Pesquisar este blog

domingo, 16 de março de 2014

Ucrânia – Crimeia por Guantánamo?

Ucrânia – Crimeia por Guantánamo?
... E histórias sempre se repetem. O que muda é a “paisagem”.


Convido quem estiver interessado em verificar como começaram a primeira e a segunda guerra mundial, e o que aconteceu na crise dos mísseis entre Cuba e os EUA[i].


Na primeira guerra mundial, 1914-1918, com Lloyd George à frente do governo britânico, ainda a maior potência colonial da época, Inglaterra, França, EUA, viram a Alemanha do Kaiser Guilherme e de Bismark se armar com pesadas naves de guerra, manobras militares, e atitudes diplomáticas agressivas. Não quiseram admitir a possibilidade de uma guerra mundial. Quando em Sarajevo assassinaram o Arquiduque Francisco do Império Austro-Húngaro, simpático à Alemanha de Bismark e do Kaiser. A Alemanha invade a Bélgica para atacar a França. Problemas de mobilização atrasada por parte da França, Inglaterra e mais tarde EUA, permitiram à Alemanha sonhar em atacar a Rússia.  Em 1917 a Rússia se retirou da guerra por causa da revolução comunista de outubro. Foi durante a guerra que as potências que lutavam contra a Alemanha e o Império austro-húngaro foram recuperando o tempo perdido. A democracia é lenta...


Na segunda guerra mundial, 1939-1845, Hitler deu demonstrações de que se estava armando e fazendo manobras militares, além de construir navios de guerra poderosos e testar aviões de combate. Sua política externa endureceu. Só após invadir a Polônia as potências ocidentais se uniram para dar-lhe combate, mas já tinha invadido a França e a Holanda quando começaram a ser enfrentados. Os EUA entraram muito atrasados na guerra, em 1942. A democracia é lenta...

Porém, entre tantas guerras que acontecem dois outros conflitos que não alcançaram o nível de envolvimento “mundial” merecem atenção: A guerra da Crimeia, 1854-1856 e a crise dos Mísseis, cuja tensão internacional durou 13 dias em Outubro de 1967.


A guerra da Crimeia se iniciou com a Rússia invadindo a Moldávia e a Valáquia (na atual Romênia) que pertenciam ao Império Otomano que incluía a atual Turquia, a pretexto de defender os lugares santos dos Cristãos. Na verdade o Czar Nicolau queria aumentar sua influência nas Balcãs, uma passagem de sua frota pela península da Crimeia, de onde sairia do Bósforo e do Mar negro para o mar Mediterrâneo. Isto não interessava ao Império Britânico. A Rússia foi derrotada por uma coligação e ficou proibida de ter frota no Mar Negro pelo tratado de Paris.

A crise dos misseis foi uma – aparentemente- uma besteira fenomenal da política externa russa acreditando que estava à frente da corrida espacial (1967) e que em breve dominaria o mundo com sua política comunista. Mandou misseis com ogivas que poderiam ser municiadas com bombas atômicas para Cuba a pretexto de defender a ilha de Fidel Castro de uma possível invasão norte-americana. O acordo entre Rússia e EUA chegou a bom termo com uma troca: Os EUA retiravam seus mísseis da Turquia e a Rússia os seus de Cuba. Vistas bem as coisas, não houve besteira alguma: A Rússia saiu em vantagem com a retirada dos mísseis da Turquia. E talvez nunca fosse sua intenção deixar misseis nucleares numa ilha sobre a qual não tinha controle a menos que ocupasse a ilha com forças suficientes. Fidel não era pessoa na qual pudessem confiar e daí a tomar os mísseis e jogá-los sobre os EUA era um passo para uma guerra mundial.

Será a crise da Crimeia uma retomada de algum plano do tempo da guerra fria, quando Putin chegou a ser o chefe supremo da terrível polícia política russa a KGB?

Se atentarmos para alguns fatos, talvez não seja uma opção para jogar fora. Recentemente a Rússia tomou conta de boa parte da Geórgia sob os olhares coniventes do Ocidente, fez acordos com a Síria para a construção de um porto, e pretende construir outro na Venezuela. O Brasil construiu um para Cuba – aparentemente a fundo perdido porque Cuba não tem dinheiro para pagar a conta – e terá incitado e apoia um movimento separatista da Crimeia que faz parte da Ucrânia. Estará a Rússia num processo expansionista de influência, chegando mais perto a cada dia das terras da América do Norte?


Quando patriotas foram para as ruas de Kiev contra a posição de um primeiro ministro que sem fazer plebiscito resolveu desprezar a aproximação da Ucrânia com a União Europeia, declarando que se aproximaria da Rússia, o governo russo viu uma grande oportunidade de influir na península da Crimeia e garantir a passagem de sua frota naval do Bósforo e do Mar Negro, dando-lhe passagem para o Mar Mediterrâneo. Acabou por provocar uma secessão ucraniana muito parecida com a anexação da Áustria à Alemanha de Hitler e mais recentemente de uma parte da Geórgia à Rússia.  Exatamente como em 1864 ao desejar anexar a Crimeia. Por outro lado, como abrir mão desta passagem se está abrindo portos em zona de influência tradicional norte-americana? Somos levados a pensar, face à experiência histórica, se a Rússia pretende negociar algo com o mundo ocidental, ou se pretende realmente enfrentar o ocidente e só a anexação da Crimeia lhe atende os desejos. 



Há algo que devemos ainda ter em mente: Em 1929 houve uma crise econômico-financeira de amplitude mundial que concorreu para o inicio da segunda guerra mundial. Tivemos uma crise idêntica em 2008 e ainda não saímos dela. Muitos países se encontram em crise. Nestas épocas os ânimos da política internacional andam mais exaltados, o dedo treme acariciando o gatilho. 



E o ocidente, democrático, costuma demorar muito a tomar decisões... Por isso não será de estranhar se houver mais um acordo com ou sem mais uma guerra, esta também mundial.


A surpresa será, em havendo acordo, o que a Rússia colocará no prato da balança contra a anexação da Crimeia: Será a base de Guantánamo em Cuba, ou o que sobrou da Geórgia? Não se sabe o que se passa nas cabeças do governo russo, mas porque não? 

® Rui Rodrigues  

domingo, 9 de março de 2014

A benéfica modorra “patogênica”.

A benéfica modorra “patogênica”.




Modorra é aquela preguiça que todos nós conhecemos, é a vontade de “descansar” o raciocínio, de dar uma pausa, um tempo, o ato de pensar por vezes é tão difícil que gera ansiedades, dá ânsias de vômito, crianças fogem da escola, gente estressada grita gesticula e xinga porque não quer “discutir a relação”. E quando se trata de ter que entrar por um raciocínio com visão tridimensional, então isso já não é para qualquer um ou uma: É necessário um desenvolvimento de sinapses de tal ordem que apenas uma pequena porcentagem de alunos de engenharia consegue terminar o curso no tempo previsto de quatro a cinco anos. Nossa humanidade, nossa constituição física e mental não é de um “deus”. Para sobreviver somos obrigados a evoluir e só evoluímos mentalmente descoberta a descoberta. É-nos impossível dar “saltos” no conhecimento. Sofremos de preguiça mental hereditária. Por isso se hoje houvesse uma catástrofe meteórica, mesmo que tivéssemos um prazo de 10 anos para nos safarmos deste planeta, talvez ninguém escapasse. Não tivemos tempo “ainda” de processar nossos neurônios de forma a podermos transformar em técnica acessível a todos os nossos conhecimentos já adquiridos. Gastamos nossas disponibilidades em muitas outras atividades e com equipamentos que vamos classificando como “prioritários”. Mas até na classificação temos que evoluir. Há indícios de que estamos no caminho errado.

Parece que temos evoluído mais ou menos assim:



Não podemos “adivinhar” o que desconhecemos. O que podemos e temos feito é seguir uma sequência lógica que nos permite evoluir ao longo de descobertas. Quando se descobriu o uso da roda há cerca de 10.000 anos atrás, não poderíamos imaginar sequer a possibilidade da construção de um motor de automóvel, e muito menos imaginar este tipo de veículo. O máximo que pudemos imaginar foi um profeta sendo levado aos céus por uma carruagem de fogo que podia voar graças á intervenção divina, coisa que os romanos também fizeram em terras do Oriente Médio onde existia um templo em que um “deus” de cobre dirigindo uma carruagem era elevado aos céus através de uma engrenagem hidráulica. No lusco fusco do templo, os fiéis enganados se admiravam de como um deus estátua conseguia subir aos céus. Por isso a roda foi sendo utilizada passo a passo em veículos de guerra atrelados a cavalos, em rodas de arado, em carroças de transporte, em manivelas hidráulicas, em mós de moinhos, acoplada ao leme de embarcações à vela para controlar os rumos.

Ficamos séculos olhando o vapor saindo de panelas, até que se descobrisse o uso do vapor para mover objetos. Daí à invenção de uma caixa com rodas movida a vapor a que chamamos de locomotiva, já não demorou tanto. Parece que o conhecimento é uma intrincada “malha de descobertas” [i] ocasionais ou mentalmente elaboradas com raciocínio e cálculos de tal forma complicada que nos dificulta a evolução do conhecimento.  Assim como se fosse um enorme fluxograma. Mas então descobrimos o lado bom dessa benéfica modorra patogênica: Se soubéssemos tudo sobre o Universo e seus mistérios, o que estaríamos fazendo aqui? Em férias? Pois que é perfeitamente viável que nossa lentidão e preguiça mental se destinem a dar-nos uma boa razão para vivermos: Trabalhar na construção de nossa própria sobrevivência como espécie. Sabemos hoje que se não trabalharmos com afinco, qualquer meteoro desgarrado que tenha uns cinco quilômetros de diâmetro médio pode acabar com a vida na Terra tal como a conhecemos. Sabemos também que por duas vezes isso já aconteceu por aqui, e que novas espécies tomaram conta de nosso planeta e a herdaram.


Herdamos a terra. É agora a nossa vez, e para sobrevivermos temos que evoluir muito e muito mais. Paradoxalmente parece que evoluímos em todos os ramos da ciência, sempre bem devagar, exceto em um deles que nos pode ser fatal, e neste estamos absolutamente parados no tempo. Não evoluímos absolutamente nada. Zero em evolução desde os primórdios de nossa existência há cerca de 4,5 milhões de anos.

A convivência pacífica.



Naqueles tempos uma guerra entre grupos poderia eliminar a existência de um deles e acabar com sua transmissão de genes. Certamente perdemos muita carga genética e criamos uma cultura de sobrevivência do mais forte, o que tivesse maiores e melhores exércitos, mais força, mais inventiva para a descoberta de máquinas de guerra. Não mudamos absolutamente nada. Neste ponto, tanto homens quanto mulheres somos culpados. Mães sempre ensinaram os filhos a serem como os pais enquanto estes estavam ausentes na caça, na coleta de frutos e vegetais ou no trabalho da vida moderna, e as filhas iguais a elas para “servir” a família. Parte de nosso comportamento foi escrito por homens que se arvoraram em “tradutores” das palavras divinas de deuses que inventaram ou deficientemente descobriram [ii]. Não é de admirar que tenhamos sido nós, os homens a escrever tais livros, porque as mulheres eram fracas e estavam dominadas pelos homens. Começamos muito mal nossa “civilização”, ao darmos prioridade à força e não a dosarmos com a ponderação feminina.

O fato é que chegamos ao século XXI em meio a guerras, perigo de detonação de artefatos nucleares, repúblicas dominadas por presidentes que podem declarar guerra impunemente porque são os “chefes das forças armadas”... Já vimos muitos loucos na história deste planeta que declararam guerras e as perderam por completo como Napoleão, Hitler, por exemplo, e agora Putin da Rússia que invadiu a península da Crimeia que pertence à Ucrânia. Chegamos a ter a sensação que existe um gene muito especial em nossa humanidade destinado ao suicídio coletivo.



Precisamos descobri-lo e eliminá-lo. Seria uma pena exterminar uma humanidade tão simpática, alegre, evolutiva, que demonstra laivos de inteligência divina. Podemos até pensar que quanto menos evoluímos mais tempo durará a nossa existência como humanidade, mas estaríamos completamente equivocados. O que precisamos é aprender a conviver, mas para isso precisamos tirar todo o poder dos políticos que pensam apenas de acordo com a sua idiossincrasia, seus interesses, os interesses dos partidos que representam e esquecem a humanidade [iii].

Seremos mesmo tudo isso?

