais Vargas, o "pai dos pobres"!!!
Em 1932 ainda enfrentou uma revolução que exigia uma nova constituição. A Constituição saiu em 1934, Vargas só saiu em 1945 quando acabou a II Guerra Mundial. Viveu-a desde o início em 1939.
O Brasil quer mudanças sempre para melhor, através de votos ou na marra. Tem gente, se é que se pode chamar de gente na Câmara e no Senado, que teima em não querer entender isso.
Rui Rodrigues
_____________________
Em 1932 lançaram o filme "Night World". Ano das Olimpíadas de Los Angeles. A turma sabia divertir-se também... Eram os tempos das "árvores das patacas"... Bons salários, bons lucros... Albert Einstein e a esposa Elsa estavam bem vivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário