Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Os sons que ecoam da montanha


Resultado de imagem para interior igreja fornelos
1- Os primeiros e últimos passos na Igreja. Houve tempo em que me levaram na Igreja, um templo com gente cantando, gente parecendo feliz, os pobres recebiam a sopa de inverno na porta das traseiras, os meninos mais sensíveis estavam sempre sob o cuidado e atenção dos padres, e me confessei por várias vezes até perceber que Deus deveria estar de saco cheio de ouvir sempre a minha mesma confissão. E me perguntava, sempre, se fazia sozinho ou acompanhado, provavelmente dos outros meninos que confessavam o mesmo... Não por isso, mas também, deduzi que Deus era surdo e deixei de frequentar o recinto de auto-ajuda coletivo. Já que estávamos sós neste mundo, teria que me virar para sobreviver. Mas estava muito claro que se escondiam coisas, que todos sabiam que se escondiam coisas, e que havia grupos de pessoas que acreditavam em coisas de pessoas que escondiam coisas. Os mendigos da sopa sabiam. Todos os demais pareciam não saber. Fingiam. Ainda fingem até hoje que não sabem das coisas.

2- Entrando e saindo da inocência...Imagem relacionada

A inocência pode ser verdadeira ou falsa. A verdadeira é usada por crianças até os 3 anos quando muito. A falsa por todos, mas a que mais me chama a atenção é a das mulheres que gemem tresloucadamente durante o sexo e políticos que usam palavras suaves para representarem papéis de artistas que foram eleitos exatamente porque sabem como representar em artes cênicas. A maioria dos nenéns nascem assim. Perdi minhas inocências de muitas formas e ao longo de diversos tempos, e mesmo hoje, mas sempre comparando o que faziam com o que me diziam para eu fazer ou não fazer. Se não houvessem leis a obedecer seriamos todos bandidos legais sem culpa. Mas então, se esse dia chegasse, não haveria heróis de novelas, poetas, salvadores da Pátria, contraventores, contrabandistas ou inconfidentes... Viveríamos no Império do Brasil, Portugal e Algarves, como se África não existisse e o "mapa cor-de-rosa" tivesse sido esquecido. A inocência se perde quando o santuário de onde filhos nascem é invadido por penetradores que não se preocupam com a inocência dos que nascem sem saber quem os fez, porque buscam gozo. E os que buscam apenas gozo continuam gozando depois que os filhos nascem seja com quem for. Desculpas arranjam-se, provocam-se. Apenas gozo, que pode ser obtido em processos que nem valem confissões. E assim nasce a maioria das crianças "fabricadas" por puro gozo apressado e inconsequente. As Igrejas são ricas porque riqueza atrai e pobreza afasta. Jesus pregava nas ruas, nas montanhas para atrair uns e outros. Nada de usar ouro, mas sempre pão e vinho que ninguém por ali costumava cozinhar. Filavam almoços e jantas.

3- Os sons que ecoam da montanha. 

O chiar das rodas do carro de bois que viviam cheios de baba e que ecoava ao entardecer de vez em quando vindo dos montes ao redor de Fornelos era do senhor Fraga. Eram diferentes de outros que também chiavam e não eram tantos assim. Três, quatro... Carro apenas um. O som do motor era diferente do do táxi que volta e meia trazia alguém com malas para a casa dos outros. Depois havia os motores das motos. Mais que de carros de bois. Alimentar bois pra transportar coisas dava mais trabalho que encher o tanque de gasolina que era muito mais rápido. E havia os sons da própria aldeia, sempre de pequenos como eu brincando em algazarras, e de mães chamando por eles. A noite engolia os sons e os fumos das chaminés. Dentro de casa tudo durava mais um pouco, mas os sons eram diferentes e deixavam mensagens mesmo quando as pessoas não falavam. Mesmo até quando não me falavam diretamente. Se eu fazia alguma travessura ficava esperando que me chamassem a atenção. Percebi que algumas me permitiam, fazendo que não viam. A noção de limites foi ficando clara para mim dia a dia. Muito cedo percebi os limites e os incorporei. Minha vida passou a ficar muito fácil. Eu sabia quais podiam ser ultrapassados e com que frequência para viver em paz. Também aprendi a arreganhar os dentes e a franzir as sobrancelhas para que os dos outros não colidissem com os meus. Havia muitos tipos de "outros" neste mundo. Parecia que cada um era sempre um "outro", que de "eu", que eu soubesse, havia apenas eu mesmo. Só!... Na realidade eu estava só!



Os sons que ecoavam da montanha nunca pararam de ecoar. Trazem sabores de migas de broa de milho em malga de leite adoçado de cabra. Onde andarão as duas meninas que me mostraram a diferença debaixo de uma parreira... E ainda sou inocente em muitas coisas desta vida...

Rui Rodrigues 

Receita do Rui: "Bôla de Pizza"


Imagem relacionada

Numa visita de férias a Fornelos de Santa Marta de Penaguião, minha terra Natal, fiquei em casa de minha tia-avó "Candidinha" que vivia com a irmã numa casa perto da "Mitra", quase encostada no "Largo do Terreiro". No Largo do Etreido acho que não era. Uma família que vivia em frente, não me lembro porque razão, me incluiu num convite para cear uma "Bôla de carne". 

Foi no Brasil, bem mais tarde, por mais incrível que pareça, que conheci a pizza. Não foi na Europa! Hoje juntei as duas!!!

1- A massa

Farinha de trigo 4 partes, fubá 1 parte, fermento em pó proporcional(duas colheres de sopa), um ovo batido inteiro, um copo de azeite. A proporção de trigo e fuba não é muito importante porque depois de mexer tudo, com mais ou menos um copo e meio de água, deve juntar-se farinha até a massa ficar molenga mas não grudar na mão. Amasse um pouco e divida em duas partes.   

2- O recheio 

- Linguiça calabresa cortada em rodelas, 
- Uma sobrecoxa de galinha cozinhada com um cubo de caldo de bacon, cebola e alho picados, pouca água, meio copo de vinho. A sobrecoxa deve ser cozinhada sem deixar evaporar o molho que fica grosso.
- Queijo ralado
- Orégano
- 4 azeitonas pretas
- Pedaços de pimentão 

3 - O preparo    

Imagem relacionada3.1- Passe margarina no fundo da forma grande de pizza. Com a mão, espalhe metade da massa de forma a cobrir toda a forma. 
3.2- Disponha as rodelas de calabresa, o queijo ralado, o orégano, a galinha desfiada com o molho, os pedaços de pimentão.
3.3- Espalhe o resto da massa por cima da outra, fazendo pressão nas beiradas para "fechar"
3.4- Leve ao forno a mais ou menos 250 graus por cerca uma hora ou quando a pizza "amorenar" ou dourar...

4- Os finalmentes

Com vinho tinto, claro, servida com folhas de alface crespa respingadas com "aceto" e companhia. Curta a companhia. Arriba a saia, depois acoitem-se!!!!

Ah... Pode fazer do seu jeito, trocar ingredientes, de companhia...

Rui Rodrigues

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

em lombo de vaca leiteira de Miami a S. Francisco

em lombo de vaca leiteira de Miami a S. Francisco

1- A maré dos enrabichados em verso

Aqui ainda aparvalhado
Em minha gruta no Bom Fim,
Diviso povo deslumbrado
Cheio de amores mas não de mim
___

Tudo por causa de gente airada,
Perdida num mundo já sem sentido
Musos e musas da pá virada,
Onde quebrar protocolos já não rima
___

Como foguetes ogivais sobre o Japão,
Bandidos premiados com salários de presidiários,
Políticos roubando legalmente nosso pão,
O mundo dirigido por salafrários, de altos salários.
____

Se eu soubesse escrever versos,
modernos, liberais e libertinos,
Mandaria todos esses políticos perversos,
Pra uma Guantánamo destinada só a cretinos.
____
Pra que vejam em que suruba politica vocês nos meteram,
Que até eu, anti-corrupto de carteirinha,
Desejo pena de corte de mão
Pra essa gente mesquinha

E que desça a guilhotina
Pra quem recebe propina
Seja da direita, da esquerda
Ou do Clube da Esquina.

2- Constatramento de contrastação

Agora somos 207 milhões de habitantes, mais um milhão e meio que ano passado. Os recém-nascidos estão todos desempregados. Dirão os cretinos de Fufucagem, como moda de modificar: Os natos ainda vivos são os culpados do desemprego no Brasil.

3- Viagem em lombo de vaca leiteira de Miami a S. Francisco

Fui fazer um café... Depois pinguei. Não é qualquer um que viaja de Miami a S.Francisco no lombo de uma vaca leiteira de fartos e redondos uberes, com aquelas veias salientes, que dá vontade de cair de boca e chamar de mamãe. Não, meus amigos e minhas amigas, a coisa pior que existe é uma esculhambação só porque se chegou a presidente da Câmara, que pressupõe experiência e conhecimento, aos 28 anos, ainda com os cueiros suados e molhados por sentar na zona do agrião do Maranhão. Esculhambação só por isso, não. Tem que ser por algo mais que ainda vai fazer. Sim amigos e amigas, todos sabemos que algo ainda vai fazer para merecer tal posto mais por privilégios que por méritos.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Continuo a tomar meu cafezinho pensador enquanto vejo o caminhar da vaca. Pelo andar da vaca vai pro brejo, do couro se fazem maletas, do leite queijo de tretas... Quem mamou em uberes de animais foram os irmãos que fundaram Roma, Rômulo e Remo, uma loba. Aqui as tetas são de vacas ainda gordas. Perguntem pro Meirelles enquanto ainda é tesoureiro.

Isto é coisa séria, não é nenhuma fufuca de fofoqueiro não...
Rui Rodrigues 

terça-feira, 29 de agosto de 2017

A China gira à volta de quê?

Nas fotos, Albert Einstein e Kurt Gödel, um austríaco matemático que olhava o céu como olhamos, e via uma catrefada de estrelas, planetas e outros corpos celestes, todos "girando" em torno de alguma coisa e sempre em torno de si mesmos. E num átomo até elétrons giram em torno do núcleo e em torno de si mesmos.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, árvore, atividades ao ar livre e natureza

Então usou a matemática e a colocou a serviço da física, dedicando o resto da vida para verificar se realmente o Universo também girava. Einstein embarcou na onda dele e dedicou muitas horas de cálculo a esse assunto, até que chegou a uma conclusão: Se Gödel estivesse correto, poderíamos chegar da China antes de termos saído pra lá, mas isso só seria possível se tivéssemos ido à China.... Alguém distraído no aeroporto vendo-nos chegar, poderia achar que estávamos chegando de qualquer lugar...

Matematicamente falando, Temer não tem a minima ideia de onde fica a China, mas veremos que ele vai voltar sem sabermos para que foi.... Assim meio " tipo Dilma"

A China gira como qualquer pais em volta do eixo da Terra, o Brasil está parado, e Temer "boiando"

Rui Rodrigues

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Diáspora para a Lua





Imagem relacionadaEntão, do nevoeiro que mais parecia fumaça de mata ardendo, escuto o barulho pesado de pistões batendo pino e apareceram-me o Rubirosa e o Berenício num carro de motor a lenha resfolegando fumaças de histórias de Hollywood num tempo em que animais falavam. Tinham bigodes que mais pareciam duas virgulas apontando pra cada orelha, um cachecol de lã tricotado, um capacete de couro de aviador, e mesmo parado o carro resfolegava como uma locomotiva American espantando bisões na pradaria. 
- Prepara as malas e vamos embora (disseram-me com semblante circunspecto, rugas na testa, olhos franzidos pelas sobrancelhas)
- Pra onde?
- Não sabemos. É isso que queremos descobrir... Te explicamos pelo caminho.
Arrumei as malas que era uma só, e o carro alçou voo. A carripana voava, suportada por asas de lona parecidas com as de morcego. Eu deveria estar sonhando. Berenício era mudo. Foi o Rubirosa que me gritou do banco da frente:
- Sabes o que é aquilo ali embaixo?
- Não... Mas está tudo destroçado. Uma cidade inteira...
Resultado de imagem para londres vista do alto

- Damasco, Síria... Uma diáspora. Todo mundo abandonando o pais.
- E ali? (perguntei quando vi uma cidade que reconheci logo). Porque aquela gente sai da cidade?
- Londres... Com o Brexit, os ingleses estão saindo da cidade.
E assim fomos passando por Portugal, pela Sérvia, Espanha... Ao redor do mundo todos que podiam estavam saindo de seus países. Mas para onde estariam indo

Depois de darmos voltas ao redor do mundo não chegamos a conclusão nenhuma. O povo não tinha pra onde ir num planeta esférico com algumas borbulhas vulcânicas, umas poças d'água muitas poluídas, e uns filetes que parecem de água, mas não deve ser porque água é inodora e transparente. Andavam de um lado para o outro do planeta procurando cada um o que mais lhe interessava. Alguns queriam mais dinheiro, outros pessoas interessadas na responsabilidade de criar e viver em família, outros queriam paz e tranquilidade, outros simplesmente comer nem que para isso tivessem que trabalhar. O dinheiro do  mundo desaparecera para esconderijos tão bem guardados, que se alguém disser que tem mapa de tesouro, pode acreditar que é mentira.

Resultado de imagem para terra de canaã

Nessa noite começamos a trabalhar num novo motor que nos levasse para a Lua. Tínhamos que arranjar mulheres dispostas a transar só conosco (cada uma com o seu)e que quisessem viver no mundo da Lua. Não havia mais nenhuma terra de Canaã na Terra.

Rui Rodrigues

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Rio, previsão do tempo.


Resultado de imagem para praia arpoador
Previsão do tempo é uma coisa, "constatação do tempo" é o que vemos na TV entre propagandas de ejaculação precoce e surpreender idosos de 107 anos de idade:
Depois que a frente fria espampanante caiu de boca na intimidade do mar, formaram-se ondas de gozo que saíram no tapa batendo em tudo que eram costas não importando se eram geográficas, de surfistas ou de banhistas... Agora no Arpoador o pessoal se pergunta onde está o Sol sem perceber que o Sol sempre "está", as nuvens é que atrapalham. Chove chuva, chove sem parar, por favor chuva ruim não molha meu amor assim, se bem que quem anda na chuva é pra se molhar e ela gosta... Chega em casa toda molhada, a roupa colada no corpo mostrando que não raspa a perseguida nem usa calcinha, mas o meu amor é tão grande que começamos ali mesmo no corredor sem ligar praquele perfume masculino Santos Dumont com que chegou impregnada e eu não uso.

Fez-me lembrar "dançando na chuva" e "guarda-chuvas do amor", mas do jeito que a coisa anda, tudo desandado, o Gene Kelly morreria de pneumonia por falta de antibióticos no SUS, a Catherine Deneuve chegaria em casa com o guarda-chuva todo furado por rajadas de balas, e o câmera-man seria levado por uma onda que se elevaria , enlevada, acima do elevado do show-Joá, cada macaco em seu galho, show-Joá, queremos melhorar este lugar....

17 graus no Rio, 12 graus aqui na praia, 50 negativos em meu coração carioca!

Há coisas que arrebentam mais que ondas, que bocas de balão! Qualquer netinha de três anos vai perguntar o que é ejaculação precoce... Deixe que os avós respondam... Os tempos andam quentes, o tempo anda frio e chuvoso. Até o sol se esconde.

Rui Rodrigues

domingo, 20 de agosto de 2017

Pontapés no vento. Socos no ar.



Imagem relacionada

Um dos maiores erros cometidos por conta da ignorância é acharmos que "eles", os romanos invasores, hititas, egípcios, assirios, os bárbaros, os ingleses, franceses, portugueses, espanhóis, italianos, holandeses, belgas, americanos, japoneses, alemães, "nos invadiram", "nos comeram as mulheres", "nos escravizaram" e "nos roubaram" tudo...Como se o ideal humano fosse um rio, uma tribo sem rei, sexo comunitário gratuito, e eles mesmos já não tivessem sido invadidos, comidos, roubados, escravizados, .O mundo vem mudando e vai mudar mais sem regredir, mas o discurso para angariar dinheiro grátis continua o mesmo, não importa se estudou história ou não, e vivem bem, cercados de luxo e luxuria, de um progresso derivado de aprendizado e auto-correção que não querem ter de aprender porque teriam de trabalhar.
Os que trabalhamos precisamos aprender!
Os outros podem falar besteiras...
Não é pelos 20 centavos.
É que enquanto houver miséria, haverá miseráveis que apesar de ignorantes ficam ricos vendendo esperança, mulheres e crianças: Arrumam-se, perfumam-se, aprendem a falar mesmo não sabendo fazer contas ou escrever direito, decoram texto representam papeis do que não fazem, mas dizem que são.
Quem aprendeu passou mais uma fase da evolução humana.
Aprendemos a dissimular, aprendemos as artes da representação.
Qualquer um pode ser artista. Basta ter um papel, um diretor, um endinheirado para lhe pagar. Nem que seja o Estado, a Igreja, alguém da classe mídia ou da classe média.

Alguns desses emanados atropelam gente inocente em calçadas, esfaqueiam transeuntes, explodem-se para matar, degolam aos montes com pompa e circunspecção. Outros usurpam o poder dizendo que o povo que manda. Outros são apenas artistas de boa pinta. Também há quem cheire e fique irritado e destrambelhado pensando que chegou ao topo dos "tops".

(E ao dizer estas coisas se perdem amigos, quando não se é um Fernando Pessoa, o que disse que o poeta é um fingidor, fingindo ser dor a dor que deveras sente)

Rui Rodrigues

sábado, 19 de agosto de 2017

Besteirol da ficção insoniosa


Resultado de imagem para insoniaDelivery sono

O sono não vinha. Estava atrasado. Não se pode ligar para um numero e encomendar dois litros de sono, ou um desmaio, ou para os viciados um coma induzido pra dormir e descansar tranquilamente como criancinha em colo de mamãe, bem perto do peito de onde jorrava o leite, que o mel era do vidrinho. Nos tempos em que fumava, talvez arriscasse um baseado, mas já não fumo, e da ultima vez que fumei, a erva do diabo deu onda ruim, e o diabo apareceu: Saí voando da casa que não era minha, como quem foge augurando enorme pedregulho se abatendo sobre ela, e desaparecemos num táxi que nem me lembro pra onde fui.

Delivey ser 

Mas vim de algum lugar. Olhando através das brumas da insônia pode ver-se aquele mutirão de fantasmas esbranquiçados, de olhos fechados, ouvidos tamponados, boca costurada, dedos de osga, apertando botões num painel transparente onde se pode ver o brilho iluminado de complexo fluxograma. Distribuem "personalidades básicas" para seres nascentes, sejam sapiens ou "ignotiens". O restante da personalidade cada ser vai construindo na medida em que tem a oportunidade de continuar vivo. Todo dia, hora, minuto, segundo, é uma nova oportunidade de viver, evoluir. Cada reino tem sua central de distribuição.  

Delivery semente

Todos os reinos se baseiam no masculino e feminino, alguns mudam de acordo com a temperatura e a necessidade de reprodução, outros emitem cópias de si mesmos como se fossem máquinas copiadoras 3D copiando no tempo, boa parte precisa de vento para se misturarem, ou de outros seres, ou de hormônios que exigem sexo pra obter prazer. E aqueles seres operando o fluxograma e injetando "personalidades básicas" em cada ser nascente. Então, passei cuspe no dedo e virei a página de livro surreal, inexistente, para ver o que estava  escrito.

Delivery insônia    

Não havia nada escrito. Nem havia folha. Nem livro. Havia uma insônia que não havia sido pedida. Nem era insônia. Era uma troca periódica de horários desde o tempo em que virava 3 noites por semana no trabalho. Nada havia para tirar conclusões, porque não havia fluxogramas, nem seres distribuidores. Nem "personalidades básicas". Não há nada a não ser ilusões que duram em média cerca de noventa anos. Quantos já viveu? Aproveite. Insônias são excelentes pra pensar.

Rui Rodrigues

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Eu robot não Vitruviano.


Lembrando que temos muito com que ganhar dinheiro trabalhando: Cabeça, pernas, braços com mãos e dedos...O tronco, em principio, não era pra trabalhr. Era pra acolher o motor a combustão, o sistema de lubrificação, o escape, acomodar o computador no cabeçalho, articular os braços e as pernas, e proteger o compartimento da reprodução, mas por vezes também é posto a trabalhar para sobreviver.
O "Eu, robot" ... Eles mandam, e nos drogam, dopam, pelos ouvidos com sua propaganda, pelos olhos com suas pinturas e gravatas. Prometem-nos, fazem-nos versos, dizem que vão se corrigir, mas não somos nem mulheres de malandro, nem prostitutas de cafetão, nem gladiadores de lanistas, nem escravos de Feudos... E funcionamos. Nosso "eu" robô funciona, pensa, raciocina...

Eu gosto de escrever. Sempre gostei. Mudar o mundo só robô louco tem esse tipo de pretensão. Melhorá-lo ou piorá-lo nem Buda conseguiu, nem Maomé, nem Vishnu, nem Jota Cristo, Lenon ou Jota Quest. Imagina eu.... Eu robot....

Mas gosto de escrever. Espero que gostem de ler e que nenhum atentado politico, terrorista, ou corrupto nos atinja.... Temos que combater duramente os três. A bem não se resolvem atentados. O Homem Vitruviano de Marco Vitruvio Polião, ficou no passado. Era exemplo de "beleza" nas proporções, e chegou ao século XXI gordo de Hambúrgueres mostarda e ketchup e não resolveu fundamentalmente NADA. Ademais descobriu como fugir deste planeta num rabo de foguete. Eles vão fugir e nos largar no chiqueiro.

O órgão sexual do Vitruviano é geralmente pequeno, mas se compensa com carteiras recheadas. Felizmente nem sempre! 

Rui Rodrigues

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Migração com irracionalidade

As massas agem com irracionalidade.


Só num dia a Espanha resgatou 600 emigrantes. Até agora 3 vezes mais que em todo o ano passado. Isto vai acabar muito mal. Este planeta não tem reserva técnica de espaço como as represas de água têm o "volume morto". Parte de esquema montado ou de "migração espontânea" , o fato é que talvez estejamos vivendo os últimos dias alegres do ultimo período da história humana antes do advento do primeiro período da nova fase a que alguém sem importância e desconhecido dará nome como já deram a "idade média", "renascimento", "calcolitico"...



Isso nos pode levar a partirmos definitiva e urgentemente para outros planetas deixando 99% pra trás, ou a perecermos todos amarrados, agarrados, dividindo irmãmente o pouco que sobrar de razias, assaltos, ou de comiseração compartida sem empreendedorismo, porque por falta de segurança ninguém quer produzir nada porque lhe será roubado. A ter que se ser obrigado a produzir pelo Estado, melhor que se continue como está enquanto se produz de boa vontade.

O problema, que parece ser de sobrevivência, pode ser de suicídio coletivo. Essa nova fase a que se dará nome, pode ser a ultima da Sapiens

Rui Rodrigues

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Madeira- Havia uma arvore no meio da procissão.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza


Ilha da Madeira... "Tel
efonei" pra Deus hoje e esculhambei de vez.

- Deus ???
- Sim... Diz, meu filho...
- Essa hoje foi terrível... 13 mortos e 49 feridos na procissão...
- Aconteceu sim...
- Estavam numa procissão guiada por tua mãe Maria, e a árvore caiu.
- Maria é minha filha, não minha mãe. Trato todos por filhos. A árvore não empurrei não. Também não pedi a procissão.
- Mas tu comandas tudo na Terra, Vês tudo... Justo quando a procissão cantava em coro "Amem"... Com tanto motorista enfiando carro em cima de multidões, cai uma arvore em cima de fieis na Madeira....
- Não tenho nada que ver com isso. Os organizadores da procissão sabiam que a árvore estava condenada e com problemas... Pergunta a eles. A Deus o que é de Deus, e aos Organizadores o que é deles. Eles sabiam que se alguém se encostasse nela podia tombar.
- Mas "a vontade de deus" onde que se...

(E desligou. Ele controla as comunicações quando não tem respostas para absurdos. Sempre foi assim)

Presbíteros, Angostura e rombos


Nenhum texto alternativo automático disponível.
Bom dia, pingando decepção de rombos...

Bom dia meus amigos e minhas amigas... Hoje amanheci como amanhecem os lagartos pequenos e os grandes, incluindo lagartixas e jacarés, levantando a cabeça, sempre, buscando o sol pra me aquecer, dar energia, mas sem comer ninguém, como jacaré velho, ou comer mosca como lagartixa de parede. Foi logo ao levantar a cabeça, que me dei conta de estar num enorme túnel vertical, sem luz alguma no final, fugindo de uma carga de arrombados rombudos com ninhos de minhoca nas corcovas melequentas, carregando maletas que esgrimem como armas, guardados por forçados armados cientes de defender os princípios que chegaram aos fins.