® Rui Rodrigues








[i] O Jogo eletrônico “Civilization” possui um breve e simplista fluxograma de evolução do conhecimento. Serve de base para ilustração.  
[ii] Eu mesmo acredito num Deus que criou nosso universo, mas a vida e as espécies são consequência de suas leis de formação de universos. O mais parecido é Javé (D’Us), mas é muito mais inteligente e poderoso do que consta nos livros sagrados. Não se arrepende do que proporcionou, não tem raivas, não tem nada de humano e não interfere em nada do que criou, porque uma vez criado o Universo que proporciona a vida, é autossuficiente e segue as leis estabelecidas na formação. É D’Us. São inúmeras as concepções de divindade que já apareceram na humanidade, e outro tanto que ainda persistem. Ou todas certas, ou todas equivocadas ou incompletas em sua concepção divina. Precisamos evoluir neste aspecto para que não se explorem os “pobres de espírito” de tal forma que por fé até podem acreditar em qualquer coisa que se lhes mostre como “deus”.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Faça seu vinho em casa... Receitas simples!

Faça seu vinho em casa... Receitas simples!


Viver bem, feliz, com tranquilidade, tem os seus segredos. Muitas coisas boas da vida aprendi com meu tio Miguel, irmão de meu pai. Minha tia, irmã de meu pai sempre foi muito estressada, meu pai muito ocupado com o trabalho, e embora meu tio sempre tenha sido preocupado com o trabalho, tal como meu pai, sempre tinha um tempo para ser feliz, viver com tranquilidade. Minha tia “postiça” Nilde, casada com o Miguel, faz-lhe companhia na vida como esposa, amante, companheira, um exemplo de casal que não consegui acompanhar. Um dia fui visita-los no Algarve lá pelo mês de setembro ou outubro. Tinham regressado de um passeio muito especial.


Nas épocas de colheita da azeitona e da uva, os cultivadores fazem a cata ou a vindima. No entanto sempre ficam restos de azeitonas e de uvas que amadureceram mais tarde e não compensa contratar gente para colher esses restos. Então, pessoas interessadas como meu tio, visitam essas quintas, essas propriedades, e se são amigos ou conhecidos dos proprietários, podem fazer a colheita do que seria desperdiçado. Era isso que tinham feito naquele dia. Ao jantar bebemos vinho caseiro “do meu tio”, excelente, encorpado, com sabor frutado, seco, taninos latentes, um grau alcoólico um pouco acima dos 11 graus, mas que me ficou na memória; Vinho saboroso e honesto!


Azeitonas no supermercado já vêm processadas e não servem para fazer azeite, como meu tio fez com as azeitonas que colheu e mandou esmagar em lagar de aluguel, mas podemos comprar uvas e fazer um bom vinho sem aditivos de sabor e adição de corantes feitos a martelo à venda em supermercados. Fazer vinho caseiro pode ser, além de uma boa diversão, um excelente prazer de acompanhar seus pratos feitos em casa para receber amigos. E garanto que não fica mais caro do que alguns dos vinhos que se encontram em prateleiras carregados de impostos que vão não se sabe para onde nem quem, talvez para Cuba, para a Venezuela... Mas certamente não para melhorar a vida dos brasileiros nestes últimos doze anos. Quanto aos pastores das igrejas que dizem que o vinho de Jesus não continha álcool sempre sobra o argumento que o vinho que se fazia naquela época era o mesmo do de Lot que viu suas partes pudendas desvendadas pelas filhas depois de ter bebido... O mesmo vinho de Salomão, de David, de Anás e de Caifás. Beba com moderação, mas aprecie cada gole. É dádiva de Deus, o Pai de Jesus, aquele que transformou água em vinho e não vinho em água!

Mãos à obra? Então vamos lá. É simples, um pouco trabalhoso, mas gratificante se tiver boa companhia. Experimente a receita simples. Se gostar, invista um pouco em equipamentos como os mostrados nos vídeos e poderá fazer vinhos muito e muito melhores. Porém lembre-se do seguinte:

