Crônica das memórias navais: O Laira
(Nós somos mais ou menos como o Laira).
Laira, um esguio e deslizante navio de ferro, cheio de cordames e lindas velas foi construído em 1870 para Richard Hill de Cattedown, Plymouth. Carregava 492 toneladas, tinha 47,1 metros de comprimento e de tão lindo e eficiente, passou a ser usado pela família real britânica em lindas e agradáveis viagens.
Ninguém neste mundo se lembra do senhor Richard Hill, nem do Laira, nem das agradáveis viagens cheias de belas surpresas em beliches camas e lençóis, como senão tivesse servido para absolutamente nada. Os ventos sopraram as lembranças.
Por umas duas décadas assim cruzou mares e muitos ainda se lembravam do Laira, cujo nome até lembra o "Tema de Lara" de "Dr. Jivago" do Bóris Pasternack, guerra fria e 1917 desperdiçantemente quente, quando foi vendido a uma empresa, a Stone Brothers de Auckland, Nova Zelândia. Podemos imaginar os proprietários mostrando o navio para toda a sociedade da N. Zelândia, ufanando-se de já ter servido a suas majestades britânicas.
Em 2 de abri de 1898 porém, devido a um acidente com o S.S. Wakatipu, afundou no cais de Dunedin. Foi reconstruído em 1908 e lhe trocaram o nome para Connie Craig. Alguém de bom senso lhe devolveu o nome de Laira em 1909. A partir de 1910 passou a carregar cargas brutas em Melbourne.
"Faleceu" em 1958 definitivamente lá mesmo,em Melbourne.
Ninguém se lembra das pessoas da Stone Brothers daquela época, mas aparentemente também ninguém sabe quem foi a pessoa de bom senso que devolveu o nome Laira para o navio. A empresa Stone Brothers ainda existe.
Ninguém sabe com quantos paus vigas, velas e chapas foi construído o Laira porque quem alguma vez as contou também faleceu e seus ossos estão perdidos por aí... Nenhum dos operários construtores ficou na memória de ninguém, nem daquelas mulheres que lhes levavam água para beber em meio a pesada jornada de trabalho de sol a sol. Eram brancos, europeus e mal remunerados, como se fossem escravos negros e africanos. O mundo não se divide em brancos e pretos mas entre quem tem e quem não tem, seja branco, preto ou tenha os olhos esticados.
As lembranças de pessoas, coisas e animais são nossas. Servem-nos enquanto existimos apesar de tempestades, brumas de neblinas e de memórias, enquanto olhamos o relógio e constatamos que o tempo ainda "existe".
Laira, um esguio e deslizante navio de ferro, cheio de cordames e lindas velas foi construído em 1870 para Richard Hill de Cattedown, Plymouth. Carregava 492 toneladas, tinha 47,1 metros de comprimento e de tão lindo e eficiente, passou a ser usado pela família real britânica em lindas e agradáveis viagens.
Ninguém neste mundo se lembra do senhor Richard Hill, nem do Laira, nem das agradáveis viagens cheias de belas surpresas em beliches camas e lençóis, como senão tivesse servido para absolutamente nada. Os ventos sopraram as lembranças.
Por umas duas décadas assim cruzou mares e muitos ainda se lembravam do Laira, cujo nome até lembra o "Tema de Lara" de "Dr. Jivago" do Bóris Pasternack, guerra fria e 1917 desperdiçantemente quente, quando foi vendido a uma empresa, a Stone Brothers de Auckland, Nova Zelândia. Podemos imaginar os proprietários mostrando o navio para toda a sociedade da N. Zelândia, ufanando-se de já ter servido a suas majestades britânicas.
Em 2 de abri de 1898 porém, devido a um acidente com o S.S. Wakatipu, afundou no cais de Dunedin. Foi reconstruído em 1908 e lhe trocaram o nome para Connie Craig. Alguém de bom senso lhe devolveu o nome de Laira em 1909. A partir de 1910 passou a carregar cargas brutas em Melbourne.
"Faleceu" em 1958 definitivamente lá mesmo,em Melbourne.
Ninguém se lembra das pessoas da Stone Brothers daquela época, mas aparentemente também ninguém sabe quem foi a pessoa de bom senso que devolveu o nome Laira para o navio. A empresa Stone Brothers ainda existe.
Ninguém sabe com quantos paus vigas, velas e chapas foi construído o Laira porque quem alguma vez as contou também faleceu e seus ossos estão perdidos por aí... Nenhum dos operários construtores ficou na memória de ninguém, nem daquelas mulheres que lhes levavam água para beber em meio a pesada jornada de trabalho de sol a sol. Eram brancos, europeus e mal remunerados, como se fossem escravos negros e africanos. O mundo não se divide em brancos e pretos mas entre quem tem e quem não tem, seja branco, preto ou tenha os olhos esticados.
As lembranças de pessoas, coisas e animais são nossas. Servem-nos enquanto existimos apesar de tempestades, brumas de neblinas e de memórias, enquanto olhamos o relógio e constatamos que o tempo ainda "existe".
Melhor nos lembrarmos dos tempos em que havia diversão a bordo do Laira ao som de mazorcas, valsas, e farfalhar de saias rodadas perfumadas.
Rui Rodrigues
Rui Rodrigues
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