Longe de ter tomado drogas para ter tal visão, mas quase eletrocutado pela realidade que nos chega aos miolos em quentes raios de microondas cheias de bites carnívoros cheios de noticias de assaltos, rombos e políticos empreendedores de verbas da união... A união, meus ambíguos e minhas amídalas, é deles... Eles que estão unidos e têm energia. Nós temos sangue de minhoca em corpo de lagartixa letárgica sem dentes.

Vergonha de nós.

Pum!
Resultado de imagem para brasileiras em conventos portuguesesO presbitério e o convento

Entre o presbitério e o convento não havia túnel. As idas e vindas tinham que ser feitas durante o dia ou pela calada da noite, mas, não por sorte, as freiras tinham uniformes que as cobriam completamente. E os presbíteros e frades também. Foi assim que Joana se tornou papisa ali pelos idos dos anos 880 ocupando o trono papal entre o reinado do papa Leão IV e Bento III. Descobriram que o papa era mulher por entrar em trabalhos de parto durante uma procissão numa rua estreita entre o Coliseu de Roma e a Igreja de S. Clemente. Claro que se transava e ainda se deve transar, mas longe dos olhos, longe do coração o que significa que o que os olhos não veem, o coração não sente... Muito mais tarde, entre 1.500 e 1.900, os pais de mulheres no Brasil mandariam suas filhas para conventos em Portugal. Casadas com Deus, Deus deve ter passado bons momentos. Muçulmanos, dizem, só têm virgens no paraíso. Sete, dizem... Querem que se acredite que este mundo é como querem que o vejamos e acreditemos. Costumavam dizer: Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço. E o diziam com uma convicção de Jesus Cristo ao caminhar sobre as águas. Foram os apóstolos que disseram. Dizem também que no templo de Valdomiro e de Macedo se operam milagres. Este mundo é um mercado onde se vende de tudo. Quem não entenda do riscado, acredita no vendedor, e acaba comprando tecido que encolhe e desbota na lavagem. Ou falsa Angostura.





Cronica de Angostura

Resultado de imagem para angosturaAngostura é um "bitter", uma bebida amarga nascida na Venezuela para ser usada em alguns pratos, ou adicionada a outras bebidas. Tempos de pirataria braba. Bons puristas de hoje tragam o bitter puro sem misturar para não estragar as outras bebidas. Acho que uma garrafa dura uns 10 anos na prateleira e normalmente acaba sendo jogada fora porque todo mundo acha que o conteúdo azedou, estragou. Perdi um amigo potencial porque juntou Angostura no meu Porto e achei que estava de gozação comigo. A Venezuela começou a ficar famosa quando a OPEP ainda subia os preços do petróleo a seu exclusivo prazer. Era uma organização de gente muito inteligente porque previram que o petróleo seria um vilão, que as fontes de energia renováveis substituiriam o óleo cru. Só Hugo Chávez e Maduro não perceberam isso e continuaram vendendo petróleo a preço de banana. Lula da Silva encheu os bolsos dele e dos amigos. E os antes dele e os depois dele. Hoje a Venezuela fica famosa por causa do tal Maduro, mais carente de miolos que uma porta, mais ignorante que minhoca seca, mais irritante que camarão alérgico. Do seco! E  muito amargo... Angostura de dar gastura.

Rui Rodrigues

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Ensaio sobre as monarquias dos reinos da Terra


Resultado de imagem para os reis da idade media


Venham comigo pra aula das coisas que se precisa saber mas que têm respostas diferentes no ENEM, Por exemplo:
- O que é uma monarquia?
- Monarquia é um sistema de governar um povo baseada na crença que um grupo de pessoas (os reinantes)que não querem trabalhar no pesado têm sabedoria e tempo disponível para garantir aos outros cidadãos uma vida tranquila pra poderem produzir em paz para o reino. Todos esperam o progresso do reino.
- Como funciona uma monarquia?
- Um sujeito que se dizia descendente dos deuses, lá no passado antes de Jesus Cristo, disse que era descendente de Deus e tomou o poder com a ajuda dos sacerdotes que os benziam. Intitulou-se "Rei". Em paga os reis distribuíam parte dos impostos com os sacerdotes. Como símbolos os reis usavam coroas e bastões. O primeiro rei pegou o que tinha mais à mão, um penico, mandou cobrir de ouro muito bem trabalhado, mandou entalhar joias e enfiou na cabeça. Para adereço de mão, um cajado de pau nauseabundo com que costumava enxotar os animais do palácio e as meretrizes fidalgas que sempre lhe pediam umas terras antes de cada boquete. As esposas do reis eram lulas: Não viam nada, não sabiam de nada, mas usufruíam dos tripalácios de primavera, verão e inverno. No outono tiravam férias dos reis.
- Porque há tão poucas monarquias atualmente?