·        Para fazer um litro de vinho precisará aproximadamente entre 1,3 e 1, 5 kg de uvas (depende do teor de suco das uvas). Para controlar a doçura do vinho, uvas muito maduras têm mais açúcar, uvas mais verdes, são mais ácidas. Para fazer cerca de 5 litros de vinho precisará entre 6,5 a 7,5 kg de uva.
·        Separe o engace dos bagos de uva antes de amassar. O engace estraga o vinho. O esmagamento da uva não deve ser um processo enérgico que triture a película, mas o suficiente para facilitar a extração do mosto.
·        A elaboração do vinho tinto requer obrigatoriamente a participação da película da uva (casca). A cor tinta do vinho é derivada da extração de tanino da casca. No caso do vinho branco, ao contrário, ele se distingue pela fermentação exclusiva do mosto, sem a película. 
·        Mantenha todos os recipientes esterilizados para que o vinho não se transforme em vinagre. Pode lavar os recipientes cuidadosamente e depois passar uma esponja absolutamente limpa (nova) embebida em álcool-gel.
·        Use preferencialmente levedura para fermentar o mosto (pode utilizar o fermento de pão sem maiores problemas na proporção de 20 gramas para cada 100 litros, ou nem use fermento. O mosto fermenta por si só). Só adicione açúcar se desejar que o vinho fique adocicado ou “suave”, já que nem todo o açúcar se transforma em álcool no processo.
·        Para dar sabor frutado ao vinho, adicione frutas secas a seu gosto, e até tabaco. O tabaco lhe dá um sabor muito especial.
·        Os recipientes fundamentais podem vê-los nos vídeos [i] aqui indicados.
·        NÃO LAVE AS UVAS.. Elas têm uma película esbranquiçada que é um fermento natural. No entanto retire manualmente teias de aranha, folhas, bagos verdes e material estranho contido nos cachos e bagos podres.   
  




1.     Receita simples (vinho à lavrador- Portugal)
Selecione as melhores uvas (as melhores castas e as mais maduras), separe os engaces, esmague-as com a ajuda de um esmagador manual ou com as próprias mãos e deixe fermentar por 8 dias em vasilhame limpo e adequado. Passados os 8 dias e o vinho ter fervido (fermentado) está pronto para se tirar para os tonéis feitos de madeira (carvalho ou castanho) ficando aí até perder o doce (acabar a fermentação). Por fim, quando deixar de fermentar – cerca de três a quatro meses depois -  retira-se o líquido filtrado e  muda-se para outro recipiente (pode ser um tonel ou um ‘Pipo”  ficando aí até ao consumo final.

2.     Outra forma de fazer vinho caseiro

Bom lembrar que nenhum vinho fica “exatamente” igual ao outro... Se gostar e fizer apenas um litro, não haverá mais “desse” e ficará apenas na lembrança. Para saber como processar de forma diferente, assista aos vídeos indicados no rodapé, mas lembre-se de NÃO ADICIONAR o açúcar – ou tanto açúcar - se deseja um vinho seco, que são sempre os melhores - mas lembre-se também de adicionar frutas secas e tabaco para lhe dar um sabor especial.

A meus tios Miguel e Nilde devo muito mais do que pensam, e os amo muito mais do que podem imaginar... São um exemplo de vida!. 

® Rui Rodrigues

Não foi nada fácil, mas Jesus ressuscitou [i]...

Não foi nada fácil, mas Jesus ressuscitou [i]...



Parece que os Evangelhos atribuídos a Marcos, Mateus e Lucas foram escritos pelos mesmos “monges copistas” que se escondiam nas catacumbas de Roma, porque os três começam por: “Logo após o nascer do sol no dia seguinte ao Sabbath...” e logo em seguida parecem “complementar-se” na informação de como aconteceu o ressuscitar de Jesus, o Cristo. João não começa assim, mas complementa a história e conta mais ou menos o mesmo. Depois, incrivelmente, Jesus não dá muita importância a quem aparecer primeiro, e só depois de aparecer a dois caminhantes da estrada de Emaús, se apresenta para dar um susto nos apóstolos.
João diz que na mesma tarde Jesus se apresentou aos apóstolos, mas Marcos, Mateus e Lucas afirmam que só mais tarde Jesus apareceu para os apóstolos, não nesse dia. Parece tudo muito confuso, e é mesmo, mas há explicações que só agora foram possíveis desvendar. E isso aconteceu na segunda ressuscitagem ou no segundo ressuscitamento[ii], quando Jesus passou lá pelo bar em 03 de março de 2014, durante o Carnaval no Rio de Janeiro... A história passou-se assim, segundo conta o Barman [iii].


Quando vi um camelo na Saara (contava o Barman) no Rio de Janeiro, pensei logo em propaganda dos comerciantes árabes ou judeus do centro da cidade, mas aquele árabe que saltou elegantemente e todo serelepe do camelo, era “diferente”. Para começar, usava uma estrela de David de lápis lazúli pendurada no peito, pendente de um cordão de couro trançado. Vestia uma túnica imaculadamente branca e usava uma kipá [iv] sobre os cabelos em tranças [v]. De sandálias de couro, o rosto de olhos azuis, era emoldurado por uma barba comprida. Amarrou o camelo num poste onde estava afixado o resultado do jogo do bicho da manhã, e entrou no bar. Dirigiu-se ao balcão e pediu em meio a olhares de admiração dos clientes:

- Um pedaço de pão e um copo de vinho.