Resultado de imagem para os reis da idade media


-  Porque os fidalgos, os nobres que tinham terras e os grandes produtores e comerciantes e banqueiros começaram a trocar favores por cargos e "financiamentos", de tal modo que pelos idos de 1900 havia mais gente querendo não ter que trabalhar, mas participar das delicias do poder, surgiu a febre da republica dando a possibilidade de qualquer um poder vir a ser Rei e não apenas os filhos de Deus.. Até Jesus Cristo, filho de Maria e de José usou esse estratagema. Veio como filho do "homem", o "cara", pra reinar sobre o Império dos romanos... A republica aumentou enormemente a despesa do Estado, por causa da quantidade imensa de gente em cabide de empregos com uma sede de poder e uma ambição muito maiores que as do Marquês de Pombal, o Sebastião e Melo, que era muito mais rico que o rei D. José I e ficou ainda mais depois que mandou julgar, queimar e perseguir judeus.
- E qual o futuro da República?
- O comunismo... O futuro da República é o comunismo do futuro, ou seja, todo o povo com empregos no governo, um cajado para defender-se dos ladrões de migalhas, um penico velho como prato porque todas as fábricas no reino fecharam, comem-se as baratas e ratos que sobrarem. Crus, por falta de petróleo, fósforos e isqueiros. Acabar com o trabalho parece ser o grande objetivo da humanidade. Aos comunistas o mundo, aos porcos as batatas, se alguém as quiser então produzir gratuitamente como as produziram os escravos de todos os séculos.


Rui Rodrigues  

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Passeando no tempo, uma cruzada

Passeando no tempo



Tenho excelente memória. Ali pelos anos 60, a Tijuca cheirava diferente de Botafogo, Leblon, o cheiro de gasolina só se percebia no Santos Dumont e no Galeão, e em postos de abastecimento. A policia circulava de noite. As crianças em idade escolar usavam uniforme e nem por sombras se escutavam cancões dizendo que estavam sarrando lentamente. Nem pensar. O progresso depende do sentido em que vamos. Se formos para trás, para a barbárie, a baderna, será um retrocesso. Imagine-se ver criancinhas transando na tela porque é "contestador", bota as pessoas para discutir o assunto, dá IBOPE, vende o produto.... Tal e qual governos corruptos que poem o destino da nação na mão de marqueteiros e "filósofos políticos" : - que você acha (perguntam-lhes, aos marqueteiros e psicofilósofos):
- O aumento de impostos passa ou não passa???
(E saem por ai falando pelos cotovelos, escrevendo novelas, publicando propagandas, rejeitando juízes, distribuindo riquezas que nos deixam pobres, tentando arranjar mais riquezas para distribuir pelas chefias).



Uma grande cruzada

Tenho excelente memória a curto e médio prazos. Arrisco a dizer que tenho excelente memória a longo prazo, e que devo ser deficiente em inteligência, contra todas as evidências que o tempo me demonstrou. Isto por enfiar quase todos os problemas da humanidade num mesmo saco e ao retirá-los um a um, para análise, verificar que são todos iguais. Não vejo diferenças fundamentais entre a "problemática" entre negros e brancos e entre ricos e pobres, entre nazistas e comunistas, cristãos e muçulmanos, nazistas e judeus, sulistas e nortistas, árabes e judeus, machistas e feministas, eruditos e ignorantes, fundamentalistas e progressistas, orientais e ocidentais, norte-coreanos e americanos, monarquistas e liberais, bandidos e cidadãos, políticos nacionais e cidadãos nacionais. Se Marte estivesse colonizada, haveria uma guerra neste momento pela independência marciana. É disto que se trata, exatamente, quando se fala destes problemas a que damos nomes diferentes sem percebermos que o vírus é o mesmo. Queremos "independência" de grupos com os quais nos identificamos. Por vezes dentro da mesma família, quando se trata, por exemplo, de uma herança.

Já foi entre Aliados contra o Eixo, Aliados contra Napoleão, romanos contra bárbaros... Hoje é de cidadãos contra corruptos, unindo sulistas a nortistas, brancos a negros, homens a mulheres, armados a civis, uma verdadeira cruzada onde não se pode deixar passar nada, nem com "juízes" do STF, "indicados" por indiciados.



Rui Rodrigues

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Estátuas e medalhas




Vamos ver se consigo me explicar:

Earl Haig foi comandante famoso do exército britânico. Não me lembro porquê,mas não foi por roubar nem por ser corrupto. Em 1914-1918, desenrolou-se a primeira grande guerra mundial por causa do assassinato de um arquiduque. Já mataram reis e rainhas, cônsules e presidentes, já soltaram foguetes intercontinentais e nem por isso houve guerras mundiais. Guerras só as há quando as querem, mas o fato é que durante essa guerra resolveram transportar a estátua do famoso general pelas ruas de Londres. Aproveitando que estamos falando de guerras, Londres já se chamou Londinium quando foi fundada pelos Romanos ali mesmo, onde está até hoje, no século primeiro depois de Cristo. Mas mudando de assunto, para ver se consigo me explicar, ninguém se lembra do tal comandante nem que sua estátua foi transportada pelas ruas de Londres. O motorista da carripana já morreu. Se rodarmos este mundo perguntando se alguém sabe o que seja a foto, ou se lembra, a resposta será não, exceto pelas turmas de ciências militares do Reino Unido e um ou outro bem dotado de memória que tenha lido sobre a primeira guerra mundial!