Depois se dirigiu a uma mesa vazia a pedido do atendente do bar. Um cliente não se conteve, olhou para ele bem nos olhos e disse:
- Desculpe, mas você é muito parecido com Jesus!...
- Olhe em verdade em verdade vos digo não sei quem é esse tal de Jesus [vi], mas meu nome é Yeshua [vii], estou com uma fome danada e acabo de ressuscitar.
Primeiro fez-se um silêncio sepulcral no bar. Depois começou uma vozearia, os garçons começaram a serem chamados para servir bebidas, as cabeças voltavam-se para o tal de Jesus e para o camelo amarrado no poste lá fora na calçada.
O cliente que perguntara achou que Yeshua lhe tinha dado permissão para continuar a conversa e voltou a perguntar.
- Mas se é Yeshua onde estão as marcas dos cravos nas mãos, e os arranhões na cabeça da coroa de espinhos?
- Ah... Essas feridas já curaram logo na primeira vez que ressuscitei. Esta é a segunda. Eu disse para meu pai: Não adianta me mandar de novo para o planeta Terra porque vão me matar outra vez só para ver se sou deus ou não. Eles acham que se eu ressuscitar é porque sou deus, mas se eu continuar morto então sou uma fraude. Assim não há humanidade que eu possa convencer. Mas meu pai insistiu tanto que eu voltei.
Já não havia ninguém sentado nas mesas do bar. Todos os clientes estavam de copo na mão formando uma roda em volta da mesa de Yeshua que agora saboreava seu pão e seu vinho, um Cabernet Sauvignon chileno muito bom [viii].
- Mas agora ninguém mata ninguém por causa da religião. Só lá no Oriente Médio – disse o cliente – Aqui é a Saara, uma zona comercial do Rio de Janeiro, e estamos na América do Sul... Fica tranquilo, Yeshua.
- E vens me dizer – a mim – onde estou celerado? Respondeu Yeshua visivelmente contrariado, mas condescendente. Querias que me ressuscitassem onde? Na China, onde quase ninguém me conhece? Na Índia? No Oriente Médio, para que Israel e os árabes se matassem uns aos outros em meia dúzia de dias só porque eu voltei e aqui é o meu lugar? Eu sei onde estou.
Yeshua voltou-se então para a multidão que já se aglomerava na calçada tamponando a entrada do Bar, e disse:


- Sentai-vos!... Hoje não é dia de milagres porque ninguém aqui está casando, por isso não multiplicarei nem pão nem vinho nem peixes. Mas pago a conta e mostrarei como não um, mas uma cáfila [ix] inteira passa pelo buraco de uma agulha. E dito isto, retirou uma agulha grossa presa à sua imaculada roupa branca, e colocou-a na horizontal. Então chamou um por um para que vissem como uma cáfila que passava pela rua também passava pelo buraco da agulha, como na foto. E depois disse:
- Comei e bebei que este é o meu bar. Eu pago a conta. E como não deve haver tanto vinho nem tanto pão por aqui que dê para todos, uma mordida no pão e um gole para cada um que é para não faltar... Que assim se faça como quem come hóstia. Só engulam quando derreter na boca, que é para saciar a todos.

Uma senhora aproximou-se de Yeshua e disse em prantos:
- Senhor... Eu vejo!... Eu vejo!... (E ajoelhou-se aos pés de Yeshua, tentando beijá-los). Yeshua a afastou docemente dizendo-lhe.
- Não, mulher... Não... Meus pés estão sujos de tanta poeira desse Rio de Janeiro, de pisar tanto lixo... Peçam a César o que é vosso e não dai a César enquanto não vos devolver em serviços o que lhe dais. Mas vês o quê? Não vias antes?
- Não senhor... Não via. Tenho aqui até os documentos dos médicos cubanos que me examinaram. Eu estava irremediavelmente cega, mas ao ouvir-te passei a ver.
- Mulher, que tu és muito apressada nos milagres. Porque não esperas-te por mim, porque não me pediste o milagre para que eu te o fizesse?
- Senhor... Lá no meu bairro a gente já sabe que não precisa pedir. É só chegar ao templo, mostrar papéis e dar o testemunho, chorar bastante de alegria, que depois os homens do pastor acertam conosco fora das vistas alheias...
- Yeshua olhou a mulher e disse-lhe: Pois em verdade te digo, mulher de muita fé, que tens toda a fé nos vendilhões do templo, mas que quando realmente precisares rezarás a todos os deuses deste planeta e dos outros, e nenhum te ouvirá, porque se não morreres de uma coisa, morrerás de outra, que este é o destino de todos os mortais.   




A Rua da Alfândega e algumas outras das adjacências estavam sendo fechadas pela polícia, porque era tanta gente que o trânsito parara. Repórteres tentavam chegar ao Bar do Chopp Grátis. Helicópteros de reportagem pairavam com pás adejantes pelo céu. A cidade estava virada do avesso. As imagens do acontecimento estavam em todas as redes de emissoras de televisão do mundo inteiro. Só a Globo dera um leve “tararan-tararan” interrompendo a transmissão de uma novela por breves segundos, informando que no Jornal da Noite dariam mais detalhes.


- Pois bem (disse Yeshua indo já no terceiro copo de vinho e no terceiro de pão, agora acompanhado com rojões de peixe molhados em molho rosa) – Vim para vos dizer algumas coisas mais, e di-las-ei, mas não aqui e agora. Mas para que não digais vós que não vos dei notícia de fé, direi que há filhos neste mundo que não são de Noé, pois que enquanto Noé construía sua arca de muitos côvados, outros que ouviram dizer do dilúvio, construíam uma enorme bexiga redonda e transparente, feita com bexigas de gado vacum, que flutuou nas águas do dilúvio por quarenta dias e quarenta noites até que as águas se evaporaram para a Amazônia. Eles ficaram no fundo da bexiga, sempre estável por causa de seu peso concentrado no fundo, mesmo quando girava ao sabor do impacto das ondas. A bexiga girava, mas eles, lá no fundo, não. E foram muitos os que enganaram Noé. Esses ainda hoje enganam a humanidade, aproveitando-se dos crentes, da crença e da fé. Vigilai, pois, para que não fiqueis curtos no vestuário, na educação, na saúde, nos transportes, no pão e no vinho, para encherdes os alforjes dos que vos pedem em meu nome, porque sempre dei a césar o que é de césar e a Deus o que é de Deus... Moedas são dos césares, não dos templos, não minhas...  


E ao dizer isto, Yeshua desapareceu como que por encanto. O camelo foi seguido, mas quanto mais corriam, mais depressa o camelo andava desembestado pelas ruas do Rio de Janeiro em meio a lixo, assaltantes, traficantes, rapinantes, quadrilheiros, entorpecidos e entorpecentes, camisinhas de vénus, seringas, pastores milagreiros, políticos embonecados, carros alegóricos, fogos de artifício, balas de borracha, cacetadas e prisões que são autênticos palácios onde se preserva o crime da violência das ruas.


O camelo desapareceu misteriosamente, mas há quem diga que o viu cavalgando sobre as águas da Baía de Guanabara, desviando-se convenientemente das manchas de lixo espumoso...

Era carnaval nesse dia.

® Rui Rodrigues    









[i] Nota do Barman: (Aqui pelo bar do Chopp Grátis passa boi, passa boiada, é um grande movimento, e de vez em quando passam umas “avis raras” que nos contam umas historietas para distrair enquanto pegamos algumas, tomamos umas e largamos outras).
[ii] Não há dicionário que aceite estes dois termos, ressuscitagem e ressuscitamento e nos querem obrigar a usar um monte de palavras para transmitir a ideia fundamental: Ressuscitar... Nossa língua por vezes não ajuda: Atrapalha!
[iii] O barman naquele dia por acaso era eu. Quem sou eu? Eu sou o barman em certos dias. Noutros sou só eu.
[iv] Aquele gorro que os homens judeus usam para cobrir a cabeça e que chegou a ser usado por homens e mulheres. Ver em http://www.igrejadedeusemsaopaulo.org.br/averdadeiraorigemdokipa.htm
[v] Peot em hebraico.
[vi] Em hebraico, Jesus se escreve Yeshua.
[vii] Nome hebraico de Jesus como já devem ter percebido da nota anterior.
[viii] Se a Adega chilena me pagar adequadamente, informo qual a marca do vinho que Yeshua bebeu.
[ix]   Cáfila é um agrupamento de camelos. Vara é de porcos, bando e quadrilha são de políticos que roubam pondo-se de acordo entre si.