O tempo, que atravessamos enquanto vivos, por mares montanhas cidades estrelas e panetas, é como o nevoeiro da fotografia de Londres: Num dia entre 1914 e 1918 enquanto o general desfila em estátua sem nada ver como se estivesse definitiva e irremediavelmente, morto! Mas quando o nevoeiro passa e vamos na janela, já estamos em 2017 e ninguém se lembra do passado, a paisagem é outra, mas teimamos em dizer que o mundo é o mesmo. Ora, se para um comandante da estirpe de Earl Haig, ninguém se lembra, imagine de mim, de você, Lula, Dilma,Temer, Aécio, esses corruptos do Senado, da Câmara.... Por melhores ou piores que sejamos em vida. Mas não vamos muito longe, nem a Londres ou na Flandres, revisitar a batalha do Somme. Vamos ali mesmo, aos cofres públicos. Abrimo-los e o que vemos ??? Um nevoeiro...Uma névoa como cortina de fumaça... Agora, se lhes perguntardes, dir-vos-ão que merecem estátuas, medalhas no peito, gorda maquia de aposentadoria por serviços prestados. Haig, sim, esse mereceu! A Pátria primeiro, sempre.


Rui Rodrigues

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Descansa em paz, meu amigo...


Nenhum texto alternativo automático disponível.Quando cheguei ao Brasil conheci o cunhado do dono de uma sapataria em frente da alfaiataria de meu pai. Ele era sócio do cunhado. Ele tinha uma Aero Wilys azul e eu andava a pe e em transportes públicos. Fizemos amizade, namoramos duas irmãs, ele casou com uma e eu não. Nunca deixamos de ser amigos. A vida nos separou, e voltou a juntar-nos num condomínio da Tijuca por um par de anos, tremenda coincidência. Os tempos que passamos juntos, o lufa-lufa de construir famílias, os ventos da vida que nos empurram, fazem parte de minhas melhores memórias, que não sei o que fazer com elas, porque me parece que memorias também morrem... Basta sair por ai fazendo perguntas...

Em 2015 ainda nos vimos e comprei-lhe dois pares de sapatos que ainda tenho, mas nem uso porque deixei de usar ternos...

Descansa em paz, meu grande amigo, Manuel Pinho Santos, desde os tempos em que nossos pais ainda eram vivos... Somos daqueles poucos que têm tudo para se orgulhar, nada para execrar!

Rui Rodrigues

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Canta, bananinha, canta


Resultado de imagem para bananas na gaiola
- Sabeis que santos da porta não fazem milagres, mas continuais a não imitar a sua santidade, a recusar segui-los, apesar de santos, para não vos sentirdes rejeitados, e principalmente por sentimento de inveja porque não sabeis fazer milagres nem melhor nem pior que os deles que nem o fazem. Sentem-se melhor dizer que não servem para fazer milagres em casa. 

Foi o que disseram os que vieram com novo deus a respeito dos Lares, dos Manes e dos Penates a quem se imploravam milagres em vão... 

Mas isso foi ali pelo grande lago romano e há menos de dois mil anos... Agora continuam a não fazer milagres. E pra não fazer milagres, qualquer deus serve, principalmente os que não existem ou não são considerados. Assim como "as uvas ainda estão verdes", da raposa.

Um dia aparece um deus que destrói o mundo que outro deus fez. Mas ninguém acredita que seja por aqui... Fica tão longe o lago romano que nem é mais lago nem mais romano... E dirão alguns descrentes das evidências:

- De que milagres fala esse, que parece admoestar-nos ?
- Acaso é homem de Cesar, de Iavé, ou de fé ? Quem sabe um pro-feta, um anti-feta?
- Já viram em que moeda tem esfinge?
- Em nenhuma. É um impostor! Vi-o ontem na caverna 705 do condomínio do Mar Desmaiado.
- Atirai-lhe pedras então, atê que a ânima se lhe extinga.
- Dizem que fez milagres em terras longínquas.
- Então alimentem-no e deem-lhe um templo. E tempo...Quem sabe nos faz milagres também...

E assim apareceu Maduro, Chávez, Lula, Dilma, Temer, Aécio, juízes de Toga, dizimistas e pixulequistas, Lenines, Maoistas, e terroristas urbanos, opistas do povo, belzebus de toga, prefeitos imperfeitos, heroínas mediáticas...

E as caixinhas eletrônicas de contar votos programados e eleger lares, Manes e penates. E pra quem achar que isto não tem sentido, basta ter fé: Colocar uma banana numa gaiola e esperar que ela cante

Dos velhinhos gagás, Dornelles pediu dinheiro, Pezão baixou ao hospital SPA, Temer vai liberar, Meirelles assina o cheque, maleteiros-boy voam pela cidade de aves de rapina esvoaçantes como em filmes soturnos de Batman.

Canta, bananinha, canta que frei Crivella vai milagrar...
Canta, bananinha, canta pro Brasil inteiro não chorar.

Rui Rodrigues